Topo

Carro voador japonês levanta voo com pessoa a bordo; assista

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

31/08/2020 10h08

A empresa japonesa SkyDrive Inc realizou um voo teste bem-sucedido com seu projeto de carro voador. No ato, uma pessoa estava a bordo do veículo. O exercício foi feito no campo de testes da Toyota.

Nas imagens é possível ver o veículo levantando verticalmente de um a dois metros do chão. Ele ficou no ar por cerca de quatro minutos.

Tomohiro Fukuzawa, que lidera a SkyDrive, disse que espera que o carro voador possa ser transformado em um produto de mercado até 2023, mas reconhece que torná-lo seguro é a prioridade por enquanto.

"Dos mais de 100 projetos de carros voadores do mundo, apenas alguns tiveram sucesso com uma pessoa a bordo", disse ele à Associated Press. "Espero que muitas pessoas queiram pilotar este aqui e se sintam seguras."

Por enquanto, o veículo voa de cinco a dez minutos apenas. Fukuzawa acredita que se esse número chegar a 30 minutos o produto ganha apelo para vendas. Entretanto, tamanhos de baterias, controle de tráfego aéreo e infraestrutura estão entre os possíveis problemas para o modelo.

O projeto SkyDrive começou como voluntário em 2012. Seu nome era Cartivator, e contava com financiamento de grandes empresas japonesas - incluindo a Toyota, a empresa de eletrônicos Panasonic e a desenvolvedora de games Bandai Namco.