Ford Mustang: 185 pontos
Por mais que a indústria automotiva nacional esteja cada vez mais variada e repleta de modelos cada vez mais avançados, modelos importados ainda povoam o imaginário do comprador de carros como "topo da pirâmide" -- e 2018 foi repleto de novidades nos mais variados segmentos, de SUVs queridíssimos a esportivos de alta performance.
Na segunda edição do Prêmio UOL Carros, a disputa foi quente e definida justamente no fator "aspiracional". Importados ainda são modelos que servem não só para ir do ponto A ou B com mais segurança e conforto, mas também para fazer isso sendo desejado, visto. Deu Ford Mustang.
Demorou a vida toda, literalmente, para o modelo chegar de forma oficial do Brasil. Só em março deste ano, o Mustang começou a ser vendido pela Ford do Brasil, com preço de R$ 300 mil. Só com isso, já desbancou o rival máximo Chevrolet Camaro, seu concorrente histórico desde os anos 1960.
Mas não parou: a versão trazida ao país dos Estados Unidos, a GT Premium Performance Pack, aposta tanto no visual agressivo, quanto no desempenho, ok. Mas tem também tecnologia para não fazer feito frente a nenhum modelo europeu de alto padrão -- aliás, ele bateu o Mercedão AMG E 43.
Motorzão 5.0 V8 naturalmente aspirado tem 466 cavalos, tração é traseira e câmbio é o automática de dez marchas. Tudo para fazer o 0-100 km/h em 4,3 segundos. Mas o Mustang também pode ser usado no dia a dia, com painel de instrumentos totalmente digital e configurável, suspensões acertadas para o Brasil (não raspa em toda e qualquer lombada, valeta e saída de garagem como os rivais), amortecedores com ajuste magnético e amenidades como central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital e até controles semi-autônomos (ACC, frenagem automática e curvas). Um espetáculo.