Topo

VW tira do ar anúncio do novo Golf após acusações de racismo na Alemanha

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/05/2020 11h48

A Volkswagen retirou do ar um anúncio do Golf de oitava geração publicado nos respectivos canais do Instagram e do Facebook, após receber acusações de racismo na Alemanha.

A polêmica peça publicitária mostra um homem negro observando o Golf 8 estacionado na rua. Em seguida, ele é afastado do carro pela mão de uma mulher branca e empurrado para o interior de um café.

O estabelecimento comercial exibe a placa "Petit Colón", uma alusão ao Teatro Colón, de Buenos Aires. O vídeo foi gravado na capital da Argentina.

Internautas comentaram no Twitter que a expressão "Petit Colón", traduzida do francês para o inglês, pode ser interpretada como "pequeno colonizador". Não é novidade que países africanos, com população majoritariamente negra, foram colonizados por nações europeias - que, inclusive, escravizaram seus habitantes.

Segundo a "BBC", outros comentários nas redes sociais apontaram que a palavra alemã "neue" utilizada no slogan "Der Neue Golf" (O Novo Golf) lembra a expressão "neger", que pode ser muito pejorativa em relação a pessoas negras no país europeu.

A VW defendeu o comercial inicialmente, mas voltou atrás. "Entendemos completamente o nojo e a raiva em resposta ao vídeo. É bastante claro que este vídeo está errado e desagradável. Pedimos desculpas sinceramente", afirmou a empresa, por meio de um comunicado para a imprensa.

A fabricante ainda disse que não tolera "qualquer forma de racismo, xenofobia ou discriminação". Entretanto, anteriormente disse que estavam "surpresos e chocados por nosso story no Instagram ter sido tão incompreendido". A montadora prometeu abrir uma investigação quanto ao processo de aprovação do anúncio.

O vídeo em questão faz parte de uma série de postagens que supostamente mostra o caso de amor entre um homem negro e uma mulher branca.

Em outro anúncio publicado anteriormente, a mulher põe um envelope no para-brisa do carro. Ao ver o papel, o homem pensa se tratar de uma multa de trânsito. Porém, ao abrir o envelope, descobre que é uma carta de amor.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.