UOL Carros

28/01/2010 - 15h40

Suzuki Hayabusa completa dez anos de sucesso e alta velocidade

Da Infomoto
Há dez anos, chegava às ruas e estradas de todo mundo a Suzuki GSX 1300 R Hayabusa. Com nome inspirado em um falcão-peregrino japonês que podia atingir velocidades acima de 300 km/h, a esportiva logo justificou a inspiração. Em testes conquistou o título de moto de série mais veloz do mundo, chegando a estonteantes 311 km/h!

Com essa marca, a Hayabusa deixou para trás as concorrentes e iniciou sua história, que completa agora uma década. Para sua legião de fãs, o desempenho da GSX 1300 R é sua principal qualidade. Com 178 cv de potência máxima a 9.800 rpm, a "Busa", como foi carinhosamente apelidada pelos proprietários, foi uma das mais potentes motocicletas em produção na época.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Suzuki GSX 1300R Hayabusa detém título de mais rápida moto de série do mundo

Uma das provas do sucesso da esportiva japonesa foram as poucas modificações feitas pela Suzuki desde o lançamento. Entre 1999 e 2007, a Hayabusa manteve o design original, ganhando apenas novas cores e algumas modificações internas. Como a polêmica, e até hoje incerta, adoção de um limitador eletrônico de velocidade. No início dos anos 2000, dizem que os fabricantes japoneses e europeus, que disputavam o título de moto mais rápida do mundo, resolveram impor a barreira dos 300 km/h a todos os modelos. Tanto que a Kawasaki Ninja ZX-12R, lançada em 2000, não superou esse limite, assim como as versões mais recentes da Hayabusa.

Polêmicas e boatos à parte, a velocidade final de 300 km/h, além de ser bastante elevada, já era um atributo e tanto para transformar essa esportiva japonesa em uma lenda sobre duas rodas.

DESEMPENHO E CONFORTO
Além da velocidade máxima, a Hayabusa tem em suas dimensões "exageradas" outra de suas qualidades, pois alinha o desempenho de uma superesportiva ao conforto das touring. Com mais de 2,0 m de comprimento (2.180 mm) e quase 1,5 metro de distância entre-eixos, tem mais espaço e conforto para o piloto.

Equipada com um motor de quatro cilindros em linha, refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e 1.299 cm³ de capacidade, a Hayabusa aposta em uma arquitetura consagrada no segmento de superesportivas. Além dos 178 cv de potência, outra grande qualidade do propulsor dessa Suzuki está no torque de quase 14 kgfm desde as baixas rotações. Em comparação com as concorrentes, a Hayabusa oferece força em baixos regimes e permite uma pilotagem com mais conforto. Por isso, muitos a consideram uma excelente moto também para viajar, com desempenho pra lá de emocionante sem comprometer a maneabilidade.

HAYABUSA MAIOR E MELHOR
Após oito anos sem mudanças, a Suzuki apresentou uma nova versão da sua "ultimate sport", como a fábrica de Hamamatsu gosta de classificar a Hayabusa, em 2007. Como principal novidade, o motor maior -- com 1340 cm³ -- e ainda mais potente: 197 cv a 9.500 rpm. Além da maior capacidade, a segunda geração da Hayabusa traz um seletor do modo de pilotagem, o tal S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector), que permite ao motociclista escolher entre três modos de entrega de potência e torque pelo motor.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Renovação deixou a Hayabusa mais potente e segura; no Brasil, modelo custa por R$ 61.200

No design, apenas uma atualização, com linhas ainda mais harmoniosas e maior proteção aerodinâmica (a bolha ficou 15mm mais alta). Sem falar em diversas melhorias mecânicas, como freios mais eficazes e uma suspensão dianteira mais firme e segura. Tudo para que, após uma década, esse falcão alce voos ainda mais altos, mantendo-se no topo das motos mais desejadas e lendárias do planeta.

Após uma década, a Suzuki GSX 1300R Hayabusa ainda traz consigo o título de moto mais rápida do planeta. No Brasil, é vendida em quatro opções de cores -- laranja, azul, branca e preta -- por R$ 61.200. (por Arthur Caldeira)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES