UOL Carros

22/04/2009 - 22h07

GM fechará unidades na América do Norte por nove semanas, diz jornal

Em Washington
A General Motors (GM) anunciará na sexta-feira que fechará as unidades de produção na América do Norte por até nove semanas durante o verão (hemisfério norte), informou a imprensa local. O jornal "The Detroit News" ressaltou que a medida permitirá que a GM deixe de produzir 170 mil veículos.

O fechamento, sem precedentes na história da gigante industrial americana, é outro dramático exemplo da desesperadora situação na qual se encontra a segunda maior fabricante de automóveis do mundo.

O jornal "Free Press" de Detroit afirmou em seu site que as datas concretas do fechamento ainda não são conhecidas, mas que ocorrerá por volta do período de duas semanas em julho quando normalmente a produção se interrompe para preparar a montagem de novos modelos.

A empresa tem até 1º de junho para re-estruturar sua dívida, responsabilidades financeiras e operações ou terá que se declarar em moratória.

O governo de Barack Obama emprestou à empresa um total de US$ 13,4 bilhões para poder seguir operando e se espera que receberá outros US$ 5 bilhões nos próximos dias para mantê-la viva até 1º de junho.

O vice-presidente da GM na América do Norte, Mark LaNeve, se negou a confirmar a notícia sobre o fechamento das unidades, e se limitou a assinalar que a empresa tem reduzido a produção desde outubro de 2008.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES