Topo

Novo sistema cancela 90% dos ruídos externos na cabine dos carros; conheça

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/11/2020 10h33

A empresa de tecnologia israelense Silentium desenvolveu um sistema de cancelamento de ruído para cabines de carros. Chamada de Active Acoustics, a novidade é desenvolvida pela empresa há anos visando ser vendida diretamente para montadoras.

O cancelamento ativo do ruído das vias remove 90% do barulho indesejado em várias frequências - de 20 Hz a 1 kHz. O resultado é uma viagem consideravelmente mais silenciosa, o que por sua vez ajuda a prevenir o cansaço do motorista.

A tecnologia consiste em seis acelerômetros estrategicamente posicionados no chassi para monitorar ruídos indesejados da estrada. Eles enviam sinais para uma unidade de controle alimentada pelo software Silentium. O programa reproduz um sinal antiruído através do sistema de alto-falantes do carro.

No fim, as ondas de pressão (ruído indesejado e antiruído) atingirão os tímpanos dos ocupantes exatamente ao mesmo tempo e se cancelarão.

A primeira empresa a integrar a novidade em seus veículos é a Jaguar Land Rover, que terá o sistema no Jaguar F-Pace e no Range Rover Velar.

"A Active Acoustics mudará a maneira como os fabricantes de automóveis reduzem, cancelam e aprimoram o som dentro de seus veículos, e como os clientes percebem e interagem com esses sons", disse o executivo da Silentium, Anthony Manias.

"A Silentium provou que pode fazer o cancelamento de ruído em banda larga funcionar. Agora a responsabilidade é das montadoras de adotar a tecnologia e garantir que seus clientes possam desfrutar dos benefícios."