Há quase uma década o segmento dos SUVs compactos acumula as maiores altas nas vendas. De todo o modo, dos seis modelos mais vendidos do país (incluindo a Fiat Strada, o carro mais vendido do país), quatro ainda são hatches compactos.
Embora o "carro popular" já não exista mais do jeito que se conhecia - já que, atualmente, não há opção de compra abaixo dos R$ 78.690 do Renault Kwid Zen - o segmento de entrada se mantém moderno e resiliente.
Como as montadoras se preocupam muito com os preços dos hatches compactos - decorrente da alta competitividade e das margens mais estreitas - não são tão grandes as possibilidades dos modelos da categoria entregarem elementos profundos de diferenciação e exclusividade. No entanto, as montadoras ainda têm conseguido fazer um ótimo trabalho para imprimir suas identidades nos produtos.
Para a categoria dos hatches compactos, temos cinco concorrentes veteranos e com forte reputação, de marcas com cinco nacionalidades diferentes. São eles: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Honda City, Peugeot 208 e Volkswagen Polo.