JAC iEV20

Opção interessante para uso urbano, "elétrico mais barato do Brasil" ainda está longe de ser uma pechincha

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo Murilo Góes/UOL

Carros elétricos poderiam ter uma presença muito maior nas ruas brasileiras. Porém, a falta de infraestrutura para recarga e principalmente os preços proibitivos restringem este tipo de veículo para poucos endinheirados.

Só que como toda tecnologia a gente espera que o preço baixe com o tempo até o ponto em que todo mundo possa ter um carro movido a eletricidade.

Esse dia ainda está longe de chegar, mas parece que o cenário vai mudando a passos de tartaruga. A JAC já deu sua contribuição com o IEV20, que desembarca no Brasil em janeiro com o status de carro elétrico mais barato do país.

Mas será que vale a pena desembolsar R$ 119.990 por este pequenino e ecológico modelo?

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Vem cá, te conheço?

A gente sabe que o iEV20 está longe de ser uma pechincha. Mesmo assim, ele ainda é o carro elétrico mais acessível do país, já que o segundo modelo mais barato é o Renault Zoe, que custa R$ 149.900.

Por quase R$ 21 mil a menos você dirige um subcompacto de quatro portas capaz de levar quatro passageiros e pouca bagagem - o porta-malas tem apenas 121 litros de capacidade volumétrica.

E sim, você conhece o iEV20 de algum lugar: ele é uma versão profundamente reestilizada do antigo J2 que saiu de linha em 2017. Fica até meio difícil reconhecê-lo de cara, e isso significa que os designers da JAC fizeram um bom trabalho na renovação do design.

Os faróis ficaram bem mais harmoniosos e bonitos e a grade frontal foi trocada por uma peça com aberturas mais discretas. Atrás, as lanternas que antes acompanhavam o formato das colunas "C" foram substituídas por peças menores e mais discretas.

Há ainda um suporte externo para estepe, que dá um toque mais aventureiro para o pequenino chinês. E detalhe: a abertura da tampa é realizada para cima (e nem fica tão pesada por conta do pneu sobressalente), dispensando suportes complexos ou que possam ser mais uma fonte de barulho com o tempo de uso.

Itens avaliados

Design (4): a reestilização disfarça bem a idade do velho J2, deixando o iEV20 com uma cara simpática.

Desempenho (3): o iEV20 deixa claro sua vocação urbana, e chega até a ser empolgante no modo mais esportivo. No dia-a-dia, porém, é bem pacato.

Custo-benefício (4): mesmo sendo o elétrico mais barato do Brasil, o iEV20 seria mais atraente se custasse menos - algo em torno de R$ 60 mil faria dele uma compra bem interessante.

Equipamentos (3): o pequeno JAC não traz nada além do trivial.

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Não é potente, mas dá conta

O iEV20 não é um exemplo de potência. São apenas 68 cv, muito pouco perto de outros carros elétricos.

O Zoe, por exemplo, tem 92 cv e está longe de ser um dos mais potentes. Mesmo assim, o subcompacto consegue ser divertido no dia-a-dia, graças ao torque instantâneo de 21,9 kgfm. Basta pisar no acelerador que o pequeno JAC arranca com vigor, fazendo a alegria do motorista nas saídas de semáforos e ultrapassagens.

São três modos de condução, sendo que um deles limita a velocidade do carro a 70 km/h para preservar a autonomia do carro. Os demais "liberam" o iEV20 para andar mais rápido, mas a duração da bateria cai de acordo com o modo escolhido.

Bom lembrar que a velocidade máxima é limitada a 110 km/h, o que faz o modelo ser um pouco perigoso para dirigir nas estradas e até em vias expressas.

Se o desempenho não é de encher os olhos, por outro lado ele entrega algo que todo carro elétrico traz: baixo custo de rodagem. Segundo a JAC, o proprietário gasta R$ 25 para carregar as baterias, muito menos do que pagaria se precisasse encher o tanque de um carro a combustão. A autonomia informada pela fabricante é de até 400 quilômetros, mas, na prática, espere algo em torno de 250 quilômetros - o que é muito bom mesmo assim.

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Apertado e bonito

Não há surpresas na lista de equipamentos do iEV20. O modelo é vendido em versão única sem nome e sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, espelhos retrovisores com regulagens elétricas e câmera de ré. A central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay e é relativamente fácil de operar, embora seja um pouco difícil de visualizar as informações na tela.

O interior é bonito e muito bem acabado, especialmente nas portas com forração em couro. A tela da central multimídia é "flutuante" (algo que nem as fabricantes mais renomadas conseguiram fazer) e fica bem no topo do console, que tem um desenho interessante e botões bem posicionados. Só o painel de instrumentos é que merecia mais cuidado: o visual pobre demais lembra o dos brinquedos dos anos 80.

O banco do motorista é um pouco alto demais, mas a posição de dirigir é boa para um carro tão pequeno - o iEV20 tem 3,77 metros de comprimento. Falta, porém, espaço no banco de trás e o assoalho é mais alto do que o normal por conta da instalação das baterias, fazendo com que os ocupantes do banco traseiro viajem com as pernas e joelhos longe do assento.

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Vale a pena?

O iEV20 é uma opção bastante interessante para quem quer entrar no mundo dos carros elétricos, mas com algumas ressalvas.

Não há como utilizá-lo em viagens mais longas, e isso não acontece nem por conta da autonomia - que é muito boa, por sinal -, e sim por causa da limitação de velocidade máxima.

O espaço interno diminuto também acaba com qualquer pretensão de viajar com mais de quatro pessoas mais bagagem.

Entretanto, o iEV20 é uma compra interessante para uso estritamente urbano. Pequeno e ágil, ele define a utilidade de um carro elétrico. Seria ainda mais atraente se custasse mais barato, algo em torno de R$ 60 mil a R$ 80 mil.

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Concorrentes

Divulgação

Renault Zoe

Preço: R$ 149.900
Motor: elétrico
Câmbio: automático, sem marchas
Potência: 92 cv a 3.000 rpm
Torque: 22,4 kgfm disponíveis instantaneamente
0 a 100 km/h: 13,2 segundos
Velocidade máxima: 132 km/h
Dimensões: comprimento, 4,08 m; largura, 1,73 m; altura, 1,56 m; entre-eixos, 2,58 m
Porta-malas: 334 litros
Autonomia: 300 km

Divulgação

JAC iEV40

Preço: R$ 153.990
Motor: elétrico
Câmbio: automático, sem marchas
Potência: 115 cv
Torque: 27,5 kgfm disponíveis instantaneamente
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 130 km/h
Dimensões: comprimento, 4,13 m; largura, 1,73 m; altura, 1,56 m; entre-eixos, 2,49 m
Porta-malas: 450 litros
Autonomia: 300 km

Divulgação

Ficha técnica

Preço: R$ 119.990
Motor: Elétrico, tração dianteira
Potência: 68 cv
Torque: 21,9 kgfm
Câmbio: não tem transmissão
0 a 100 km/h: 16 s
Velocidade máxima: 112 km/h
Dimensões: 3,77 m de comprimento, 1,68 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,39 m de entre-eixos
Porta-malas: 121 litros

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