Apesar da diferença entre os modelos, a começar pelo porte, há semelhanças entre as picapes. As duas usam motor quatro cilindros e turbo diesel. No caso da Toro Ultra, é um 2.0 que rende 170 cv e 35,7 mkgf. No caso da Ranger, o motor é um 2.2 que entrega 160 cv e 39,2 mkgf.
Na cidade, a praticidade da Toro é mais clara e evidente devido às dimensões menores. Por outro lado, manobrar a picape dá mais trabalho, pois o ângulo de esterço é curto.
A Ranger tem porte maior, requer mais cuidado no uso urbano para não esbarrar em outro carros ou motociclistas, porém esterça bem mais e permite lidar melhor com manobras em trechos apertados.
Por mais que a picape da Fiat seja mais potente, vale lembrar que o mais importante para um veículo diesel é o torque, no qual o motor maior da Ford leva vantagem.
Em relação ao câmbio, ambas usam automático, o da Fiat de nove marchas, enquanto o da Ford é de seis. Os dois têm trocas suaves e quase imperceptíveis. A Toro tem um modo manual, enquanto a Ranger oferece um modo Sport e também de trocas manuais pela alavanca.
No uso, a picape da Fiat é bastante suave em todas as sensações, enquanto a Ranger tende a ficar mais arisca quando se pisa fundo no acelerador exigindo o melhor do motor. Ambos são bem silenciosos para o padrão do motor a diesel. Em retomadas e acelerações, a Ranger acaba se saindo melhor, mesmo que a diferença de torque seja mínima entre os modelos.
A tração da Fiat é integral sob demanda com acionamento elétrico. Ou seja, apesar de cumprir com os requisitos necessários para atender a regulamentação para usar motor a diesel, nem mesmo a marca adota o 4x4 como nomenclatura para o sistema.
Já a Ford apostou na tração 4x2 para Ranger Black, por questões de custos e por entender que o usuário urbano que eles querem atender com a picape não fará tanto uso dela no fora de estrada, especialmente de situações que exijam 4x4 e reduzida.
Na cidade, a suspensão independente na frente e atrás da Toro tem sem dúvida uma vantagem no conforto. Por outro lado, vale reforçar que a Ranger tem um dos melhores acertos para o asfalto das picapes média - pula pouco quando passa em buracos, mantém a carroceria estável em curvas e oferece conforto, mesmo adotando o independente na frente e eixo de torção na traseira.
Além disso, a picape da Ford consegue lidar melhor com alagamentos e trechos de fora de estrada do que a Toro. Mesmo com tração só traseira, o que ajuda na hora da necessidade, quando o sistema "empurra" a picape ao invés de ter que "puxar", caso da tração integral, mas com viés dianteiro da Toro.