Topo

No banco do passageiro, dono filma Tesla dirigindo sozinho em estrada

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

01/10/2020 11h34

O carro 100% autônomo pode não estar tão longe em termos de tempo, mas ainda não existe. Porém, enquanto isso os motoristas de modelos da Tesla com Autopilot continuam a confiar no sistema mais do que deveriam - algo que já resultou acidentes fatais.

O mais novo membro da lista de motoristas imprudentes da marca norte-americana é um motorista de um Model X que foi para o banco do passageiro com o Autopilot ligado. Ele filmou um trecho de sua viagem e compartilhou em redes sociais.

De acordo com a Tesla, "o piloto automático e a capacidade total de direção autônoma devem ser usados com um motorista totalmente atento, com as mãos no volante e preparado para assumir o controle a qualquer momento".

A empresa segue: "embora esses recursos sejam projetados para se tornarem mais capazes ao longo do tempo, os recursos habilitados atualmente não tornam o veículo autônomo".

O sistema autônomo da Tesla é classificado como nível 2, no qual o carro controla a sua velocidade, sua direção e posição na via ao mesmo tempo. Entretanto, tudo isso é feito de maneira limitada e o Autopilot pode ser usado em apenas algumas situações e condições, como em autoestradas.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.