5 placas de trânsito que quase ninguém sabe o que significam

Sinais de alerta

Por Alessandro Reis

Se você tirou CNH, deve ter estudado a sinalização de trânsito. Veja se você conhece o significado de cinco exemplos que UOL Carros selecionou.

Código cifrado

Essa é uma placa de sinalização vertical de regulamentação. O equipamento sinaliza ao condutor a presença de repartição alfandegária, onde a parada é obrigatória.

Nada de muamba

Essa placa significa “pedestre, ande pela esquerda”. Ela assinala ao pedestre a obrigatoriedade de andar pelo lado esquerdo da área ou via, utilizada em situações de obras e obstáculos.

Boneco com seta?!

Quer dizer “dê a preferência”. Assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo reduzir velocidade ou parar.

Triângulo invertido

O símbolo de linha reta com 3 semicírculos adverte para a existência, adiante, de trecho de “pista irregular”. É usado quando a pista for tão irregular que possa afetar a segurança.

Cocorutos

A placa significa “passagem de nível sem barreira”. O sinal avisa o condutor do veículo da existência, adiante, de cruzamento com linha férrea em nível sem barreira.

Olha o trem

Fonte: Denatran

Repórter: Alessandro Reis

Publicado em 24 de novembro de 2020.