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Volkswagen Nivus

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre o SUV compacto

22/08/2020 04h00

O Nivus é um dos lançamentos mais importantes de 2020. Apresentado pela VW em junho, o modelo inaugura uma nova categoria no mercado brasileiro, a dos SUVs cupês compactos.

Feito sobre a plataforma do Polo, o Nivus foi desenvolvido inteiramente no Brasil e será um produto global. Por aqui, ele é vendido em duas versões de acabamento (Comfortline e Highline).

Para evitar que a novidade roube mercado do T-Cross, a VW vende o Nivus apenas com a motorização 1.0 turbo de até 128 cv, associada ao câmbio automático de seis marchas. Assim, a empresa também garante um distanciamento do Polo.

Como UOL Carros avaliou

Ditar tendências não faz parte da filosofia da Volkswagen nos últimos anos. Tradicionalmente conhecida por largar atrás em vez de inaugurar segmentos, a empresa abriu uma bem-vinda exceção com o Nivus.

Pioneiro do segmento de SUVs cupês compactos, o carro promete agitar o já aquecido mercado de utilitários esportivos. Até porque concorrente direto ele não tem: o Nivus vai enfrentar modelos mais baratos na categoria de SUVs compactos, como Ford EcoSport e Honda WR-V.

Não há (quase) nada de Polo no seu estilo. O SUV mescla a tradicional identidade visual da VW com elementos disruptivos, como o desenho da parte inferior do para-choque dianteiro.

Há espaço para soluções simples e criativas, como o spoiler traseiro que "disfarça" a queda abrupta em direção à traseira, marca registrada (e controversa) dos SUVs cupês. No geral, é praticamente impossível notar que algumas partes da carroceria vieram justamente do Polo, como as portas dianteiras e o teto.

Foi uma decisão estratégica da VW a de oferecer o Nivus apenas com o motor 1.0 turbo. Assim, a empresa tenta evitar uma possível "canibalização" (termo utilizado quando um modelo rouba as vendas do outro) que prejudicaria o T-Cross.

Seu comportamento dinâmico lembra muito o do Polo, até porque o SUV cupê é 52 quilos mais pesado do que um Polo - e 53 quilos mais leve do que o T-Cross. A suspensão elevada em 2,7 centímetros e os pneus mais altos não interferem na estabilidade, que já é boa mesmo no T-Cross e elogiável no Polo.

O problema é que, mesmo sendo um legítimo representante do downsizing, o Nivus não é tão econômico quanto poderia ser. Números do Inmetro indicam médias de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

Quanto à segurança, o Nivus Highline manda muito bem ao trazer 6 airbags, piloto automático adaptativo (capaz de acelerar ou frear o veículo de acordo com a distância programada pelo motorista), controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampas.

Dimensões: comprimento, 4,26 m; largura, 1,75 m; altura, 1,49 m; entre-eixos, 2,56 m

Porta-malas: 415 litros

Tanque: 52 litros

Comfortline 200 TSI

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 128 cv / 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,7 km/l / 9,4 km/l (etanol) - 10,7 km/l /13,2 km/l (gas.)

Itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, piloto automático, ar-condicionado, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, chave presencial, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, assistente para partida em rampa, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras de ar-condicionado e entrada USB para passageiros do banco traseiro.

Opcionais:

VW Play (R$ 5.020): Carregador sem fio e central multimídia VW Play com tela de 10" e integração a Android Auto e Apple CarPlay, além de outros aplicativos

Highline 200 TSI

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 128 cv / 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,7 km/l / 9,4 km/l (etanol) - 10,7 km/l /13,2 km/l (gas.)

Itens de série: mesmos itens da versão Comfortline mais ar-condicionado digital, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem autônoma de emergência, espelho retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sensor de fadiga do motorista, rodas de liga leve de 17 polegadas, painel de instrumentos digital, faróis de neblina em LED com função "Cornering Light", bancos revestidos de couro, sensores de chuva e crepuscular, sensor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros, volante com paddle-shifts e tapetes de carpete.

Opcional Pacote bicolor (R$ 1.930): teto e espelhos pintados de pretos, logotipos escurecidos, e rodas de 17" com acabamento diamantado.

Valores de revisão:

Comfortline e Highline:

10 mil km: grátis

20 mil km: grátis

30 mil km: grátis

40 mil km: R$ 1214,19

50 mil km: R$ 632,78

60 mil km: R$ 713,18

Garantia:

3 anos