UOL Carros

27/01/2010 - 19h36

Toyota do Brasil afirma que seus carros não são atingidos por recall

Da Redação
Atualizada em 28/1 às 14h50

A Toyota do Brasil afirmou, em nota oficial divulgada no final da tarde de quarta-feira (27), que os carros da marca vendidos no país não são atingidos pelo recall de oito modelos anunciado esta semana pela montadora nos Estados Unidos, o qual abrange cerca de 2,3 milhões de unidades.

  • Divulgação

    O sedã Camry, um dos oito modelos vendidos nos EUA cuja fabricação foi paralisada

A nota não comenta a paralisação de cinco fábricas da Toyota nos EUA, atingindo as linhas de produção dos oito modelos. A drástica medida foi tomada pela filial norte-americana da montadora japonesa em função de um possível defeito no pedal do acelerador -- motivo do gigantesco recall, o segundo desse porte em poucos meses envolvendo carros da marca.

A Toyota diz o seguinte ao público brasileiro:

A propósito do recall anunciado ontem (26/1) pela Toyota Motor Sales, dos Estados Unidos, a Toyota do Brasil informa que a campanha não atinge o mercado brasileiro, restringindo-se apenas aos veículos fabricados na América do Norte. Os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (SP). Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil.

Nos EUA, a indústria automotiva entrou em choque com a suspensão das vendas da Toyota -- os oito modelos cuja produção foi suspensa no mercado americano representaram, em 2009, 53% das vendas totais da Toyota naquele país, somando cerca de 792 mil unidades de um total de 1.496.000 carros emplacados. De acordo com o boletim Automotive News, o fornecedor do pedal com o potencial defeito é uma companhia canadense, a CTS, já identificada pela Toyota.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES

    Atualizada em 28/1 às 14h50 %>