5 propagandas machistas que hoje seriam canceladas
cultura dos carros
Por Carolina Barros Lopes
Reprodução
Mesmo com a constante luta contra, estudos do Grupo Croma apontam que 62% das mulheres alegam que são colocadas como objeto em publicidades.
O machismo está entre nós
Reprodução
Em 2013, a Peugeot divulgou uma propaganda do 208 inspirada na “Corrida Maluca”. A personagem Penélope Charmosa surge como um prêmio da competição.
Peugeot e a Corrida Maluca
Reprodução
Ford Del Rey e a conotação sexual
Nos anos 80, a Ford em propaganda do Del Rey comparou as curvas da mulher ao design do carro e o requinte do sedã a uma mulher sofisticada.
Reprodução
Em anúncio da Daihatsu, havia a frase “Pega cinco vezes mais mulheres do que um Lamborghini”; fazendo referência ao espaço interno da minivan, colocando a mulher como objeto.
Pega geral
Reprodução
Em um anúncio da Audi, surge a frase: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado.”, comparando carros a mulheres, como compras.
Mulher ou carro usado?
Reprodução
Na década de 60 a VW montou uma publicidade reforçando a ideia de que mulheres não são boas motoristas e que se elas dirigem é preciso segurança redobrada.