Topo

Agora a Nasa vem: FusGol é carro 2 em 1 que Volkswagen deveria ter lançado

Alessandro Reis

Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)

09/08/2022 04h00

O Fusca e o Gol estão entre os carros mais vendidos e queridos da história do Brasil. Fã da dupla produzida pela Volkswagen, um funileiro de 62 anos decidiu reunir os dois automóveis em um só, transformando seu Fusca 1982 com as próprias mãos em sua oficina, no Cambuci - bairro da região central da cidade de São Paulo.

Com 45 anos de experiência na profissão, Jair Ferreira Lopes concluiu o projeto do FusGol em 2009, dois anos após iniciar a empreitada. Foi necessário aproveitar as horas vagas e usar muito metal para combinar veículos com visual tão diferente. O resultado chama a atenção nas ruas e, de tão criativo, poderia ser estudado pelos cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

VW FusGol une os dois carros mais queridos do Brasil

"Comecei a transformação após comprar o carro com a traseira batida. Eu já havia transformado um Ford Corcel 1974 que tive e surgiu a ideia de fazer o mesmo com o Fusca", conta Lopes para a reportagem de UOL Carros.

Segundo o funileiro, tudo começou pela dianteira, que ele decidiu modificar com faróis e grade do Gol G3. Para encaixá-la na carroceria arredondada do Fusca, foi necessário fazer uma série de adaptações, que incluíram encurtar o capô e mexer também nos para-lamas.

Cadê as maçanetas? Abertura e fechamento das portas do FusGol acontecem por meio de controle remoto Imagem: Alessandro Reis/UOL

Os faróis auxiliares instalados no para-choque vieram de um Chevrolet Corsa.

"O processo foi um tal de erro e acerto, o que eu gastei de chapa foi uma ignorância. Quando não ficava bom, eu jogava fora e começava tudo de novo. Apenas o estribo e o aerofólio acima do vidro traseiro são de fibra de vidro. O resto é tudo chapa remodelada no martelo", explica o artesão.

Jair destaca que as peças de funilaria que resultaram na criação do FusGol não vêm de outro carro e foram modeladas exclusivamente para ele - inclusive os para-choques envolventes, que também são de metal.

De acordo com Lopes, a traseira, que exibe uma espécie de asa que atravessa a tampa do motor e se prolonga nos para-lamas, foi a parte mais difícil do projeto. As lanternas redondas, explica, vêm de um caminhão.

Segundo o criador e proprietário do VW FusGol, a traseira foi a parte do carro que mais deu trabalho Imagem: Alessandro Reis/UOL

"Por incrível que pareça, a traseira deu mais trabalho justamente pela dificuldade de deixar tudo bem alinhado. Sou muito detalhista e muita gente me pergunta se o carro é original", comenta, orgulhoso.

Os mais atentos vão notar que as portas laterais não têm maçaneta: no FusGol, elas são travadas e destravadas eletricamente, por meio de um controle remoto.

Outro diferencial do modelo são as rodas de liga leve com detalhes amarelos, reproduzindo o tom chamativo da pintura da carroceria: elas são provenientes de um Gol GTI, diz o profissional.

Por dentro, o carro tem bancos de Fiat Stilo, enquanto volante e manopla de câmbio são esportivos.

Interior do FusGol tem bancos de Fiat Stilo, bem como volante e manopla de câmbio esportivos Imagem: Alessandro Reis/UOL

Jair Ferreira Lopes informa que não houve modificações na parte estrutural, enquanto o motor refrigerado a ar também é original - as únicas modificações são o carburador de corpo simples, mais compacto, e o novo alternador. Lopes também colocou freios a disco no eixo da frente.

"Sempre aparece gente criticando, mas quero ver fazer melhor. Tem outros Fuscas modificados por aí, mas o visual não tem nada a ver", finaliza o proprietário do FusGol, que ele quer vender "com dor no coração" por cerca de R$ 40 mil para pagar uma dívida.

Pessoal da Nasa, fique atento: Lopes já trabalha em sua próxima criação, um Chevrolet Chevette com faróis da Ford Ranger.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agora a Nasa vem: FusGol é carro 2 em 1 que Volkswagen deveria ter lançado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Vídeos de UOL Carros