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Itália lança ação para promover sua gastronomia no exterior

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Imagem: Reprodução/Instagram

17/10/2019 15h24

A Italian Trade Agency (ITA), órgão oficial de promoção de empresas italianas no exterior, lançou nesta semana uma campanha para impulsionar a cultura e os negócios da enogastronomia do país europeu no Brasil.

A iniciativa se chama "Sabores da Itália" e, até o fim de novembro, realizará uma série de ações voltadas a diversos públicos para promover a excelência da culinária italiana.

A programação inclui o lançamento de um livro de receitas das 20 regiões da Itália, rodadas de negócios para o setor de alimentação, curso de gastronomia com um chef premiado, promoção de pacotes de turismo enogastronômico e degustações com venda a preços especiais de produtos "Made in Italy".

"Diante de um cenário tão positivo, a ITA realiza encontros e experiências para fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar o acesso do público a esses insumos aprimorados pela paixão e dedicação de quem os produz", diz Erica Di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency no Brasil.

Segundo a ITA, o Brasil importou 7,7 bilhões de euros em produtos alimentares de todos os tipos no ano passado, e a Itália corresponde a 2,7% desse total, o que a coloca como 10° principal parceiro comercial nesse segmento e terceiro entre os países europeus, depois de Portugal e Espanha.

Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos provenientes da Itália somaram 205 milhões de euros em 2018.

Quase metade desse volume se concentra em três segmentos: vinhos (41 milhões), massas (25 milhões) e azeites (21,5 milhões).

Para Di Giovancarlo, a expectativa é que o acordo entre Mercosul e União Europeia amplie as oportunidades para os produtos italianos no Brasil, tornando-os mais acessíveis a uma maior parcela da população.

Programação

A campanha foi lançada no Brasil em 15 de outubro, em um evento no restaurante Felice e Maria, em São Paulo, com a presença do premiado chef italiano Roberto Cerea, dono de três estrelas no Guia Michelin.

O mesmo evento marcou o lançamento do livro "Giro d'Italia", do jornalista e cronista gastronômico J. A. Dias Lopes. A obra faz alusão à célebre prova de ciclismo e apresenta curiosidades e receitas de cada uma das 20 regiões da Itália. O livro pode ser baixado gratuitamente no site, que ainda reúne todas as ações da campanha.

Cerea também dará nesta sexta (18) um curso de gastronomia no Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif Brasil), em São Paulo, com três módulos independentes de uma hora e preço de R$ 200 cada um - o curso completo, que vai das 10h às 14h, custa R$ 500.

O chef ensinará três receitas criadas em seu premiado restaurante, o Da Vittorio, como risoto amanteigado ao pesto, acompanhado por creme de tomate cru e burrata. Além disso, ao longo das próximas semanas, redes de supermercados promoverão degustação de produtos italianos para consumidores dos estados de São Paulo e Goiás e de Brasília.

A lista de varejistas participantes inclui Casa Santa Luzia, Mambo e Oba Hortifruti, que também comercializarão produtos a preços especiais, como itens de mercearia, vinhos, doces, biscoitos, massas, molhos, queijos, embutidos e grãos.

"Nosso intuito é promover as características e pontos fortes do Made in Italy. Em 2019, temos boas expectativas com o aumento de redes varejistas em nossas campanhas e também com a vinda de importantes empresas, incluindo algumas inéditas", finaliza Di Giovancarlo.

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