Toyota Yaris: 181 pontos
Qual carro mais deu o que falar em 2018? Qual carro mais atiçou a curiosidade do consumidor, mais movimentou conversas entre amigos, perguntas a especialistas e apostas? Qual carro herda cetro e coroa do Volkswagen Polo, "Destaque do Ano" de 2017? Sem sombra de dúvidas, o Yaris, principal aposta da Toyota do Brasil no ano.
É melhor que o Etios? É tão bom quanto o Corolla? É espaçoso? Motor e câmbio são bons? É confortável? Tem equipamentos modernos ou é peladão? Todo mundo aqui em UOL Carros -- e também todos os jornalistas do juri do Prêmio UOL Carros 2018 -- ouviu cada uma destas questões dezenas de vezes antes mesmo do lançamento oficial do compacto premium (hatch e sedã) em agosto. Foi, sem dúvida, o modelo mais aguardado do ano.
Esqueça o Etios: a Toyota nunca conseguiu emplacar de fato um modelo compacto no Brasil. E a arquirrival Honda também não tinha um competidor real no segmento, já que o Fit é caro (e equipado) demais para brigar com hatches de entrada, tanto que uma saída é fazer de conta que o modelo é um monovolume. Entre os sedãs pequenos, a competição é muito, muito mais apertada e 2018 foi um ano que viu nascer uma nova safra desses carros.
Pois a Toyota não brincou em servço e apresentou boas opções em ambas, ainda que o hatch esteja mais bem posicionado.
O que ele é
De cara, a Toyota precisava muito do Yaris e fazia tempo. Com ele, finalmente apresentou um carro para ocupar o "vão" de preço e mercado entre os compradores de Etios e Corolla. E trouxe um compacto digno para o mercado nacional. O hatch começava abaixo do "patamar psicológico" dos R$ 60 mil, o que também é uma isca e tanto. Agora, porém, já está em R$ 60.290. O sedã custa R$ 64 mil atualmente.
Fabricado em Sorocaba, mescla justamente características de Etios e de Corolla: motores 1.3 (101 cv) e 1.5 (110 cv) vieram do Etios, recalibrados para ficar mais potentes (mas simplesmente com mudança no sistema de exaustão maior); câmbio manual de seis velocidades e Multidrive CVT (com simulação de sete marchas), do Corolla.
Vamos além: o Yaris tem visual interessante (arrojado no hatch; classudo no sedã, com traseira que lembra a de modelos de maior porte), conjunto de suspensão confortável (perfeito para uma tocada mais conservadora), painel de instrumentos interessante.
O hatch tem 4,15 m, o sedã vai a 4,43 m. Completam as dimensões 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e tanque de combustível para 45 litros. Ambos têm 2,55 metros de espaço entre-eixos -- a mesma medida do Etios Sedan e um pouco maior do que o espaço do Volkswagen Polo, ainda que bem mais curto que o Virtus, por exemplo. A capacidade do porta-malas do hatch é de 310 litros, 473 l no sedã. O hatch, porém, tem mais espaço para cabeça de passageiros que o sedã.
Desde o início, traz ar-condicionado; direção elétrica progressiva; vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento por um toque; alarme; travas elétricas, faróis com regulagem de altura por comando; faróis de neblina, retrovisor interno anti-ofuscante; computador de bordo com comandos no volante; descansa-braço dianteiro; controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e os obrigatórios freios ABS (com distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo, rádio com Bluetooth e rodas de liga leve aro 15.
Na versão de topo XLS, itens como acesso sem chave, sete airbags e teto solar elétrico que fazem falta até mesmo no sedã médio.
Ponto de honra: a Toyota ressaltou desde o começo que o Yaris seria "referência no mercado" no quesito segurança.
Não só por itens como controle de tração e estabilidade e assistente de subida em rampa desde as versões de entrada, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema "Isofix" para fixação de cadeirinhas de criança e alarme com monitoramento dos vidros e janelas. E também pela construção de qualidade, um outro "fundamento", segundo a marca. Mas, principalmente, pelo ideal de segurança que a marca Toyota e sua rede de concessionários e oficinas autorizadas passam.
Bom de mercado?
Seja por atributos técnicos, seja pela "alma" do serviço prestado pela rede Toyota, o Yaris tem futuro promissor no mercado. Pesa também o fato de agora caber a ele o papel de polivalente: é um compacto para quem precisa de carro mais acessível; é o modelo do programa PCD, tomando o lugar do Corolla (pode ser comprado com isenções custando até R$ 70 mil e tendo disponibilidade de câmbio automático); tem ampla gama.
Quanto à liquidez, o que esperar? Nosso "caçador de carros", o consultor Felipe Carvalho avaliou o carro minuciosamente e não viu grande defasagem para o best-seller Corolla. Um vídeo todo com esta avaliação pode ser visto logo abaixo.
De toda forma, ainda é preciso esperar por uma temporada completa de vendas para termos uma avaliação decente desse aspecto, com o retorno do mercado.Os rivais Polo/Virtus que já teve esse período mais amplo de vendas vai bem, obrigado, com a liderança.
Mas é incontestável que o Yaris tem boas credenciais, mexeu com o mercado, causou expectativa entre os consumidores e especialistas e, por conta disso, é o "Destaque do Ano" do Prêmio UOL Carros 2018.
Além do troféu da principal categoria, a Toyota levou também o prêmio da categoria "Sustentabilidade", com o projeto de desenvolvimento nacional do sistema "Híbrido Flex", pioneiro no mundo e que já ganhará vida em 2019.
"Estamos muito contentes por receber dois prêmios, um com o projeto do Híbrido Flex, outro com o Yaris. O Yaris, 'Destaque do Ano', é um projeto que foi elaborado com muito carinho, com a colaboração dos nossos concessionários, dos nossos fornecedores e, principalmente, com toda a família Toyota, tanto da parte de marketing e vendas, quanto da engenharia", afirmou Celso Simonura, vice-presidente de Compras, Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Toyota do Brasil.
Já Maurilio Pacheco, gerente de produto da marca, destacou a vitória na categoria "Destaque do Ano", a principal da premiação: "É um orgulho, uma realização, a conquista de um objetivo receber esse prêmio do Yaris. Dedico para todo mundo no Brasil que trabalhou por anos para trazer esse carro. É lógico, dedicar esse prêmio a nossos clientes, que estão fazendo do Yaris um grande sucesso.