Inovação nunca foi o forte do Toyota Corolla. Longe de ser defasado, ele também não costuma ser pioneiro em tecnologias na categoria.
Pelo menos até a estreia da 12ª geração. Além de mais arrojada, ela traz duas importantes novidades que ficam longe dos olhos: um pacote de assistências de condução e a tecnologia híbrida flex.
O novo Corolla mantém as versões GLi, XEi e Altis. Esta última, porém, traz duas motorizações: a 2.0 de até 177 cv (oferecida nas demais configurações) e a inédita 1.8 híbrida flex - justamente a avaliada por UOL Carros.
O motor 1.8 flex de ciclo Atkinson entrega 101 cv se abastecido com etanol e 98 cv quando movido a gasolina. Trabalha de forma combinada com dois motores elétricos, cuja potência somada é de 72 cv. A Toyota não divulga a potência combinada, mas ela gira em torno de 122 cv - a mesma do Prius, com quem o Corolla compartilha plataforma.