Prêmio UOL Carros 2019

Toyota é destaque do evento e leva três troféus; confira os vencedores em 13 categorias

Do UOL, em São Paulo UOL

A terceira edição do Prêmio UOL Carros ocorreu na noite de ontem (3), em São Paulo, e prestigiou os destaques do mercado automotivo no ano. O júri composto por 12 jornalistas especializados no setor escolheu os melhores em 12 categorias.

A grande vencedora da noite foi a Toyota, que deixou o evento com três troféus: "Melhor SUV Médio", com o RAV4, "Melhor Sedã Médio" e "Destaque do Ano", ambos com o Corolla.

A edição 2019 do Prêmio UOL Carros ainda contou com uma novidade: o público elegeu a vencedora da categoria "Melhor Pós-Venda", em enquete realizada na página de UOL Carros e que teve a Kia Motors como ganhadora.

"O Prêmio UOL Carros está cada vez maior e é muito importante para nós. É uma responsabilidade e um privilégio para o UOL promover uma indústria tão importante e fundamental para o futuro do Brasil como a indústria automobilística", afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.

Bebeto Pirró, Diretor de Publicidade do UOL, falou sobre a importância do evento. "O Prêmio UOL Carros veio para preencher uma lacuna no mercado. A gente já tinha prêmios de outras editorias, mas faltava um para o maior produtor de conteúdo. É por isso que há três anos realizamos esse prêmio, que vem com novas categorias e mais consistência nesta edição".

Já o Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello, ressaltou a grandiosidade da premiação, que chega ao seu terceiro ano. "Nosso prêmio está cada vez maior e mais importante. É um momento de festa no qual celebramos a indústria, posicionando o UOL Carros como um veículo que melhor cobre este setor", afirmou.

Como funcionou a votação

Os quatro indicados de cada categoria foram definidos pela equipe de UOL Carros, considerando como critérios 'design', 'custo-benefício', 'itens de série', 'desempenho' e 'consumo'.

Coube aos 12 jurados apontar a colocação de cada concorrente em sua respectiva categoria. A posição determinada por cada membro do júri correspondeu à seguinte pontuação.

1º colocado - 10 pontos
2º colocado - 6 pontos
3º colocado - 3 pontos
4º colocado - 1 ponto

A somatória dos pontos indicados pelos jurados determinou o vencedor de cada categoria. Confira a seguir os premiados.

Hatch compacto

Substituir o carro mais vendido do Brasil há cinco anos. Foi essa a dura missão da Chevrolet com o novo Onix. Revelada em setembro deste ano, a segunda geração do modelo elevou o sarrafo da categoria ao trazer uma série de equipamentos pouco comuns ou até ausentes no segmento - inclusive no próprio Onix.

Além do design inteiramente repaginado, fruto de um projeto realizado em conjunto com profissionais da China, o Onix oferece novas motorizações 1.0 aspirada (com até 82 cv) e 1.0 turbo (de até 116 cv).

O projeto ganhou em segurança com a oferta de 6 airbags de fábrica desde a versão de entrada. A lista de equipamentos inclui ainda itens como central multimídia MyLink de terceira geração com internet 4G e Wi-Fi, partida do motor por botão, piloto automático, assistente de estacionamento, carregador de telefone celular por indução e assistente de partida em rampas. Para melhorar, a Chevrolet manteve os preços praticados na geração anterior.

Por conseguir renovar um modelo campeão de vendas e ainda trazer melhorias ao seu modelo de entrada é que o Chevrolet Onix se sagrou o grande vencedor da categoria de hatches compactos do Prêmio UOL Carros.

"O UOL é uma mídia muito relevante e estamos muito honrados em receber este prêmio. Os hatches representam metade do nosso mercado e estamos mais fortes com o novo Onix, que tem tudo para manter a liderança do mercado", afirmou Victor Oyama, especialista em produto da General Motors do Brasil.

Sedã compacto

Duas das principais novidades do segmento em 2019, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S logo despontaram como fortes candidatos ao título de melhor sedã compacto do Prêmio UOL Carros.

Por apenas três pontos, o troféu ficou com o carro da montadora sul-coreana, que trouxe um nível de sofisticação ainda maior do que seu antecessor, que já fez sucesso por ter elevado o patamar da categoria após seu lançamento.

Desta vez, o sedã trouxe design inspirado nos sedãs mais luxuosos da marca coreana e um importante item inédito no segmento: frenagem autônoma de emergência. E como se não bastassem tantas virtudes, o HB20S ainda ganhou a opção de motor 1.0 turbo com injeção direta.

Além das qualidades indiscutíveis do vencedor, pesou na decisão final dos jurados o recall por incêndio sofrido pelo Onix Plus na semana da votação.

"Esse prêmio é muito importante para a Hyundai pela abrangência que o UOL tem no país, e também porque ele é feito por jornalistas mais respeitados do país", declarou Maurício Jordão, gerente de relações públicas e imprensa da Hyundai Motor Brasil.

Sedã médio

Líder disparado de vendas entre os sedãs médios, o Toyota Corolla foi o único modelo a vencer por unanimidade em sua categoria no Prêmio UOL Carros. Motivos para a vitória não faltam: na 12ª geração, o Corolla mexeu e muito em um time que já estava ganhando.

Além do visual mais arrojado, por baixo da carroceria tudo é novo com a adoção da plataforma modular e global TNGA. Com ela, a carroceria teve um aumento de 60% na rigidez torcional, deixando o sedã mais agradável, preciso e silencioso para dirigir.

A nova base também agregou outros incrementos importantes. Por ser a mesma base utilizada no Prius, o Corolla finalmente ganhou uma versão híbrida, a primeira com tecnologia flex do mundo. Com o auxílio de um motor elétrico, o consumo pode chegar a 20 km/l com gasolina na cidade.

Nas versões convencionais, o novo motor 2.0 bicombustível ficou muito mais potente e o câmbio CVT também foi modificado, ganhando uma primeira marcha com engrenagens para mais agilidade nas arrancadas. Tudo isso com segurança reforçada: traz sete airbags em toda a gama e traz até frenagem automática de emergência.

Diego Viana, gerente de produtos locais da Toyota do Brasil, comentou sobre a importância do prêmio. "Estamos muito felizes com a premiação. O Corolla é um divisor de águas no mercado brasileiro e gostaria de agradecer nossas concessionárias, clientes e fornecedores".

SUV compacto

A categoria dos SUVs compactos é a que mais cresce no Brasil. Praticamente todas as montadoras têm hoje um produto no segmento, comprovando que a concorrência é acirrada. A Volkswagen foi uma das últimas marcas a entrar na briga ao lançar o T-Cross em abril.

Para compensar o atraso, a marca alemã caprichou no projeto, baseado na mesma plataforma MQB utilizada em modelos diversos como Polo, Golf e até o Passat. Moderna e modular, possibilitou agregar uma construção sólida, que proporcionou nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP.

Além disso, a nova base estrutural proporcionou o acréscimo de itens tecnológicos e de segurança, alguns inéditos na categoria, como frenagem de emergência pós-colisão e seletor com quatro modos de condução.

Ainda pode trazer equipamentos como teto solar panorâmico e saída de ar para o banco traseiro com duas portas USB. Por falar em conectividade, tem uma das melhores centrais multimídia do mercado.

Quanto à parte mecânica, hoje é o único utilitário esportivo nacional, de marca generalista, a ser vendido com motor turbo em toda a gama - antecipando uma tendência que gradativamente tem se alastrado por outras marcas. Com o turbo, consegue andar bem e oferecer baixo consumo de combustível.

"O Prêmio UOL Carros é o mais importante da internet, dada a relevância do UOL, e para nós é muito importante ser reconhecido por jornalistas de primeira linha", afirmou Priscilla Cortezze, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Volkswagen América Latina.

SUV médio

O Toyota RAV4 foi uma grata surpresa em um ano sem grandes lançamentos no segmento de SUVs médios.

Agora feita sobre a plataforma TNGA (a mesma do novo Corolla), a nova geração estreou no Brasil em maio deste ano com importantes novidades. A principal delas é a inédita motorização 2.5 híbrida, capaz de entregar 175 cv e torque máximo de 22,5 kgfm.

O design também evoluiu bastante e trocou o visual tímido por linhas mais marcantes e esportivas. Importado em duas versões, o RAV4 pode vir com várias tecnologias de assistência à condução, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão.

Com essas novidades, o SUV mais vendido do mundo finalmente repetiu o sucesso no mercado brasileiro. E de quebra ainda levou o Prêmio UOL Carros.

"Esse prêmio é muito importante para nós porque acreditamos muito no sucesso do RAV4. Ele é um SUV com a linha inteiramente híbrida e está sendo um sucesso de vendas no Brasil", afirmou Silvia Yamane, Gerente de Produtos Importados da Toyota do Brasil.

SUV premium

Os SUVs estão em alta e as marcas de luxo oferecem cada vez mais opções variadas na categoria, seja em tamanho, potência ou estilo. O Q8, da Audi, chegou para ser a opção mais sofisticada da marca e também a que mais chama a atenção: tem porte avantajado e carroceria com perfil de cupê.

Traz vários elementos mecânicos e de construção compartilhado com o Lamborghini Urus. Mesmo não sendo barato, é muito mais acessível que o "primo" italiano. Com a opção de suspensão a ar e tração integral, traz toda uma parafernália de sensores e assistentes para você encarar uma estrada de terra, se quiser.

Por dentro, o novo Q8 oferece quase todos os recursos de conforto e tecnologia disponíveis em um carro da Audi. Os comandos das principais funções são concentrados em três telas de alta resolução, duas delas táteis, no console central, e oferece acabamento sofisticado e, ao mesmo tempo, arrojado.

Mesmo sem trazer o motor V8 biturbo do Urus, seu V6 turbinado de 340 cv com sistema híbrido leve dá conta de empurrar com vigor suas mais de duas toneladas de massa e os cinco metros de comprimento. Para quem deseja ainda mais desempenho, lá fora já foi revelada a a versão RS Q8, que traz sob o capô o motor 4.0 V8 biturbo de 600 cv, que em algum momento deve ser oferecida no Brasil.

Potente, bem equipado e bonito, o Q8 também traz muito conforto para quem viaja no banco traseiro, que traz saídas de ar-condicionado e controles de ventilação e temperatura individuais. Também oferece bastante espaço para bagagens, graças ao porta-malas com capacidade para 605 litros.

Cláudio Rawicz, Diretor de Marketing e Comunicação da Audi Brasil, agradeceu o reconhecimento do júri. "É uma honra muito grande para a Audi receber esta premiação tão valioso na indústria automotiva, dado por jornalistas de alto nível. O Q8 é um carro super importante para a marca no mundo todo e chegou ao Brasil encantando clientes por todo o país, representando o que a Audi tem de mais avançado na tecnologia".

Picape média

A Ford Ranger foi o modelo que teve mais alterações em 2019. A estreia da linha 2020 trouxe uma leve reestilização e outras mudanças longe dos olhos, incluindo uma recalibragem na suspensão que melhorou o conforto na condução.

Oferecida nas versões XL, XLS, XLT e Limited, a picape abandonou a motorização flex e segue em linha com os motores 2.2 e 3.2 turbodiesel, de 160 cv e 200 cv, respectivamente.

O modelo se destaca pela desenvoltura na condução fora-de-estrada, oferecendo tração 4x4 com reduzida e a maior capacidade de imersão do segmento: 800 milímetros.

Foi com estas credenciais que a Ranger conquistou o troféu de Melhor Picape no Prêmio UOL Carros.

"O Prêmio UOL Carros presta um verdadeiro serviço ao consumidor brasileiro, pois fornece uma opinião técnica e imparcial que ajuda o cliente no momento de decisão de compra. Estamos realmente orgulhosos de receber este prêmio das pessoas que entendem da indústria e dos produtos do mercado brasileiro", ressaltou Daniel Sinzato, gerente de Marketing da Ford.

Esportivo

Clássico e em constante evolução, o Porsche 911 chegou à nova geração mantendo a essência, porém trazendo aprimoramentos com foco no que mais interessa: divertir-se ao volante com muita segurança.

A tradicional silhueta está lá, bem como o motor com seis cilindros contrapostos na horizontal, instalado na traseira. Além de ficar mais forte em todas as versões, recebeu ajustes na suspensão e na assistência elétrica do volante para ficar ainda mais afiado e preciso.

Bom de acelerar e dono de um visual inconfundível, o 911 também é recheado de modernidades e assistentes eletrônicos para se manter nos trilhos - apesar de 60% do peso estar concentrado na parte traseira.

Por dentro, está sofisticado como nunca, trazendo painel de instrumentos digital com conta-giros analógico ao centro - uma das várias referências ao 911 de primeira geração, lançado há mais de 50 anos. A lista de comodidades inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e bancos ventilados e/ou aquecidos.

O câmbio PDK de dupla embreagem é um dos mais rápidos e precisos que você vai encontrar no mercado e a posição de dirigir bem esportiva é um convite para acelerar. Um clássico sempre pode melhorar e a Porsche prova isso a cada nova geração do 911.

Werner Schaal, diretor de Vendas da Porsche, celebrou o prêmio de Melhor Esportivo: "A premiação deste ano foi muito especial para nós, nos sentimos muito honrados em receber este prêmio da imprensa especializada pelo nosso ícone, o 911, o carro que simboliza a marca Porsche no mundo".

Elétrico

O Nissan Leaf é um dos carros elétricos mais vendidos do planeta, mas estreou no mercado brasileiro apenas em julho deste ano. E já começou seu primeiro ano no país com o Prêmio UOL Carros na categoria de Elétrico.

A segunda geração do hatch evoluiu consideravelmente em design e agora está alinhado com a identidade visual da marca japonesa. Bonito por fora, o Leaf também é espaçoso e confortável por dentro. Além disso, o carro traz soluções inusitadas, como uma espécie de joystick em formato redondo no lugar da manopla de câmbio convencional.

Com autonomia de 240 quilômetros (ou 389 quilômetros segundo o ciclo europeu NEDC), o modelo pode vir com um carregador doméstico capaz de recarregar as baterias em oito horas. Se o cliente optar por uma estação de recarga rápida ele pode ter 80% da autonomia total em apenas 40 minutos de recarga.

"É uma honra e um orgulho estar aqui em nome da Nissan recebendo esse prêmio na categoria Carro Elétrico. O Nissan Leaf é o carro elétrico mais vendido no mundo e é importante dizer sobre a nossa responsabilidade com o planeta, não só na confecção dos produtos, mas também com toda uma geração de carros elétricos", comentou Fabiano Capelasso, gerente de Marketing da Nissan.

Importado

Por uma pequena margem, o Volvo S60 ganhou do Range Rover Evoque na votação dos jurados na categoria de Melhor Carro Importado. Não poderia ser diferente, pois os dois carros evoluíram muito nas suas novas gerações.

O sueco levou a melhor por trazer dirigibilidade, equipamentos e segurança em nível de concorrer de igual para igual com o triunvirato alemão formado por BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. Em alguns aspectos, o S60 se sai até melhor.

Bonito, também ficou bem mais espaçoso, crescendo quase 10 cm na distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, teve um acréscimo de mais de 60 litros na sua capacidade. A cabine traz excelente acabamento e controles fáceis e intuitivos de se operar, concentrados na central multimídia com tela tátil.

As suspensões oferecem um bom equilíbrio entre conforto e dinâmica e o conjunto mecânico agrada desde a versão de entrada, equipada com motor 2.0 turbo de 190 cv. Na configuração topo de linha T8, acrescenta à receita um sistema híbrido plug-in, que eleva a potência a mais de 400 cv e permite rodar no modo 100% elétrico.

Bom de acelerar, também é um Volvo e isso significa muito foco na segurança. O S60 não foge à regra e, além de rodar de forma semiautônoma, pode ser equipado com itens como alerta de tráfego cruzado, frenagem automática e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

"É uma honra e uma satisfação muito grande levar esse prêmio com o S60, que é um carro que marca a nossa reestreia entre os sedãs, uma categoria extremamente importante no mercado premium. É o terceiro prêmio que ganhamos neste ano, e com certeza o do UOL é o mais importante de todos", celebrou Camila Matheus, diretora de Marketing da Volvo Cars Brasil.

Utilitário

A nova categoria de Utilitários foi também a mais disputada do Prêmio UOL Carros. Apenas um voto separou o vencedor do vice-campeão. Melhor para a PSA, que levou o título com o Peugeot Expert, que superou por pouco o Mercedes-Benz Sprinter.

A van cativou uma boa parcela dos empresários por sua versatilidade. As dimensões mais compactas fazem dela o carro ideal para circular pelas grandes cidades. O teto mais baixo, por exemplo, permite a entrada em garagens convencionais.

A cabine tem conforto de automóvel de passeio e a dirigibilidade surpreende para um carro feito para o trabalho. Do lado direito há uma porta corrediça que facilita o acesso ao compartimento de carga, capaz de levar até 1.500 kg.

"Para nós é uma satisfação receber este reconhecimento do UOL, que é a referência entre os portais no Brasil. A Peugeot Expert chegou para encontrar um segmento que estava completamente esquecido no país e ela traz uma versatilidade que é única", disse Marcos Brier, diretor de comunicação da Peugeot.

Destaque do ano

Vendedor da categoria de Melhor Sedã Médio, o novo Toyota Corolla também foi o Destaque do Ano na avaliação dos jurados do Prêmio UOL Carros.

Motivos não faltaram para o Toyota superar por ampla margem o novo Chevrolet Onix. Além de ser o primeiro automóvel híbrido flex do mundo, traz construção mais refinada, visual mais arrojado e equipamentos de segurança avançados, como alerta de mudança involuntária de faixa e frenagem automática.

A posição de dirigir e o centro de gravidade como um todo ficaram mais baixos, enquanto a suspensão traseira passou a ser do tipo independente, como no rival Honda Civic. Ou seja: ficou mais seguro e divertido de dirigir.

Quem compra movido pela emoção também vai gostar do novo Corolla, que ficou arrojado como nunca e pode trazer, na versão mais completa, faróis full-LED com luz alta automática. Além disso, as versões não híbridas ganharam um incremento importante de potência, mantendo preço competitivo.

No conjunto da obra, o Corolla 2020 elevou o patamar dos sedãs compactos e dos carros nacionais como um todo e por isso merece a vitória.

"Gostaria de agradecer muito a todos os jurados de UOL Carros. É um reconhecimento da marca, coroado com os dois prêmios recebidos a qualidade e o DNA da Toyota", disse Diego Viana, gerente de produtos locais da Toyota do Brasil.

Divulgação Divulgação

Pós-Venda

Os leitores de UOL Carros puderam escolher, através de votação popular, a montadora que ofereceu os melhores serviços aos clientes em 2019.

A Kia Motors foi a vencedora com 17,71% da preferência, seguida de Mitsubishi (16,69%) e Volkswagen (11,50%).

A enquete foi realizada entre os dias 12 e 21 de novembro e contou com mais de 33 mil votos.

"É um prêmio de extrema importância para nós, pois reconhece todo o trabalho de nossa equipe e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma votação popular, o que traz todo nosso foco em experiência do cliente", disse Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Motors.

Topo