UOL Carros

23/07/2009 - 08h09

Porsche quer participação da Qatar para criar grupo com VW

Em Frankfurt
O fabricante alemão de automóveis esportivos Porsche criou nesta quinta-feira condições para a entrada em seu capital da Qatar Holding LLC, para a criação posterior de um grupo integrado com seu compatriota Volkswagen.

"O conselho de vigilância da Porsche, em uma reunião extraordinária, deu de forma unânime poder à direção para concluir as discussões com a Qatar Holding LLC sobre um aumento de capital na Porsche", segundo um breve comunicado difundido a madrugada de quarta para quinta-feira.

Pouco antes, Porsche havia dado luz verde a seu conselho de vigilância para um aumento de capital de ao menos 5 bilhões de euros, embora sem precisar que participaria.

A decisão foi adotada durante um conselho de vigilância extraordinário celebrado perto de Stuttgart (sudoeste).

A reunião do órgão de controle começou na noite de quarta-feira perto de Stuttgart (sudoeste), indicou um porta-voz da Porsche.

"Estes dois anúncios permitem sentar as bases para a criação de um grupo integrado pela Porsche SE e Volkswagen AG", segundo o comunicado.

Eles correspondem também aos planos preparados pelo presidente da Porsche, Wendelin Wiedeking, que quer assim apagar ao menos em parte as pesadas dívidas do grupo, de cerca de 10 bilhões de euros.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES