Onix RS x HB20 Sport

Líder de vendas ganha versão 'esportivada' e chama hatch da Hyundai para briga de aparências

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

Diz um antigo slogan de uma marca de refrigerantes que "imagem não é nada". Pode ser verdade para muita coisa, mas não é o caso da indústria automotiva. Prova disso é o sucesso das versões "esportivadas" que investem no estilo como principal argumento de vendas.

A Chevrolet acaba de regressar ao grupo com o Onix RS. Apesar do visual agressivo, ele traz sob o capô o mesmo motor 1.0 turbo das demais versões, associado apenas ao câmbio automático de seis marchas.

Não por acaso, trata-se da mesma configuração do Hyundai HB20 Sport. O modelo da marca coreana veio primeiro e custa mais barato: R$ 72.590, exatamente R$ 3 mil a menos do que os R$ 75.590 pedidos pelo Onix RS.

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Murilo Góes/UOL
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Ficha técnica: Chevrolet Onix RS

Preço: R$ 75.590

Motor: 1.0, 12V, turbo, 3 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm / 16,3 kgfm a 2.000 rpm

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h

Consumo: 9,4 km/l / 11,2 km/l (etanol) / 13,5 km/l / 16 km/l (gasolina)

Dimensões: comprimento, 4,16 m; largura, 1,73 m; altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,56 m

Porta-malas: 275 litros

Tanque: 44 litros

Peso: 1.085 kg

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Ficha técnica: Hyundai HB20 Sport

Preço: R$ 72.590

Motor: 1.0, turbo, 12V, injeção direta, 3 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potencia: 120 cv a 6.000 rpm

Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm

0 a 100 km/h: 10,7 s

Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo: 8,2 km/l / 10,4 km/l (etanol) / 11,7 km/l / 14 km/l (gasolina)

Dimensões: comprimento, 3,94 m; largura, 1,72 m; altura, 1,47 m; entre-eixos, 2,53 m

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 50 litros

Peso: 1.091 kg

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Design

Onix tem estilo mais atraente do que rival

Não foram poucas as pessoas que criticaram o design da segunda geração do HB20. Mas muitos dos críticos também concordam que a versão Sport trouxe um estilo mais atraente ao hatch.

A grade frontal de dimensões um pouco exageradas ganhou uma moldura em preto brilhante, que, de tão bem aceita, hoje equipa o restante da gama HB20.

O pacote inclui ainda spoiler dianteiro, saias laterais, aerofólio e um novo para-choque traseiro, Nas laterais, o carro ganhou um aplique nas colunas "C" com o nome da versão em alto relevo, enquanto as rodas de liga leve têm desenho exclusivo.

A fórmula é seguida à risca pelo Onix RS, que acrescenta alguns detalhes exclusivos.

A grade frontal pintada em preto brilhante ganhou um discreto logotipo RS e os faróis de neblina ganharam molduras na mesma cor. As rodas de liga leve também foram desenhadas apenas para esta versão e trazem pintura preta, assim como o aerofólio bem pronunciado.

Comparando os dois modelos lado a lado, o Onix RS chama mais atenção por ser maior e parecer mais imponente - algo que já acontece mesmo nas versões de entrada dos hatches.

A "maquiagem esportiva" é mais sofisticada no Onix, que aposta nos detalhes em preto brilhante, enquanto o HB20 Sport investe em apliques nas cores vermelha e preta. Portanto, o primeiro ponto vai para o Onix.

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Desempenho

Mais esperto, HB20 Sport honra o sobrenome

Os dois hatches apostam na eficiência dos motores de 1-litro turbinados. O Onix RS entrega 116 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com etanol. Não foi realizada nenhum tipo de calibração ou mudança para a nova versão.

Embora o conjunto seja rigorosamente o mesmo das outras configurações, os números de desempenho são bem satisfatórios: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,1 segundos e a velocidade máxima é de 187 km/h. O HB20 praticamente empata com 10,7 segundos e 190 km/h, respectivamente.

É claro que nenhum deles proporciona a mesma injeção de adrenalina de um Sandero R.S., até porque faltam elementos cruciais como uma suspensão com calibragem mais firme, uma direção mais direta e um ronco mais encorpado.

Mas não pense que o Onix é modorrento - muito pelo contrário. Ele consegue divertir quem está atrás do volante e peca apenas nas arrancadas, quando o câmbio automático parece ter um pouco de dificuldade para entender que precisa trabalhar rápido.

Só que é o HB20 que empolga mais. Seu câmbio trabalha de forma mais eficiente em baixas rotações e faz o hatch embalar de forma mais linear e principalmente mais suave do que o Onix, que leva alguns segundos para acordar antes de despertar repentinamente.

E já que estamos analisando dois hatches com pretensões esportivas (ao mesmo no visual), o HB20 é mais equilibrado nas curvas. A carroceria inclina bem menos e a direção consegue ser tão leve quanto a do Onix sem transmitir uma sensação de insegurança em velocidades altas, algo que acontece no Onix. O hatch da Chevrolet parece mais "solto" nas mãos do motorista acima dos 100 km/h.

Na hora de abastecer, o compacto da GM fica mais tempo sem reabastecer. Os números do Inmetro indicam até 16 km/l na estrada com gasolina no tanque, enquanto o HB20 chega a fazer 14 km/l com o mesmo combustível. Na cidade, o modelo da Chevrolet também leva a melhor.

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Equipamentos

Briga é boa, mas Onix se destaca em segurança

Pode ser o "trauma" de zerar o teste de colisão feito com a geração anterior, mas fato é que, hoje, a segurança é um dos pontos fortes do Onix.

Todas as versões saem de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistência de partida em rampas, itens muitas vezes ausentes na maioria dos rivais. O HB20 traz apenas as bolsas frontais obrigatórias por lei, mas vem com os demais itens.

De resto, a lista de equipamentos de série do Onix RS parece ter sido copiada do HB20 Sport - que veio antes.

Fora os itens citados anteriormente, ambos saem de fábrica com central multimídia com tela de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas, rodas de liga leve de 16 polegadas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático com limitador de velocidade, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade e sensores de estacionamento traseiros, entre outros equipamentos.

Nenhum deles traz câmera de ré, partida do motor por botão e destravamento das portas sem chave.

O Onix não possui carregador de celular por indução e paddle shifts atrás do volante para trocas de marcha, itens presentes de fábrica no HB20.

O modelo da Chevrolet também dispensa internet 4G com Wi-Fi a bordo, justamente um dos diferenciais alardeados pela empresa no lançamento do Onix e que agora só equipa a versão Premier). E também não há o sistema de telemática OnStar.

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Vida a bordo

HB20 é elegante, mas Onix tem mais esportividade

É inegável o salto de qualidade causado por esses dois modelos no segmento de compactos. E isso se manteve nas novas gerações de Onix e HB20, ambas apresentadas em 2019.

Nenhum deles aparenta pertencer a uma categoria de entrada do nosso mercado. Plásticos são de boa qualidade e as peças são bem encaixadas. É difícil achar parafusos aparentes, rebarbas e outros indícios claros de economia de custos nos dois carros.

A cabine do HB20 transmite maior sensação de requinte. Diferentes tons de preto sugerem maior sofisticação, combinando com o revestimento dos bancos em couro sintético com tecido e costuras em vermelho.

O Onix, por sua vez, não fica muito atrás, mas ainda perde para o rival no esmero do acabamento. Em contrapartida, os detalhes em vermelho trazem um estilo diferente (e esportivo) ao interior e, assim como no rival, os bancos combinam couro sintético e tecido.

O espaço interno, porém, é maior no Onix, especialmente para as pernas de quem viaja no banco de trás.

No fim das contas, o Onix leva mais uma.

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Custo-benefício

HB20 é mais barato e mais completo

Sim, existe uma diferença de consideráveis R$ 3 mil entre HB20 e Onix.

Os custos de manutenção são bem próximos. O dono de um Onix vai pagar R$ 3.248 para fazer as revisões de 10 mil a 60 mil quilômetros, ao passo que o pacote das seis primeiras revisões na rede autorizada Hyundai sai por R$ 3.316,66. Fora isso, o valor do seguro é ligeiramente menor no Onix (R$ 1.600) do que no HB20 (R$ 1.900, em média).

É bom lembrar que só o Onix vem com airbags laterais e do tipo cortina, indisponíveis no rival da Hyundai. Só que o HB20 Sport entrega alguns equipamentos a mais, como carregador de celular por indução e paddle shifts atrás do volante, mesmo custando menos.

A decisão é difícil, mas, por custar menos e trazer mais equipamentos, o HB20 leva a melhor.

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Vencedor: Onix RS

Ele custa mais, mas é mais seguro e seduz pelo visual

Eleger o vencedor deste duelo foi uma decisão das mais difíceis. Chevrolet Onix RS e Hyundai HB20 Sport são muito parecidos em propostas, desempenho e até conforto a bordo.

O modelo da Hyundai é mais barato na hora de compra, mas é um pouco mais caro para manter. Se isso não for problema para você, o HB20 te presenteará com um desempenho ágil, bons números de consumo e um interior bastante confortável.

Entretanto, o Onix RS desponta como melhor negócio. Apesar de custar R$ 3 mil a mais, ele compensa a diferença ao vir com seis airbags, contra apenas dois do concorrente. Fora isso, ele trata melhor os passageiros mais altos, possui desempenho interessante e é um dos compactos mais bonitos do mercado na atualidade - principalmente com a roupagem esportiva.

De tão parelha, esta disputa poderia terminar empatada. Mas como segurança é prioridade para nós, o Onix vence o duelo.

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