Duelo: S10 x Hilux

Líderes de venda apostam em visual e conteúdo para conquistar os picapeiros; qual delas é a melhor?

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

Se o assunto é picape média não tem para ninguém: Toyota Hilux e Chevrolet S10 dominam as vendas há bons anos.

Engana-se quem pensa que as versões mais baratas é que vendem mais: muita gente faz questão das configurações completonas.

UOL Carros reuniu as versões mais luxuosas das campeãs de venda da categoria: Chevrolet S10 High Country e Toyota Hilux GR-S. São elas que se enfrentam neste duelo a partir de agora.

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Toyota Hilux GR-S

Preço: R$ 214.990
Motor: 2.8, diesel, turbo, 4 cilindros em linha
Potência: 177 cv a 3.400 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 9,0 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
Dimensões: comprimento 5,31 m, largura 1,85 m, altura 1,81 m, entre-eixos 3,08 m
Capacidade de carga: 1.000 kg
Peso: 2.090 kg
Tanque: 80 litros

Chevrolet S10 High Country

Preço: R$ 198.490
Motor: 2.8, diesel, turbo, 4 cilindros em linha
Potência: 200 cv a 3.600 rpm
Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 8,7 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada)
Dimensões: comprimento 5,40 m, largura 1,87 m, altura 1,84 m, entre-eixos 3,09 m
Capacidade de carga: 1.049 quilos
Peso: 2.101 kg
Tanque: 76 litros

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Design

Hilux é polêmica, mas mais moderna

Cada montadora seguiu um caminho diferente: enquanto a S10 apostou em um estilo mais refinado, a Hilux pende para a esportividade.

A picape da GM traz detalhes externos cromados e um bonito santantônio embutido na carroceria, que logo foi imitado pela concorrência.

Já a Toyota aproveitou o poder da Hilux para inaugurar a divisão Gazoo Racing no país. Porém, a versão GR-S traz apenas uma recalibragem na suspensão e diversos adesivos de gosto um tanto duvidoso espalhados pela carroceria.

Houve até quem comparasse a picape com uma viatura policial por conta da combinação tricolor nas cores branca, preta e vermelha. Seja como for, ela chama (muita) atenção por onde passa.

Colocando os dois carros na balança, a Hilux vence com um projeto mais moderno e um design mais atual, características que ficam nítidas especialmente no interior das picapes.

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Desempenho

S10 leva a melhor

Enquanto a Hilux não ganha o motor V6, ela se vira com o 2.8 turbodiesel de 177 cv, que também equipa a versão SRX. Mesmo sendo mais fraco do que os 2.8 da S10 com seus 200 cv, a picape da Toyota tem respostas mais ágeis.

Ela arranca com mais disposição e parece fazer menos esforço para ganhar velocidade. O isolamento acústico também tem qualidade melhor do que na S10, já que pouco se ouve o motor trabalhar mesmo nas acelerações. A direção, em contrapartida, é bem mais pesada na Hilux.

Os números, porém, não mentem e a cavalaria extra fez diferença a favor da S10. A picape da GM precisa de 10,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra os 13,8 segundos da Hilux. Ajuda nessa tarefa o bom câmbio automático de seis marchas, que é mais esperto do que a caixa da Toyota.

O torque também é maior na S10: são 51 kgfm a 2.000 rpm ante 45,9 rpm a 1.600 rpm da rival.

Se serve de alento, uma versão verdadeiramente esportiva será lançada em 2020. A Hilux GR Sport virá da Argentina virá com o motor 4.0 V6 de 234 cv. Aí a história será outra.

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Vida a bordo

Hilux leva por pouco

As duas picapes recebem bem os ocupantes dentro da proposta de cada uma.

A S10 High Country tem apliques personalizados nos painéis das portas com o nome da versão - e só. Pelo menos o painel é revestido por um material mais macio que lembra o couro dos bancos.

Já a Hilux GS-R traz um visual mais exclusivo: os bancos são personalizados com o logotipo da Gazoo Racing e apliques na cor vermelha, mesma tonalidade das costuras presentes no volante, bancos e coifa do câmbio.

O espaço interno é satisfatório nas duas picapes, até para quem viaja no banco de trás. A posição de dirigir também é parecida em ambas, mas a Hilux recebe melhor os passageiros da frente com bancos mais aconchegantes.

Foi apertado, mas a vitória neste critério fica com a Hilux.

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Custo-benefício

S10 custa menos e entrega mais

Aqui a diferença de mais de R$ 16 mil já faz a Chevrolet largar em vantagem. Por R$ 198.490, a S10 High Country é mais barata mesmo se a comparação for feita com a Toyota Hilux SRX, que sai por R$ 205.990.

Esta versão, inclusive, foi solicitada para participar do duelo, mas a fabricante não dispunha do veículo na ocasião do teste.

O custo de manutenção também é mais favorável na S10. Analisando os preços das seis primeiras revisões programadas, o proprietário vai gastar R$ 5.836.

Caso seja proprietário de uma Hilux, o valor será de R$ 6.999,80.

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Itens de série

S10 investe em segurança e vence

A picape da GM também leva a menor quando analisamos a lista de itens de série de cada modelo.Faltam recursos simples na Hilux, como sensores de estacionamento traseiros, algo indispensável em uma picape tão grande.

A S10, inclusive, traz sensores na frente e atrás. Ela também manda bem em segurança ao oferecer alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa, itens ausentes na concorrente.

A lista de equipamentos inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus, tração 4x4 com reduzida, capota marítima, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagens elétricas, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, piloto automático, controle de velocidade em descidas, sensor de chuva, partida do motor por comando na chave, câmera de ré e central multimídia MyLink com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

A Hilux tenta dar o troco com o acabamento exclusivo da versão GR-S, que inclui bancos personalizados e apliques internos na cor vermelha. Embora tenha partida do motor por botão, a picape da Toyota fica devendo em relação à S10, que vence este quesito com relativa facilidade.

A picape da Toyota vem de fábrica com 7 airbags (um a mais do que a S10), ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro, banco do motorista com regulagens elétricas, computador de bordo, tração 4x4 com reduzida, rodas de liga leve de 18 polegadas, capota marítima, protetor de caçamba, piloto automático, direção hidráulica, controles de estabilidade e de tração, câmera de ré, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, acendimento automático dos faróis, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas, GPS e TV digital e bloqueio do diferencial traseiro.

Porém, a diferença de preço entre as picapes não justifica o investimento, mesmo a Hilux sendo tão completa quanto a S10 - e até de trazer mais itens.

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Vencedor

S10 leva o troféu por pouco

A S10 vence o embate com a Hilux, mas não pense que foi tão fácil assim. Embora tenha um projeto mais cansado e a dirigibilidade não seja tão boa quanto a da rival, a vice-líder do segmento oferece uma lista de equipamentos de série mais generosa e estilo mais sofisticado (e menos controverso).

Além disso tudo, a S10 High Country custa R$ 16.500 a menos do que a Hilux GR-Sport.

Foram por esses critérios que a representante da Chevrolet se saiu melhor no duelo.

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