Melhor SUV Importado

Prêmio UOL Carros 2018

Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

VW Tiguan Allspace: 191 pontos

Mais espaço, mais tecnologia

Responsável por mais de 24% das vendas de automóveis no Brasil, o segmento de SUVs é o que mais cresce no país. Assim, o Prêmio UOL Carros 2018 se viu na obrigação de representar melhor a vontade do consumidor brasileiro dobrando a escolha do melhor no segmento: temos uma categoria para SUVs fabricados no país e outra para SUVs importados.

A importância desta carroceria no cenário automotivo nacional é tanta, que uma terceira categoria teve um SUV como vencedor: o Volvo XC40 foi eleito o modelo com "Melhor Tecnologia/Inovação" nesta edição de 2018. Ele é o modelo mais barato do Brasil a contar com tecnologia semi-autônoma.

Falando especificamente da categoria "Melhor SUV Importado", ninguém deu mais o que falar, rendeu tantos questionamentos e foi alvo de tantos olhares quanto a segunda geração do Volkswagen Tiguan. Este foi, também, o segundo troféu para a Volkswagen, que também levou o de "Melhor Picape", com a Volkswagen Amarok V6.

Usando finalmente a multi-plataforma MQB, o Tiguan cresceu: deixou de ser um modelo compacto para trazer opções de cinco e sete lugares, com entre-eixos amplo (2,79 metros, daí o sobrenome Allspace), duas motorizações e, de acordo com a versão, muito recheio.

Ele também o prioneiro da "ofensiva" mundial da Volkswagen no segmento de SUVs. Apenas para o Brasil, serão cinco novos modelos até 2020. 

Importado do México, traz avanços em tecnologia. O motor é sempre turbo, seja o 1.4 turboflex de 150 cv (250 TSI) ou o 2.0 a gasolina de 220 cv (350 TSI), o mesmo utilizado no Golf GTI. A transmissão é sempre a rápida DSG de dupla embreagem, de seis marchas ou sete marchas. Na versão mais potente, a tração é integral. Porta-malas vai de 216 litros (nas versões de sete lugares) a 1.761 litros (com todos os bancos de passageiros rebatidos)

Visual interno é alinhado aos modelos atuais da Volks. O acabamento é bom, ainda que austero, na versão de R$ 125 mil. A central multimídia pode ser integrada a smartphones Apple e Android. Há pelo menos seis airbags de série, controles de tração, estabilidade e sensores de estacionamento, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado de três zonas. Na versão mais cara, de R$ 185 mil, temos tração integral com quatro modos de condução, diferencial com bloqueio eletrônico, faróis de facho automáticos e visual exclusivo, ACC, detector de pedestres, assistente de estacionamento, painel de instrumentos pode ser totalmente digital e teto solar panorâmico fazem um pacote digno de modelos de alto luxo.

Em movimento, perdemos aquela destreza do Tiguan pequeno (de primeira geração), uma vez que o entre-eixos maior deixa o modelo mais familiar e espaçoso, mas menos ágil em manobras e com menos gana no contorno de curvas. Por outro lado, o bom trabalho entre motor e câmbio, bem como a leveza da carroceria construída com materiais ultra-leves e resistentes, permitem que o Tiguan Allspace acelere e retome bem em qualquer situação. E, melhor, consuma pouco combustível. O RLine, aliás, serve de referência para a categoria, com boas puxadas aliadas ao amplo conforto.

Ler mais
Murilo Góes/UOL

Benê Gomes avaliou

Jurado mostra as tecnologias do SUV

Outros finalistas

  • 2

    Mitsubishi Eclipse Cross: 155 pontos

    A Mitsubishi recorreu ao nome Eclipse, de um cupê que fez fama no Brasil nos anos 1990, para batizar SUV médio inédito lançado no país em setembro, vindo do Japão. O visual pode dividir opiniões, mas a novidade chega é promissora por sua tecnologia e dinâmica. Com preço de R$ 150 mil, traz plataforma totalmente nova, motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, transmissão CVT com simulação de oito marchas. Pode ter tração dianteira ou integral e traz ainda "head-up display" e teto solar panorâmico duplo. Tem mais: a nacionalização do modelo já está confirmada para o final de 2019.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • 3

    Jaguar E-Pace: 148 pontos

    Depois da estreia entre SUVs com o F-Pace, a Jaguar trouxe em março seu primeiro utilitário esportivo compacto. O E-Pace chegou como rival direto do Volvo XC40, vencedor de "Melhor Tecnologia/Inovação" do Prêmio UOL Carros 2018, e do BMW X2, além do best seller Range Rover Evoque. Preço inicial na faixa dos R$ 234 mil entrega carroceria de alumínio, magnésio e aços de alta resistência, cabine com couro Alcantara e alumínio escovado, porta-malas de 577 litros... e um pouco de aperto para quem viaja atrás. E depois da estreia bebendo só gasolina, agora usa o motor turboflex, de 249 cv, com câmbio 8 AT.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • 4

    Porsche Cayenne: 132 pontos

    A terceira geração do Cayenne chegou ao Brasil em agosto ainda mais potente e robusta. Maior sucesso global da Porsche, ao lado do Macan, o Cayenne está mais agressivo, claramente inspirado no 911, e ligeiramente maior (7,6 cm mais longo e 0,9 cm mais baixo, com o mesmo entre-eixos de 2,90 m). Incremento também na mortorização: o V6 3.0 turbo tem 340 cavalos no Cayenne; no Cayenne S, o V6 3.0 biturbo vai a 440 cv; e o Cayenne Turbo usa o V8 4.0 biturbo de 550 cv. Na cabine reprojetada, destaque para as telas enormes e sensíveis ao toque para controle dos sistemas.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • 5

    Lifan X80: 94 pontos

    A Lifan é a primeira marca chinesa no país a se aventurar entre SUVs de grande porte com o X80, que trouxe seus sete lugares às concessionárias em junho, na faixa de R$ 130 mil. Brigando com modelos como Toyota Hilux SW4, Chevrolet Trailblazer, Hyundai Grand Santa Fe, além de alguns europeus, todos com preços na casa dos R$ 200 mil, o chinês se vale do motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina, 184 cv e 28,6 kgfm, além do câmbio automático de seis marchas. O visual é atual (lembra o Santa Fe) e a cabine tem bom acabamento e itens como painel digital e bancos dianteiros elétricos.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais

Prêmio UOL Carros 2018

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, o Prêmio UOL Carros chega à segunda edição prestigiando, mais do que lançamentos do mercado automotivo brasileiro (em oito categorias, incluindo o "Destaque do Ano"), também projetos de mobilidade, ações de sustentabilidade e tecnologias que movimentaram o setor.

São oito categorias definidas pelo voto de júri especializado: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Sustentabilidade", "Mobilidade", "Melhor Tecnologia/Inovação", "Melhor Importado", Melhor SUV Nacional", "Melhor SUV Importado" e "Melhor Picape". Em cada categoria, são cinco finalistas.

O júri

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre-de-cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu ainda executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis. 

Altamente especializado, o júri que definiu o resultado da premiação é composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

Em cada categoria, os votos de cada jurado foram transformados em pontos, cuja soma e ranqueamento definiram vencedores e demais colocados.

Além disso, em ano de Salão do Automóvel de São Paulo, temos a escolha do "Destaque do Salão do Automóvel 2018". É uma categoria singular, por contar com o voto popular diretamente no estande de UOL Carros.

Ampliado e melhorado

André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL, ressalta o maior porte da premiação de 2018. 

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello apontou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] tivemos recorde de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de acesso no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos".

Segundo o diretor, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior".

Todos os vencedores

Os melhores do setor automotivo

Categorias do Prêmio UOL Carros

  • Destaque do Salão de SP

    McLaren Senna: carro de R$ 8 milhões é eleito pelo público

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Sustentabilidade

    Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: 196 pontos. 2º HPE/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil: 146. 3º FCA/Tamar: 138. 4º GM - Fábrica Verde de Gravataí (RS): 127. 5º Volkswagen - Gestão Energética de SBC (SP): 113.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Mobilidade

    Vencedor: Eletrovia Rio-SP: 182 pontos. 2º Eletrovia PR: 159. 3º Projeto Biomob: 148. 4º Ford Accessibility Mat: 125. 5º Eletropontos Volvo: 106.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Melhor Tecnologia/Inovação

    Vencedor: Volvo XC40, semi-autônomo mais barato do Brasil: 177 pontos. 2º Volkswagen Manual Cognitivo em aplicativo no celular: 145. 3º Renault K-Commerce, venda online do Kwid: 139. 4º Mercedes-Benz EQ Boost, motor com sistema "mild-hybrid" do novo Classe C: 130; 5º BMW i3 2019, carro elétrico remodelado: 129.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Melhor Picape

    Vencedora: Volkswagen Amarok V6: 225 pontos. 2º Toyota Hilux 2019: 148. 3º Nissan Frontier 2019: 135. 4º Chevrolet S10 Midnight: 108. 5º Fiat Toro Endurance: 104.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Melhor SUV Importado

    Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace: 191 pontos. 2º Mitsubishi Eclipse Cross: 155. 3º Jaguar E-Pace: 148. 4º Porsche Cayenne: 132. 5º Lifan X80: 94

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Nacional

    Vencedor: Citroën C4 Cactus. Outros finalistas: Caoa Chery Tiggo 2; Ford Ecosport  Storm; Honda HR-V 2019; Jeep Renegade 2019.

    Imagem: Arte UOL
  • Melhor Importado

    Vencedor: Ford Mustang. Outros finalistas: BMW X2; Peugeot 5008; Volkswagen Jetta 2019; Volvo XC40.

    Imagem: Arte UOL
  • Destaque do Ano

    Vencedor: Toyota Yaris. Outros finalistas: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

    Imagem: Arte UOL
Topo