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23/07/2008 - 16h25

Toyota supera GM em vendas globais no primeiro semestre de 2008

Da Redação, com agências internacionais
A montadora japonesa Toyota anunciou ter vendido 4,8 milhões de veículos em todo mundo, no primeiro semestre de 2008 -- sendo 2,40 milhões no segundo trimestre (de abril a junho), contra 2,36 milhões no mesmo período em 2007. A alta de 2% nas vendas coloca a Toyota pela primeira vez e de maneira clara à frente da General Motors (GM) no mercado global de automóveis, segundo informações da imprensa internacional. No semestre, a fabricante americana comercializou 4,54 milhões de automóveis -- 2,28 milhões no segundo trimestre -- e viu seu mercado encolher 3% em todo mundo (15,3% só nos Estados Unidos).

Foto: Divulgação

A Toyota vendeu 4,8 milhões de carros de janeiro a junho, deixando a GM (4,54 milhões) para trás
Em números absolutos, a Toyota vendeu cerca de 260 mil carros a mais que a concorrente no primeiro semestre (a vantagem era de 160 mil entre janeiro e março). Em 2007, a disputa foi acirrada e a GM venceu por apenas 3.100 veículos.

EMERGENTES AJUDAM GM
A GM se salvou de um desempenho pior no primeiro semestre de 2008 por ter podido contar com duas de suas marcas, Cadillac e Chevrolet, cujas vendas cresceram 14% e 19% respectivamente nos mercados emergentes. Apesar do peso dos Estados Unidos na conta, a montadora registrou um aumento de 10% nas vendas mundiais (cerca de 116 mil carros), em relação a 2007.

Este mercado emergente, aliás, também ajudou nos números da Toyota, uma vez que as vendas da japonesa nos EUA despencaram 7% no semestre, por conta da virada de costas do consumidor para os grandes utilitários e picapes.

Segundo previsões da General Motors, será graças a Brasil, Rússia, Índia e China (o famoso BRIC) que a venda somada de todas as montadoras deve ficar na casa dos 72 milhões de veículos em 2008, alta de 2,5% sobre 2007.

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