Topo

Agora a Nasa vem: brasileiro inventa Mercedes Veloster com frente de Civic

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2022 04h00

Fora de linha no Brasil desde 2014, o Hyundai Veloster até hoje chama a atenção com seu visual de cupê e configuração assimétrica de portas - são duas no lado direito e apenas uma no esquerdo. O estilo arrojado continua atual, mesmo após o lançamento da segunda geração - à venda em diversos mercados, mas nunca lançada aqui.

Mesmo sem receber atualizações para o mercado brasileiro, o Veloster ganhou em nosso País uma configuração inédita, que certamente não foi criada pela marca sul-coreana e, ao que tudo indica, tem apenas um exemplar. Na verdade, trata-se de uma adaptação artesanal que surgiu em um vídeo que tem circulado na internet.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A gravação, que tem apenas alguns segundos, começa exibindo a dianteira de um Honda Civic de décima geração. Em seguida, a câmera mostra que essa frente foi soldada na carroceria de um Veloster. Mas a invenção não para aí: o capô é aberto e aparece o motor de um Mercedes-Benz.

Dizem que o brasileiro é tão criativo e capaz de improvisações que deveria ser estudado por cientistas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

De fato, as redes sociais estão repletas de exemplos dessa criatividade, envolvendo transformações de veículos. caseiras e bastante curiosas Mas a combinação de três modelos diferentes não é algo que se veja todo dia.

No vídeo, cuja data e local são desconhecidos, ouve-se uma voz "explicando" o projeto.

"A frente é de Civic e o chassi é de Mercedes mesmo. Aí a gente cortou e colocou um Veloster na traseira. Ficou bala, hein?"

Em seguida, surge o motor Mercedes-Benz, que, de acordo com a narração, é uma unidade V8. Nada mau para quem reclama da alegada pouca potência do Veloster original.

O registro, que virou meme, não especifica qual veículo da marca alemã foi usado na transformação - as rodas também são de um modelo Mercedes-Benz.

Essas informações parecem ser irrelevantes para quem não economizou bom humor nos comentários. Muitos disseram que a criação teria sido assinada por Chico Fuse - uma versão local e imaginária do customizador norte-americano Chip Foose, do programa "Overhaulin: Os Supercarros" - exibido no canal Discovery.

"Suco de tamarindo, sabor limão que tem gosto de uva", disse um internauta, fazendo referência a uma famosa piada do seriado "Chaves"

"O novo Hyundai napolitano", brincou outro, citando o famoso sorvete de três sabores.

"Pior que pintado vai ficar lindo", elogiou uma terceira pessoa.

"Gostaria de saber em que parte do Brasil um carro deste pode rodar", comentou outro internauta.

Em tese, o projeto poderia ser regularizado para rodar em vias públicas, após ser aprovado em uma vistoria para mudar a respectiva documentação.

E você, o que achou desse carro "3 em 1"?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.