Topo

Chef Massimo Bottura inaugura escola para autistas na Itália

Massimo Bottura com alunos do Tortellante, escola que incentiva a autonomia de jovens autistas - Reprodução/Instagram
Massimo Bottura com alunos do Tortellante, escola que incentiva a autonomia de jovens autistas Imagem: Reprodução/Instagram

13/11/2018 12h05

No comando de um dos melhores restaurantes do mundo, o chef Massimo Bottura inaugurou no último domingo, em Modena, na Itália, a nova sede do "Tortellante", um laboratório didático de produção, onde jovens afetados por transtornos do espectro autista enfrentam a cozinha com ajuda das "sfogline", folhas muito finas de massa de farinha de trigo.

Com a técnica, essa escola de autonomia permite que os jovens tracem o seu futuro através da produção artesanal de uma das excelências da gastronomia local, a pasta fresca.

Idealizado pela associação "Aut Aut", que dá assistência às famílias de pessoas autistas, o Tortellante funciona também como instituição de promoção social e tem como objetivo aumentar a autonomia, ensinando uma profissão, e melhorar a socialização desses jovens. 

O prédio, localizado na via Borelli, hospeda no térreo o laboratório de pasta fresca e, no primeiro andar, a parte residencial, onde aqueles que frequentam a oficina (25 participantes entre 15 e 25 anos) podem também experimentar a vida doméstica e em grupo, fora de suas famílias de origem.

Na inauguração, além do chef, estiveram presentes também o presidente da região da Emília-Romanha, Stefano Bonaccini, e o prefeito da cidade, Gian Carlo Muzzarelli.

Bottura é dono do restaurante Osteria Francescana, eleito duas vezes -- inclusive em 2018 -- o melhor do mundo.