Como ficaram os carros em navio fatiado

cargueiro tombado

Por Alessandro Reis

Reprodução/Barry Barteau/Facebook

MV Golden Ray levava 4,2 mil carros zero km quando tombou em 8 de setembro de 2019 na costa da Geórgia (EUA). Resgate começou há cerca de 3 semanas.

Carros ao mar

Reprodução/Barry Barteau/Facebook

Os trabalhos para remoção do cargueiro de 200 metros envolvem seu fatiamento e tiveram atrasos devido à temporada de furacões, à pandemia e a outros contratempos.

Furacões e covid

Reprodução

Entorno do MV Golden Ray foi isolado para conter vazamentos de combustível, óleo e outros produtos contaminantes que estão dentro dos carros.

Risco ambiental

Reprodução

Remoção consiste em recortar navio em 8 pedaços, ainda com os automóveis no seu interior. Planejamento da missão levou meses.

Fatiado como um bolo

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Fatiamento do MV Golden Ray  envolve um guindaste equipado com correntes que vão e voltam para cortar o metal do cargueiro.

Guindaste gigante

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simon Sound

Utilizado em reparos de plataformas de petróleo, guindaste é posicionado sobre 2 balsas que envolvem o MV Golden Ray.

Corte começa dentro d'água

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Guindaste VB-1000 é equipado com oito motores de 1.000 cv cada e tem capacidade para içar 7,5 mil toneladas.

Colossal

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Para içar cada fatia, equipe instalou alças no casco. Os apêndices também ajudam a delimitar as áreas que serão cortadas pela corrente.

Carga pesada

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Estimativa era de fatiar cada seção em 24 horas, mas houve imprevistos. Elos da corrente são removidos para manter tensão.

Haja paciência

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

Trabalho não para nem à noite. Equipe é isolada do restante da população para prevenir contágio pela covid-19.

Trabalhos durante 24 horas por dia

Divulgação/Equipe de resgate de Saint Simons Sound

No último sábado, a primeira fatia do navio gigante foi cortada e removida do mar, mantendo dezenas de carros enferrujados e retorcidos no seu interior.

Proa é finalmente içada

Reprodução

Proa foi posicionada em embarcação para seguir à terra firme. Estrutura pesa milhares de toneladas e foi levada ainda com carros no seu interior.

Trabalho arriscado

Reprodução/Barry Barteau/Facebook

O destino dos 4,2 mil carros zero após o resgate será desmontagem para reciclagem. Carga inclui modelos como Chevrolet Suburban e Tahoe, bem como picapes RAM.

De zero km a sucata

Veículos seriam exportados dos EUA para outros países. Muitos ainda exibem plásticos e coberturas de proteção. Carga era coberta por seguro.

De dar dó

Reprodução/Barry Barteau/Facebook

Repórter: Alessandro Reis

Publicado em 02 de dezembro de 2020.