Topo

Lamborghini anuncia hipercarro com motor V12 mais potente de sua história

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/06/2020 16h47

A Lamborghini confirmou que finalizou o desenvolvimento de seu mais novo hipercarro. Chamado de SCV12, o modelo foi desenvolvido apenas para andar nas pistas e deve ser lançado nos próximos meses, durante o verão europeu.

O carro possui o motor V12 aspirado mais potente da história da marca italiana, chegando aos 841 cv. Sua performance é melhorada por sua eficiência aerodinâmica, que direciona a pressão do ar para o coletor de admissão do motor, e pelo downforce - maior que o de um carro de GT3. O câmbio é sequencial de seis marchas.

"O SCV12 se beneficia da experiência em automobilismo GT da Lamborghini Squadra Corse", diz o comunicado oficial.

"O capô dianteiro do SCV12 possui entrada de ar dupla e uma entrada de ar central, que leva o fluxo para uma outra entrada de ar localizada no teto. Isso direciona a pressão de ar criada pelo movimento do carro para aumentar a pressão no coletor de admissão do motor, criando assim maior fluxo de ar no motor e, assim, fazendo a potência aumentar."

O modelo ainda possui "aletas verticais nas soleiras laterais, enquanto na traseira há uma asa de fibra de carbono personalizada".

Além disso, um chassi de fibra de carbono foi feito para uma melhor relação peso/potência, ao mesmo tempo que rende também uma melhor dirigibilidade.

O SCV12 será edição limitada. Seus compradores ainda terão direito de participar de programas avançados de direção em circuitos conhecidos do mundo, com a assistência técnica dos engenheiros da Squadra Corse e o auxílio de Emanuele Pirro, ex-piloto de Fórmula 1 e cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans. O italiano hoje é consultor de projetos especiais da Lamborghini Squadra Corse.