Topo

Coronavírus: Tesla exibe ventilador pulmonar com peças usadas em carros

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

07/04/2020 10h10

Por meio de um vídeo divulgado no último domingo, a Tesla mostrou pela primeira vez seu protótipo de ventilador pulmonar para ajudar no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Peças do Model 3 da fabricante estão sendo utilizadas na produção dos equipamentos, o que permite que a montadora reimplemente seu estoque existente e produza os dispositivos rapidamente. A vantagem é não competir por componentes com a indústria da saúde.

Estes respiradores são utilizados por pacientes em estado grave, no qual os pulmões necessitam de auxílio para manter o indivíduo respirando.

No vídeo (em inglês) é mostrado um diagrama com todas as peças contidas no ventilador (aos 0:20). As peças em laranja são utilizadas em carros, e que agora estão alocadas no equipamento hospitalar.

Compondo o respirador, temos o computador da central de entretenimento do Model 3, além de sua tela sensível ao toque, sua câmara de mistura responsável por juntar ar e oxigênio - parte da suspensão - e diversos outros componentes menores.

O vídeo é divulgado duas semanas após o CEO da empresa, Elon Musk, confirmar a reabertura da fábrica de Nova York da montadora para a produção de respiradores.

Outras montadoras agindo neste momento nos EUA são a Ford, que prometeu 50 mil ventiladores oriundos de sua fábrica de Michigan em cooperação com a General Electric em 100 dias, e a General Motors, que planeja produzir 12 mil ventiladores por mês com a Ventec Life Systems.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.