O melhor carro compacto

Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Honda City, Peugeot 208 e VW Polo disputam troféu no Prêmio UOL Carros

Guilherme Menezes Colaboração para o UOL Divulgação

Há quase uma década o segmento dos SUVs compactos acumula as maiores altas nas vendas. De todo o modo, dos seis modelos mais vendidos do país (incluindo a Fiat Strada, o carro mais vendido do país), quatro ainda são hatches compactos.

Embora o "carro popular" já não exista mais do jeito que se conhecia - já que, atualmente, não há opção de compra abaixo dos R$ 78.690 do Renault Kwid Zen - o segmento de entrada se mantém moderno e resiliente.

Como as montadoras se preocupam muito com os preços dos hatches compactos - decorrente da alta competitividade e das margens mais estreitas - não são tão grandes as possibilidades dos modelos da categoria entregarem elementos profundos de diferenciação e exclusividade. No entanto, as montadoras ainda têm conseguido fazer um ótimo trabalho para imprimir suas identidades nos produtos.

Para a categoria dos hatches compactos, temos cinco concorrentes veteranos e com forte reputação, de marcas com cinco nacionalidades diferentes. São eles: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Honda City, Peugeot 208 e Volkswagen Polo.

Chevrolet Onix

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Coincidindo com a premiação do UOL Carros, a versão de entrada 1.0 MT do Chevrolet Onix está em promoção especial com preço de R$ 84.990 (R$ 15 mil a menos do que o preço de tabela original, que é de R$ 99.990) quando a compra é realizada à vista. O carro aparece como uma boa pedida quando o assunto é custo-benefício, já que, além de ter o preço mais em conta dentro do segmento, tem um conjunto bem acertado e trouxe novidades na linha 2026.

No entanto, na gama do Onix, o preço pode ser bem superior a este, já que a versão RS Turbo custa a partir de R$ 130.190. Esta sim é para os que desejam um nível de equipamentos comparável inclusive com os SUVs e, além de tudo, um toque de exclusividade proporcionado pelo visual mais esportivo.

Na recente atualização, além de mudanças discretas no design externo, que incluem faróis full-LED (com 61% a mais de luminosidade, segundo a marca) e rodas redesenhadas, o modelo recebeu painel de instrumentos digital (8 polegadas) e nova central multimídia, que agora passa a ter 11 polegadas.

O equipamento possui Android Auto e Apple CarPlay e, agora, há novos aplicativos que usam até inteligência artificial para melhor gestão dos sistemas. No mesmo sentido, há carregador USB de dois tipos na dianteira, além carregador de celular por indução e entradas USB para os bancos de trás

Outra mudança bastante perceptível na dirigibilidade veio graças ao novo para-choque dianteiro, que mudou junto da chegada da nova grade. Muitos donos se queixavam da facilidade com a qual o carro raspava ao passar em valetas mais fundas, no entanto, agora deixa de ter a saia aerodinâmica, contribuindo para uma melhoria de 25% do ângulo de ataque.

Além disso, houve a troca de fornecedor da correia banhada a óleo do motor para oferecer maior durabilidade do componente, informa a fabricante.

Confira a avaliação completa do Chevrolet Onix

Honda City

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O City é o modelo da lista que tem o intervalo de preços mais elevado, pois parte de R$ 117.500 na versão LX e chega aos R$ 152.800 na versão Touring Sport. No entanto, também é o maior carro da relação de concorrentes nesta categoria do prêmio, com 4,43 metros de comprimento e 2,6 metros de distância entre-eixos. Somado com a prática solução de modularidade dos bancos, isto se traduz no maior espaço interno desta disputa.

Desde a chegada da linha 2025, entrega retoques visuais e mais itens de série em todas as versões. Recebeu nova grade frontal, com acabamento black piano e para-choques redesenhados, além de que as rodas de liga leve de 16 polegadas na versão Touring também exibem novo visual e acabamento escurecido.

Também veio com atualizações na central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, que recebeu maior resolução e nova interface gráfica, mas a lista de adições não para por aqui.

Desde a versão EX, passa a entregar, também, recarga de smartphones por indução, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, freio a disco nas quatro rodas e pacote Honda Sensing de assistências à condução, agregando controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (capaz de operar em baixas velocidades), frenagem autônoma com alerta de colisão, assistente de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo e mitigação de saída da pista.

Confira a avaliação completa do Honda City

Hyundai HB20

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Se o Honda City é o maior carro da disputa, o Hyundai HB20 é o mais compacto. Tem 4,02 metros de comprimento e 2,53 metros de comprimento. E a faixa de preços das versões do modelo da marca coreana se encaixa bem dentro da média, de R$ 94.590 na versão Comfort até R$ 130.590 na versão Platinum. Para não ficar para trás, ganhou novidades na linha 2026.

O HB20 passa a vir com faróis automáticos, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e comandos por voz de série em todas as versões.

Outra novidade é o sistema conectado Bluelink, que tem funcionalidades como monitoramento do veículo, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas, visualização do entorno do veículo e diagnóstico de sistemas. Agora a funcionalidade vem de série em todas as versões, com gratuidade por cinco anos.

Confira a avaliação completa do Hyundai HB20

Peugeot 208

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Após as mudanças visuais apresentadas em 2024, que fizeram o 208 ganhar a disputa dentro da mesma categoria do Prêmio UOL Carros no ano passado, a Peugeot preparou outra grande novidade para a versão topo de linha do carro em 2025: a motorização turbo flex com hibridização leve. Desta forma, o modelo da marca francesa ganha um grande elemento de diferenciação dentro do segmento, já que se trata do único a oferecer o componente.

Com foco em redução no consumo e na emissão de poluentes, a tecnologia utiliza a configuração BSG (Belt Starter Generator), no qual um pequeno motor gerador elétrico, conectado ao virabrequim por correia, trabalha em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts.

O item atua como motor de partida e também como gerador durante as desacelerações e frenagens, aliviando o trabalho do motor a combustão, sem tracionar diretamente as rodas do veículo.

Na versão híbrida, o painel de instrumentos digital com tela de dez polegadas exibe em tempo real o estado de carga da bateria, o fluxo de energia entre motor e gerador, a autonomia e o consumo. O visor do multimídia continua com 10,3" e o interior traz bancos de revestimento premium, pedais esportivos em alumínio, teclas piano touch, maçanetas internas cromadas, acabamento com estilo 'fibra de carbono' e iluminação em LED.

Outra grata surpresa é que, assim como a Chevrolet, a Peugeot está com descontos para a gama do hatch até o dia 05 deste mês.

A versão de entrada Style, que vem com teto panorâmico e motor 1.0 Firefly aspirado, teve preço reduzido de R$ 105.990 para R$ 91.990 à vista. A próxima da escadinha, a Active Turbo, foi de R$ 113.990 para R$ 108.990. Na sequência, a Allure, reduziu de R$ 124.990 para R$ 117.990. Enquanto isso, a versão de topo (que é a que traz o conjunto híbrido leve) passou de R$ 134.990 para R$ 126.990.

Confira a avaliação completa do Peugeot 208

Volkswagen Polo

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O Volkswagen Polo é o segundo carro mais vendido do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada. Embora, em 2026, sua gama de versões tenha reduzido de oito para quatro opções após o lançamento do Tera, além do fato de não ter recebido novos itens, segue como modelo de destaque dentro do segmento no quesito variedade de propostas - um dos pontos que justificam sua alta procura no mercado.

Por exemplo, a versão Track é a que foca no custo-benefício, enquanto a Robust, oferecida para empresas, é pensada para o trabalho e uso em vias não pavimentadas. No caso, ambas têm por objetivo oferecer o preço mais baixo possível dentro da gama, saindo por R$ 93.660.

Na sequência, a versão é a Sense (R$ 108.490) e, na parte mais alta da prateleira, está a Highline, com preço que dá um verdadeiro salto para R$ 133.490.

Assim como todos os modelos da fabricante de maneira geral, uma marca registrada do Polo é a sua dirigibilidade firme. Desde a característica da espuma utilizada no estofamento dos bancos, até a rigidez torcional da carroceria e a calibração da suspensão fazem com que ele estabeleça uma afinidade maior com aqueles que prezam por sentir ao máximo o que o carro tem a transmitir para o condutor.

Confira a Avaliação completa do Volkswagen Polo

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