10/05/2008 - 15h31
Em nome da tradição, Jeep traz versão maior do Wrangler
Da Auto Press
De uns tempos para cá, o conceito de veículo off-road ficou muito vago e diversificado. Utilitários esportivos com proposta de mesclar disposição fora-de-estrada e conforto de automóvel de passeio passaram a dominar a imaginação dos aventureiros de asfalto. Sobrou para os autênticos lameiros um mercado bastante segmentado e específico.
E é nesse ponto que algumas marcas tradicionais no universo 4x4 sustentam seus legítimos representantes lameiros. É o caso da Jeep, com o Wrangler. No Brasil, o modelo disputa num mercado ainda mais restrito. Além do Troller T4, ele briga com outro jipeiro de carteirinha: o Land Rover Defender. Só que a fabricante britânica ainda oferece a configuração 110 do seu exemplar, maior e com quatro portas. É onde quer se situar o Wrangler Unlimited, que chega ao Brasil no último trimestre do ano.
O modelo esticado da Jeep segue a mesma lógica. Tem quatro portas e um pouco de espaço para bagagem. Nos Estados Unidos, é vendido em três versões. A mais cotada para vir para cá é a Sahara 4x4, a configuração intermediária. No mercado ianque custa US$ 28.190 (pouco mais de R$ 52 mil) e especula-se que chegaria nas revendas brasileiras por cerca de R$ 110 mil.
Ou seja, rivalizaria por consumidores de SUVs médias e deixaria a Defender 110 na poeira -- o modelo inglês custa hoje exagerados R$ 144 mil, praticamente dobro do que custava em 2005, quando ainda era montado no Brasil.
O Jeep Wrangler Unlimited Sahara conta com motor 3.8 litros com seis cilindros em V dispostos em 60º e 12 válvulas. Essa unidade de força gera 204 cv a 5.200 rpm e um torque máximo de 32,1 kgfm, disponível em 4.000 rotações. Estes números serão alterados após se adequar à gasolina brasileira, e ficarão em 199 cv e 33,1 kgfm -- exatamente como o propulsor que equipa o modelo duas portas, cuja nova linha acaba de chegar ao Brasil.
A transmissão também será a mesma do modelo curto: automática de quatro velocidades -- nos Estados Unidos, há a opção de um câmbio manual de seis marchas.
Essa configuração é, obviamente, mais comprida que o Wrangler duas portas vendido aqui. Mede 4,68 metros no comprimento e 2,94 m no entre-eixos -- respectivamente, 52 cm e 55 cm a mais que o modelo curto. Nas demais dimensões, porém, tudo igual: A largura é de 2,12 metros, e a altura fica em 1,81 metro.
No quesito off-road, o modelo oferece basicamente as mesmas ferramentas para enfrentar o fora-de-estrada. Tração integral 4x4 ComandTrac com opção de reduzida e bloqueio do diferencial, chassi do tipo heavy duty (reforçado para suportar a torção do off-road), suspensão independente na frente e atrás com barra estabilizadora, diferencial com escorregamento limitado, pneus de uso misto com 255 mm de largura que calçam rodas de liga leve aro 18, entre outros.
Quanto à segurança, há airbags duplos frontais, freios com ABS e EBD e controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento. Mas o jipinho foi feito também para quem gosta de urbanidade. Por esta razão, estão lá os indefectíveis ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, controle de cruzeiro, rádio/CD/MP3 e regulagem de altura do volante.
Um carro geométrico
No desenho, o Wrangler Unlimited mantém o estilo quadradão típico da linhagem jipeira dos modelos da marca e que remetem ao saudoso Jeep produzido por aqui pela Willys e pela Ford até a década de 1980. Os faróis redondos separam a grade central formada pelas sete entradas de ar verticais. As laterais trazem os pára-lamas de cortes retos e bem definidos, lataria sem qualquer vinco ou músculo e as portas com desenhos bastante geométricos.
Na traseira, lanternas quadradas e o estepe na tampa do porta-malas. A capota rígida é igual à do modelo duas portas e pode ser removida com algum trabalho e guardada. Afinal, jipe é para se divertir, e nada melhor que um momento conversível para os que gostam de vento na cara. Mesmo que seja no asfalto da cidade.
(por Fernando Miragaya)