Divulgação/Arte UOL Carros Saab e Opel, marcas europeias da ex-maior montadora do mundo |
As marcas europeias da General Motors estão perto do colapso. A alemã Opel precisa de substancialmente mais recursos, e a Saab solicitou concordata e tem sido citada como pedindo US$ 590 milhões do governo da Suécia para se reestruturar.
Apresentando pedido de proteção contra credores nesta sexta-feira (20), a Saab informou que vai apresentar uma proposta de reorganização dentro de três semanas, enquanto documentos judiciais indicam que a empresa estimou prejuízos em 2008 e 2009 em cerca de 3 bilhões de coroas suecas (US$ 340,1 milhões).
"A Saab vai formular sua proposta de reorganização, que incluirá a concentração de atividades de design, engenharia e manufatura na Suécia", informou a montadora em comunicado, acrescentando que a reformulação deve levar três meses e exigir financiamento externo.
Primeira montadora europeia a buscar auxílio estatal desde o início da crise, a Opel precisa agora de um total de 3,3 bilhões de euros (US$ 4,15 bilhões) em liquidez para sobreviver, afirmou uma fonte da companhia. A empresa já se voltou a Berlim com um pedido maior de recursos, depois de ter requisitado inicialmente 1,8 bilhão de euros em garantias de empréstimos.
Uma rápida deterioração dos mercados europeus de veículos fez a Opel estimar que precisa de garantias de empréstimos de 2,5 bilhões de euros, informou a fonte. Uma fonte no governo alemão informou que a Opel explicou que a situação pode se tornar dramática até março, devido à ameaça de insolvência.
Respondendo a um artigo da revista "Spiegel", a GM informou que a Opel, sua segunda maior marca depois da norte-americana Chevrolet, caiu vítima do colapso das condições do mercado, que não podia ter sido previsto em novembro passado -- como um forte enfraquecimento da libra e do rublo e mergulho das vendas na Espanha.
Enquanto isso, o diário financeiro sueco "Dagens Industri" publicou que a GM pode injetar 3,5 bilhões de coroas suecas (US$ 397 milhões) na Saab, em troca de o governo sueco garantir um empréstimo de 5,2 bilhões de coroas à montadora. A Saab não divulga lucro desde 2001, o que fez o chefão de produtos da GM, Bob Lutz, dizer que a empresa está em "respirando por aparelhos".