PUBLICIDADE
Topo

Autônomo e elétrico: Renault lança SUV conceito futurista Morphoz

Do UOL

Em São Paulo (SP)

02/03/2020 19h37

Após o cancelamento do Salão de Genebra, que se iniciaria nesta semana, a Renault revelou pela internet seu mais novo carro-conceito. Chamado de Morphoz, o veículo "combina os atributos de um sedã, um SUV e um cupê em um design exclusivo, otimizado para eficiência e facilidade".

No entanto, o mais interessante deste veículo não pode ser visto de fora. Ele possui nível 3 de autonomia (direção autônoma limitada), o que significa que o carro é capaz de operar sozinho aceleração, frenagem e movimentação do volante, além de seguir rotas pré-determinadas sem auxílio do motorista. No entanto, ainda cabe ao motorista assumir o controle do carro mediante a alertas de condições adversas.

O modelo também apresenta motorização 100% elétrica e é feito na plataforma CMF-EV, da nova família de veículos elétricos Renault. A arquitetura do carro permite que suas baterias fiquem embaixo do piso na parte traseira do veículo, o que contribui para abaixar seu centro de gravidade.

Com isso, o capô fica reduzido, possibilitando uma cabine mais longa e mais espaço para os pés dos ocupantes. Sem um túnel de transmissão, mais espaço ainda é oferecido para as pernas nos bancos traseiros, dando ao veículo um ar de sala de estar.

O Morphoz também tem dois modos de utilização, Cidade e Viagem. No Cidade, ele tem 4,40 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,73 metros, com uma bateria de 40 kWh, oferecendo um alcance de até 400 km - suficiente para o uso urbano diário. Já no modo Viagem, ele fica com 4,80 metros de comprimento e distância entre eixos de 2,93 metros.

Este espaço extra permite acomodar capacidade adicional da bateria e oferecer um interior mais espaçoso. Nesse modo, o veículo pode ser equipado com uma bateria de 90 kWh que oferece 700 km.

Por dentro, o carro tem um volante de design futurista com uma tela de 10.2 polegadas no centro, que dá ao motorista diversas informações do veículo em tempo real. O painel é configurável e a disposição dos assentos pode ser mudada (exceto o do motorista). O carro ainda possui tecnologia 5G acoplada.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

lançamentos e mercado