Topo

VivaBem


VivaBem

Adoce sem açúcar: conheça cinco alternativas tão gostosas quanto

Do UOL, em São Paulo

21/04/2016 07h00

Mel, sucralose, tâmaras, açúcar de coco... Substituições para não usar o açúcar branco no dia a dia não faltam. 

Para quem precisa deixar de usar o açúcar por motivos de saúde, a aposta mais segura é a sucralose, produto derivado da cana-de-açúcar. Já para quem só deseja fazer a substituição por questão de sabor, ou para não utilizar alimentos industrializados na cozinha, vale apostar em outros ingredientes - e, o melhor, sem alterar o gosto do prato final. Basta apenas saber como dosar e em quais pratos é possível fazer a troca sem problemas. 

Conheça algumas alternativas para o ingrediente e aprenda a fazer a conversão das doses equivalentes para acertar nas receitas.

  • Getty Images

    Mel

    Um dos primeiros adoçantes registrados na História, o mel é uma ótima opção para substituir o açúcar branco. O mais encontrado é o industrializado, que, na maioria das vezes, é uma mistura de variações do produto e, por isso, tem uma doçura menor. É possível encontrar mel puro em lojas especializadas - ele costuma ser mais doce por isso, a equivalência dele é 3/4 do açúcar pedido na receita, ou seja, para cada xícara de chá de açúcar, 3/4 de xícara de chá de mel. O mesmo vale para outras medidas, como colheres e copos. E não se assuste se o prato final ficar com uma cor diferente: o mel costuma deixar as sobremesas mais escuras.

  • Getty Images

    Sucralose

    "A alternativa do momento é a sucralose, um adoçante resistente a altas temperaturas e que não altera o sabor dos alimentos", explica Luciana Setaro, professora de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi. Para usá-lo em receitas, é preciso prestar atenção nas medidas: se elas estiverem em colheres ou xícaras, a proporção é a mesma; porém, se estiverem em gramas, é necessária uma conversão, já que o peso da sucralose e do açúcar não é o mesmo. Considere que 10 gramas de açúcar equivalem a um grama de sucralose. Ou seja, você deve dividir a quantidade de açúcar por 10. Exemplo: Se a receita pede 300 gramas de açúcar, você vai colocar 30 gramas de sucralose.

  • Getty Images

    Tâmaras

    Sim, tâmaras. A pasta de tâmaras é uma opção natural para adoçar bolos e outras sobremesas. Para fazê-la é simples: basta hidratar uma xícara do ingrediente em água por cerca de uma hora ou até ficarem macias. Em seguida, bata tudo no processador ou liquidificador e guarde em geladeira. Na hora da substituição, para cada colher de sopa de açúcar branco pedido na receita, use duas colheres de sopa da pasta.

  • Getty Images

    Melado

    Assim como o açúcar mascavo, o melado é um subproduto do processo de transformar o caldo de cana em açúcar branco. De aparência escura e viscosa, ele pode ser usado para adoçar líquidos e também em receitas, com a mesma equivalência do mel: utilize 3/4 da medida pedida na receita. E fique de olho: evite comprar o melado se ele tiver uma espuma na superfície - isso indica presença de impurezas e descuido na produção.

  • Getty Images

    Açúcar de coco

    O açúcar de coco é a bola da vez das dietas por ter mais nutrientes que o açúcar branco. Feito a partir do néctar da flor da palma de coco, ele adoça tanto quanto o açúcar normal e pode ser usado na mesma equivalência. "Algumas pessoas costumam não gostar dele por sentirem um sabor final de coco, mas é o que eu sempre digo: é tudo questão de educar o paladar", explica a nutricionista Tania Bottino.

Mais VivaBem