Prêmio UOL Carros 2020

Fiat e VW são destaques com dois prêmios cada; confira os vencedores em 14 categorias

Do UOL, em São Paulo UOL

A quarta edição do Prêmio UOL Carros ocorreu na tarde de hoje (15), em cerimônia realizada diretamente dos estúdios do UOL e transmitida online. O júri composto por 19 jornalistas especializados no setor escolheu os melhores em 13 categorias.

Os destaques ficaram por conta de Fiat e Volkswagen, que conquistaram dois troféus cada. O lançamento da nova Strada garantiu à marca italiana os prêmios de 'Picape' e 'Destaque do Ano'. Já os alemães foram eleitos 'Montadora do Ano' e venceram com o 'SUV compacto' Nivus.

Pelo segundo ano consecutivo, o público pôde eleger a vencedora da categoria "Melhor Pós-Venda", em enquete realizada na página de UOL Carros. E, assim como em 2019, a Kia Motors ganhou a votação popular e conquistou o bicampeonato.

Critério de votação

Neste ano, os três indicados de cada categoria foram definidos pela equipe de UOL Carros, considerando como critérios 'design', 'custo-benefício', 'tecnologia e conectividade', 'desempenho' e 'consumo'.

Coube aos 19 jurados apontarem a colocação de cada concorrente em sua respectiva categoria. A posição determinada por cada membro do júri correspondeu à seguinte pontuação.

1º colocado - 10 pontos
2º colocado - 6 pontos
3º colocado - 3 pontos

A somatória dos pontos indicados pelos jurados determinou o vencedor de cada categoria. Confira a seguir os premiados.

Hatch compacto

Tinha cara de barbada, mas a vitória do Peugeot 208 não foi tão fácil assim. Muito pelo contrário: a novidade bateu o Volkswagen Polo por apenas dois pontos.

E olha que motivos não faltavam para justificar um eventual "passeio". Além da nova plataforma modular, o 208 trouxe design sedutor e um nível de refinamento até então inexistente na gama de compactos da empresa.

"Para a Peugeot é uma honra receber um prêmio do UOL, que se consagra cada vez mais no setor e perante o público pela relevância e credibilidade. A premiação reconhece, ainda, todas as qualidades do Novo Peugeot 208, um produto genuinamente diferenciado em seu segmento por tudo o que oferece em termos de design, tecnologia, alto nível de acabamento e itens exclusivos de conforto e segurança", disse Marcus Brier, diretor de comunicação da Peugeot.

Mesmo com tantas qualidades, a Peugeot superou por pouco a força do Polo. Mesmo sem mudanças no design desde 2017 (algo que deve acontecer no ano que vem), o hatch se apoiou no carisma da sigla GTS em 2020. A versão esportiva com motor 1.4 turbo de 150 cv fez bastante gente delirar.

O terceiro lugar ficou com o Fiat Mobi. O discreto facelift realizado quase no fim do ano deve dar mais fôlego ao compacto, que também ganhou uma versão aventureira chamada Trekking.

UOL UOL

Sedã compacto

Lançado no fim de 2019, o Chevrolet Onix Plus perdeu o prêmio UOL Carros do ano passado por conta dos polêmicos casos de incêndio ocorridos no nordeste do país. O tempo passou e veio a redenção. Com 148 pontos, o carro (que neste ano ganhou a nova versão Midnight) ficou com o troféu.

"O Onix Plus não revolucionou apenas o seu segmento, mas se transformou em uma referência para o mercado não apenas no quesito segurança, mas também no seu design e conteúdos exclusivos como o Wi-Fi nativo, além de seis airbags de série e motor turbo com a maior eficiência energética do segmento", disse Isabel Souza, gerente de produto da Chevrolet.

Azar do renovado Nissan Versa, que despontava como favorito ao prêmio na categoria. Mesmo com design mais atraente, um generoso pacote de itens de série e uma interessante relação custo-benefício, o carro ficou em segundo lugar.

O Caoa Chery Arrizo 5 foi o terceiro colocado. Feito no Brasil, ele foi uma das grandes novidades da marca neste ano. Com linhas modernas, motorização turbo e um pacote atraente de equipamentos de série, ele não facilitou a vida dos rivais mais tradicionais em nossa premiação.

UOL UOL

Sedã médio

Apesar de ofuscada pelos SUVs, a categoria de sedãs médios teve novidades importantes em 2020. Só que um velho conhecido ficou com o troféu. Neste ano, o Honda Civic trouxe boas novidades na gama de versões, especialmente na configuração de entrada LX, que ganhou mais equipamentos. Resultado: conquistou o juri e ficou com o troféu.

"Para nós, é uma honra o Civic receber o Prêmio UOL Carros 2020 como o melhor sedã médio do mercado brasileiro. Essa importante premiação do UOL Carros demonstra que o modelo vem mantendo e aprimorando as suas principais características ao longo dos anos, de qualidade, tecnologia, conforto e desempenho, sendo um dos sedãs mais desejados do mercado nacional", disse Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis.

Foi por pouco que o Civic superou o Caoa Chery Arrizo 6. Moderno e espaçoso, o sedã oferece sofisticação, desempenho e tecnologia acima dos padrões praticados pela marca até então. Ele, inclusive, é a grande aposta para roubar clientes da dupla Corolla-Civic, que há anos domina as vendas.

O novo Kia Cerato ficou em terceiro lugar. Com design mais esportivo (nitidamente inspirado no Stinger), o carro resolveu a falta de desempenho com a adoção do motor 2.0 de 163 cv. Além de mais bonito por fora, ele ganhou refinamento e espaço do lado de dentro, com direito a um dos maiores porta-malas da categoria.

UOL UOL

SUV compacto

Faz tempo que os SUVs compactos estão na moda no Brasil. Neste ano, dois grandes lançamentos dividiram as atenções no segmento.

Melhor para o Volkswagen Nivus. Desenvolvido inteiramente no Brasil para ser vendido em importantes mercados da Europa, o SUV cupê compacto abriu uma nova categoria entre os modelos feitos no país. O design ousado e os preços agressivos fisgaram muitos clientes que estavam de olho em outros modelos.

"O Prêmio UOL Carros se consolida como uma das premiações mais importantes do setor automotivo e sem dúvida ajuda a orientar o leitor na compra do carro novo. Estamos muito felizes com a vitória do Nivus na categoria SUV Compacto, o segmento mais concorrido do mercado atualmente", disse Priscila Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen.

O segundo lugar ficou com o renovado Chevrolet Tracker, que estreou logo no começo da pandemia, em março. Completamente repaginado, o carro estreou tecnologias no segmento, como a internet 4G com Wi-Fi a bordo. Também trouxe a inédita motorização 1.2 turbo nas versões mais caras - atualmente restrita à configuração topo de gama Premier.

2020 também foi o ano da estreia do novo Duster. O SUV da Renault deu um salto de qualidade em relação ao seu antecessor ao combinar design atraente, mais conteúdo e um nível de acabamento muito superior. Foi assim que ele conseguiu subir de patamar e até ameaçar modelos mais caros. No Prêmio UOL Carros, porém, ele ficou em terceiro lugar.

UOL UOL

SUV médio

Não passa de uma coincidência, mas dois modelos projetados na China disputaram o troféu na categoria de SUVs médios.

Quem levou a melhor foi o Caoa Chery Tiggo 8. Bonito e bem equipado, ele vem com itens como ar-condicionado digital, teto solar e carregador de celular por indução. Para fechar com chave de ouro, o SUV é movido por um competente motor 1.6 turbo, que entrega 187 cv.

"O Tiggo 8 foi um divisor de águas pra gente porque muitos questionavam a presença da Caoa Chery em um segmento desse. Só que a aceitação foi boa e os clientes estão vindo para nossa marca", Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.

Logo atrás vem o Ford Territory. Projetado pela JMC, o carro tem design moderno, amplo espaço interno e uma generosa lista de equipamentos, que inclui até câmera com visão em 360 graus. O motor 1.5 turbo é inédito na linha Ford, assim como o câmbio do tipo CVT.

O terceiro lugar ficou nas mãos do Jeep Compass. Líder absoluto da categoria, o carro conseguiu se manter na ponta mesmo com a chegada de novos rivais. Neste ano, o SUV trouxe pequenas mudanças nas versões. Novidades mesmo só no ano que vem, quando o modelo da Jeep ganhará novo visual e motor 1.3 turbo.

UOL UOL

SUV Premium

A briga prometia ser acirrada entre os candidatos a SUV premium. Só que entre o renovado Audi Q3 e o inédito Mercedes-Benz GLB, a vitória ficou com o Volvo XC40.

Parte deste mérito vai para a chegada do XC40 T5 híbrido, confirmando a aposta da marca nos veículos eletrificados. O SUV combina um motor 1.5 turbo de 180 cv com um motor elétrico de 82 cv, resultando em uma potência total de 262 cv. A autonomia no modo 100% elétrico pode chegar a 47 quilômetros.

"O XC40 Plug-in Hybrid veio para revolucionar. Ele é a porta de entrada para o universo dos carros híbridos Premium, um carro muito completo e que carrega todo o DNA da Volvo em segurança, tecnologia, sustentabilidade e confiabilidade. Hoje, 1 em cada 4 SUVs premium vendidos no Brasil é um Volvo e, a partir de 2021, todos eles serão híbridos ou elétricos. Estamos muito felizes com essa premiação tão importante, reforçando ainda mais nossa estratégia. Sem dúvida, mais um grande passo que a Volvo dá no nosso país", disse João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

O segundo lugar ficou com o Audi Q3. Revelado em julho de 2018, o SUV importado da Hungria é feito sobre a moderna plataforma MQB, compartilhada com vários modelos do Grupo Volkswagen. Disponível em três versões de acabamento, ele é trazido apenas com o motor 1.4 turbo de 150 cv.

Quase em cima da hora, o Mercedes-Benz GLB entrou para a lista de indicados e conquistou o terceiro lugar. Aproveitando a base do novo Classe A, ele traz um motor 1.3 turbo de 163 cv, que estreou por aqui no Classe A Sedan. Seu principal atrativo é o amplo espaço interno: o carro de linhas mais retas oferece espaço para até sete passageiros.

UOL UOL

Picape

A organização do Prêmio UOL Carros decidiu unificar as categorias de picapes leves e picapes médias. Mas isso não impediu a vitória da nova Fiat Strada.

Renovada depois de longos 22 anos, a picape leve trouxe várias melhorias frente à antiga geração, que permanece em linha como versão de entrada. Agora com cabine dupla "de verdade" e quatro portas, a Strada é vendida em três versões de acabamento e duas motorizações.

A Volkswagen Amarok V6 conquistou a segunda posição da categoria. Apesar de não ter mudanças significativas no projeto desde 2010, ela voltou às manchetes neste ano com a estreia do motor V6 atualizado. Com 258 cv, o modelo se tornou a picape média mais potente à venda no país.

O terceiro lugar ficou com a Mitsubishi L200. Além do estilo mais harmonioso (e belo), agora ela pode vir com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Nada mudou no motor 2.4 turbodiesel, mas o antigo câmbio automático foi trocado por uma caixa de seis marchas.

UOL UOL

Esportivo

Aqui a disputa ficou concentrada em dois alemães de respeito. Melhor para o Porsche 911, que foi eleito o Melhor Esportivo do Prêmio UOL Carros 2020.

"Estamos muito felizes em receber esta importante premiação do maior portal do Brasil. O 911 é o nosso principal ícone da marca e a versão Turbo S a quinta essência do que a Porsche sabe fazer de melhor, um verdadeiro esportivo que traz em seu DNA muita emoção, paixão e exclusividade", disse Rodrigo Soares, gerente de Relações Públicas e Comunicação da Porsche.

No ano, o 911 ganhou a renovada versão Turbo S, que já está disponível no país. Com um motor 3.8 biturbo de 650 cv (um ganho de 70 cv em relação à geração anterior), o esportivo precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Preço? Mais de R$ 1 milhão.

Quem também passa da cifra milionária é o conterrâneo Audi R8. A primeira reestilização da geração lançada em 2015 chegou ao Brasil com o motor V10 de 610 cv. Segundo a Audi, o "carro do Homem de Ferro" vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 330 km/h.

O Ford Mustang Black Shadow foi o terceiro colocado. O cupê é uma edição comemorativa dos 55 anos do esportivo, que é movido por um motor 5.0 V8 de 466 cv. Como diferenciais, ele traz adesivos na carroceria e detalhes em preto, como as rodas de 19 polegadas e até o emblema do cavalo na grade frontal.

UOL UOL

Elétrico ou Híbrido

O número de veículos híbridos e elétricos cresceu significativamente no mercado brasileiro em 2020.

O vencedor da categoria foi o Audi e-tron. Primeiro modelo 100% elétrico vendido pela marca alemã no país, ele é oferecido em duas versões (Performance e Performance Black). O SUV é movido por dois motores elétricos que entregam 408 cv. A autonomia é de 436 km (segundo o ciclo WLTP) em um conjunto de baterias de 95 kW.

"O Audi e-tron é um campeão de vendas e ficamos muito felizes com o reconhecimento do UOL", disse Cláudio Rawicz, diretor e comunicação e marketing da Audi do Brasil.

O segundo lugar ficou com o Mercedes-Benz EQC. O SUV é baseado no GLC, mas traz 70% de peças novas. Movido por dois motores elétricos, o modelo tem potência de 408 cv e 67,7 kgfm de torque máximo. Quando plugado no carregador de 7,2 kW vendido juntamente com o carro, o EQC precisa de 7,5 horas para ser completamente carregado.

Primeira picape 100% elétrica à venda no mundo, a JAC iEV330P conquistou o terceiro lugar. O motor elétrico tem 150 cv e 33,6 kgfm de torque máximo, enquanto a autonomia estimada é de 320 quilômetros. Segundo a JAC, o foco principal da picape está no uso para trabalho de grandes empresas.

UOL UOL

Importado

Se alguém ainda duvida do poder de atração dos SUVs, basta lembrar que dois dos três postulantes na categoria de importados são deste segmento.

Neste ano, o Land Rover Defender ficou com o troféu. O lendário jipe voltou às ruas completamente repaginado. Apesar de lotado de tecnologias que ajudam o condutor nas trilhas, ele preserva algumas características do antigo Defender, tanto no design quanto na dirigibilidade. Inicialmente, o carro é importado para o Brasil na variante 110 e em três versões de acabamento, todas com o motor 2.0 turbo de 300 cv.

O badalado BMW X6 foi o vice-campeão da categoria. Importado dos Estados Unidos na versão xDrive40i, ele traz um motor 3.0 biturbo de seis cilindros. São 340 cv e 45,6 kgfm, suficientes para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Além de espaçoso, o SUV cupê traz itens como piloto automático adaptativo e painel digital com tela de 12,3 polegadas.

A terceira posição ficou com o Volvo S60 Polestar. Ao unir luxo com sofisticação, o sedã possui até amortecedores especiais. Tudo isso com a motorização híbrida de 407 cv e baixo consumo de combustível.

UOL UOL

Utilitário

A Mercedes-Benz Sprinter bateu na trave em 2019, mas levou o Prêmio UOL Carros neste ano. A van traz design repaginado e uma boa gama de melhorias, incluindo central multimídia MBUX e assistente ativo de frenagem, capaz de pará-la em emergências. Neste ano, a marca lançou a versão Van Passageiro 19+1, cujo acesso ao interior é feito pela porta dianteira direita - como em um ônibus.

"Agradecemos a todos os jornalistas envolvidos no Prêmio UOL Carros e é uma honra para Mercedes-Benz Vans vencer na categoria "Utilitário" com a linha Sprinter na 4ª edição do evento. Com certeza, é o reconhecimento da inovação e versatilidade de nossos produtos. Esse prêmio celebra o nosso empenho como marca para atender às necessidades dos nossos clientes, mantendo a excelência dos nossos produtos e serviços durante todos os anos de atuação neste segmento", disse Aline Rapassi, gerente de Marketing de Produto & Estratégia de Rede Mercedes-Benz Vans.

Campeã da edição passada, a Peugeot Expert foi representado pela versão Minibus e conquistou o segundo lugar. Ao contrário da versão voltada para transporte de carga, o modelo foi concebido para levar passageiros. Tem capacidade para até 11 pessoas e carroceria com teto alto para melhor acomodação dos ocupantes.

Uma boa surpresa foi a volta do Fiat Doblò Cargo, que ficou na terceira posição. Quatro anos após sair de linha, o furgão retornou às lojas apenas com o motor 1.8 E.torQ de 139 cv, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Sem as fileiras de bancos atrás, ele oferece ampla área de carga e leva até 620 quilos.

UOL UOL

Destaque do ano

A categoria "Destaque do Ano" teve três postulantes de peso neste ano.

Mas, no fim das contas, deu Fiat Strada. Com um projeto mais moderno e pensado para as preferências do consumidor atual, ela manteve a tradição de inovações ao se tornar a primeira picape leve com cabine dupla e quatro portas. Assim fica fácil entender porque a picape foi o carro mais vendido do país em setembro.

"É uma grande honra e orgulho receber esse prêmio em nome da equipe da FCA e dos 26 mil colaboradores da América Latina. A Strada é um carro muito inovador desde quando surgiu no mercado brasileiro em 1998", comentou Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa da FCA.

Logo atrás veio o Volkswagen Nivus. Posicionado abaixo do T-Cross, o modelo inaugurou a categoria de SUVs cupês compactos no mercado brasileiro. O design arrojado e a moderna central multimídia VW Play são alguns destaques, bem como a oferta de itens inéditos no segmento, como frenagem autônoma de emergência.

O Chevrolet Tracker foi uma das maiores novidades no segmento de SUVs compactos, o que lhe rendeu o terceiro lugar. A nova geração trouxe design repaginado, motorizações turbo e conteúdo generoso, com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração em todas as versões. Resultado: hoje ele briga pela liderança do segmento.

UOL UOL

Montadora do ano

Em um ano tão tenso e desafiador como foi 2020, três montadoras se destacaram na indústria nacional.

Quem levou o Prêmio UOL Carros foi a Volkswagen. Mesmo sofrendo com os imprevistos que abalaram toda a indústria, a empresa fez vários lançamentos neste ano. Além dos esportivos Polo GTS e Virtus GTS e da Amarok V6, a marca concentrou seus esforços no Nivus.

Deu certo: a pré-venda foi um sucesso e o carro já é presença constante nas ruas. E antes do ano terminar, ainda deu tempo de revelar o Taos, novo SUV médio que chega ao país em 2021.

"Também ficamos muito honrados com a indicação da Volkswagen como Montadora do Ano. Esse prêmio ratifica o compromisso da empresa em oferecer produtos cada vez mais modernos e conectados, desenvolvidos com foco no consumidor da região América do Sul", afirma Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen.

Houve um feito inédito nesta categoria com um empate no segundo lugar. Fiat e Caoa Chery dividiram o posto com 111 pontos cada.

A Caoa Chery trouxe importantes lançamentos, como os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6 e o utilitário esportivo Tiggo 8. Com projetos de qualidade, generosas listas de equipamentos e preços atraentes, eles estabeleceram um novo patamar de qualidade e competitividade, enterrando qualquer preconceito em relação à marca chinesa.

A Fiat também teve um ano agitado. Forçada a adiar seus planos temporariamente por conta da pandemia, a empresa só conseguiu lançar a nova Strada em junho, alguns meses depois do planejado. Mesmo assim, a empresa teve motivos para celebrar, já que viu a picape ser o carro mais vendido do país em setembro - destronando o líder Onix e encostando na líder Chevrolet. De quebra, a marca ainda fechou o ano na briga pela liderança geral de vendas.

UOL UOL

Pós-venda

Os leitores de UOL Carros puderam escolher, através de votação popular, a montadora que ofereceu os melhores serviços aos clientes em 2020.

A enquete contou com mais de 6 mil votos. A Kia foi a vencedora com 29,43% da preferência, seguida de Renault (22,26%) e Citroën (10,80%).

A enquete foi realizada entre os dias 20 de novembro e 14 de dezembro.

"Estou muito orgulhoso porque já recebemos esse prêmio no ano passado e o conquistamos novamente em 2020. Quando a pandemia começou nossa intenção foi proteger o nosso cliente e traçamos um trabalho forte com a rede de concessionárias para prepará-las para receber nosso cliente, e graças a Deus acho que conseguimos superar tudo isso", declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

Topo