Um caça F-35C Lightning II, que faz parte de um dos esquadrões do porta-aviões USS George Washington, fez um pouso de emergência na Base Aérea Naval de São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro, em maio.
O sonho de fugir das filas dos aeroportos e voar em um avião próprio é realidade para poucas pessoas. Dependendo do gosto, e do orçamento, até é possível ter uma aeronave própria.
Na tarde de 2 de novembro de 1957, um avião da Real Aerovias sofreu um acidente e pousou no mar na praia da Baleia, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A perícia dos pilotos conseguiu evitar uma tragédia, e todas as 38 pessoas a bordo sobreviveram à queda.
No dia 1º de junho completam-se 15 anos da queda do voo 447, da Air France. Até hoje, familiares brigam na Justiça para que as empresas envolvidas sejam condenadas criminalmente pelo acidente.
Há cerca de 50 anos, acontecia a tragédia do voo RG820, que caiu pouco antes de conseguir pousar em Paris, deixando 123 mortos. Quase seis anos depois, outro voo, o RG967, desapareceu quando voava o oceano Pacífico.
Um vídeo de um avião decolando do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhou repercussão devido à maneira como o procedimento foi feito. Nele, um avião Embraer E195-E1 da Azul faz uma corrida mais longa do que o habitual, utilizando quase toda a pista antes de sair do chão.
Esse tipo de ocorrência não costuma ser tão crítica quanto outras emergências médicas, mas merece a total atenção dos tripulantes para evitar problemas.
Austrália e Estados Unidos divulgaram nas últimas semanas avanços em seus programas de veículos não tripulados submarinos para missões em alto mar. Comuns nos combates nos céus, os drones estão ganhando cada vez mais espaço debaixo da água, com vários países adotando esses sistemas.
Atrás apenas de Estados Unidos e China, o Brasil desponta como o terceiro maior mercado para os carros voadores. Por aqui, essas aeronaves devem começar a operar a partir do final de 2025, e os primeiros exemplares devem custar entre R$ 2 milhões e R$ 2,7 milhões.
Durante quase quatro décadas, o Boeing 747 foi o maior avião de passageiros do mundo. O Jumbo só perdeu seu reinado em 2005, quando o Airbus A380 decolou pela primeira vez. Ainda assim, o 747 mantém até hoje o recorde de maior número de passageiros transportados em um único voo.
Em setembro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo registrado com o avião 14-Bis em Paris, na França. Por aqui, entretanto, esse marco não foi conquistado pelo pai da aviação.
Quando os aviões são registrados no Brasil, eles recebem uma marca, também chamada de matrícula, que deve ficar à mostra do lado de fora da aeronave. É como se fosse a placa de um carro e é popularmente conhecida por prefixo.
Já se passaram mais de quatro décadas desde que o Rei do Rock morreu, mas, até hoje, a memória de Elvis Presley é preservada com dedicação. Duas relíquias que pertenceram ao músico, os aviões Lisa Marie e Hound Dog II podem ser visitadas pelo público.
Um voo da Singapore Airlines que saiu da Inglaterra rumo a Cingapura enfrentou uma forte turbulência e precisou fazer um pouso não programado na Tailândia nesta terça-feira (21). Um passageiro de 73 anos morreu e dezenas ficaram feridos.
Diversos líderes mundiais morreram em acidentes de avião. Assim como o presidente do Irã, Ebrahin Rasisi, presidentes ainda em exercício ou não perderam a vida em uma tragédia aeronáutica.
O helicóptero em que viajava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é um dos modelos mais populares do mundo. O Bell 212, da fabricante norte-americana Bell Textron, é a versão civil do UH-1N, helicóptero que ficou famoso pelo seu uso ostensivo na Guerra do Vietnã (1955-1975).
O avião se prepara na cabeceira da pista e arranca com tudo rumo ao céu. No entanto, demora um certo tempo para ele descolar do chão. Isso porque só depois de atingir uma certa velocidade é que o avião finalmente decola. Afinal, de quanto ele precisa?
A maior parte dos aviões comerciais que vemos nos aeroportos tem as asas formando o desenho de uma flecha com o corpo do avião, com as pontas viradas para trás. Alguns, entretanto, têm as asas viradas ao contrário, com a ponta para a frente.
Um Airbus A330 com 306 pessoas a bordo é o dono de um dos recordes mais impressionantes da aviação. O avião que fazia o voo Air Transat 236 detém o título do voo planado mais longo da história. Depois de ficar sem combustível enquanto sobrevoava o oceano Atlântico, o A330 voou com os dois motores...