Topo

Novo Hyundai HB20 2023: veja o que muda no campeão de vendas

05/07/2022 21h15

A Hyundai acaba de apresentar a linha 2023 do Hyundai HB20, o carro de passeio mais vendido do Brasil. As vendas do lançamento começam em agosto.

A maior novidade está no visual externo: o carro ganhou dianteira redesenhada, com grade bipartida por uma barra na mesma cor na carroceria e faróis mais estreitos e retos. Os piscas foram deslocados para uma peça separada, logo abaixo dos faróis, no para-choque frontal.

A frente ficou mais convencional na comparação com a atual, que estreou em 2019 e tem gerado polêmica: tem gente comparando com a boca de um bagre.

A traseira também mudou, exibindo novas lanternas, interligadas por uma barra que atravessa a carroceria de ponta a ponta.

Quanto à mecânica, nada muda: o HB20 continua disponível com motor 1.0 flex aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre acompanhado de transmissão manual de cinco marchas.

Também permanece o propulsor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, gerenciado por câmbio manual ou automático de seis velocidades.

Por dentro, todas as versões agora vêm de fábrica com seis airbags, contra quatro disponibilizados atualmente.

Todas as configurações também trazem de série sinalização de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa e controlador de velocidade de cruzeiro, mais limitador de velocidade.

Além disso, o hatch compacto ganhou mais equipamentos nas versões mais completas, o que inclui painel de instrumentos totalmente digital.

O HB20 Platinum Plus, topo de linha, reúne a maioria das novidades tecnológicas: agora traz assistente de permanência na faixa, que esterça o volante para manter o carro centralizado; assistente de tráfego cruzado traseiro, que pode frear o carro para evitar colisões; frenagem automática, que agora detecta ciclistas; alertas de ponto cego, que podem inclusive frear o veículo em emergências; e alerta de saída segura, que avisa se existe um veículo se aproximando antes de abrir a porta.

Contudo, não é dessa vez que o HB20 traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

O HB20 mais completo também ganhou ar-condicionado automático e acionamento do motor a distância, por meio de um botão na chave presencial - recurso que também vem de série na configuração Platinum, a segunda mais equipada.

A atualização do sedã HB20S acontece ainda neste ano, informa a Hyundai.