Pilotando um 911 na pista

Curso de pilotagem ensina a explorar o máximo de seu Porsche dentro e fora de um autódromo

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Fernanda Freixosa/Porsche

Como é o curso

Dia de diversão

Ser dono de um Porsche é a realização de um sonho para muita gente. Só que de nada adianta ter um esportivo se você não sabe como dirigi-lo da maneira adequada - e os milhares de vídeos de acidentes bizarros que pipocam pelas redes sociais não me deixam mentir.

É por isso que a Porsche oferece o Track Experience, um curso de pilotagem feito para quem quer extrair o máximo de seu carro em um ambiente seguro e fechado.

A gente (ainda) não tem dinheiro para comprar um Porsche, mas participamos do curso mesmo assim. De quebra, ainda tivemos o privilégio de passar o dia inteiro a bordo de um dos carros mais venerados do planeta em uma das pistas mais icônicas do automobilismo mundial.

Se você não tem um Porsche eis a sua chance de matar a curiosidade. Agora, se você já é cliente da marca, vai descobrir se vale a pena moer os pneus de seu carro em troca de muita diversão. Confira!

Fernanda Freixosa/Porsche
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A máquina

Confesso que, tomado pela ansiedade, esqueci de perguntar qual seria o "meu" Porsche no dia do curso. Felizmente a surpresa foi das mais agradáveis: nada menos do que o 911 Carrera S, o mesmo que UOL Carros já havia testado em um encontro especial com o Audi R8 V10.

Desta vez, porém, seria bem diferente. Até porque não é todo dia que a gente pode pilotar um 911 por um dia inteiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Espaço não faltaria para me divertir com os 450 cv do motor 3.0 boxer.

Obviamente eu não era o único com um sorriso no rosto. Donos de Cayman, Boxster e até de 911 GT3 RS pareciam crianças que acabaram de ganhar um presente na noite de Natal.

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Faça aqui ou em Nürburgring

O Porsche Track Experience foi lançado em 2019 e traz três módulos: Precision, Performance e GT3 Cup Racing Academy.

No primeiro deles os participantes aprendem técnicas básicas de pilotagem em pista, como noções de traçado ideal e corrigir situações de saída de frente ou de traseira. Já o último módulo é mais voltado para quem quer seguir carreira de piloto na Porsche Cup, tanto é que acontece a bordo dos carros utilizados na categoria.

UOL Carros fez o módulo intermediário no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), algumas semanas antes da quarentena. O cronograma inclui aprofundamento de técnicas de pilotagem, exercícios de frenagem e controle de veículo e, claro, uma bateria de pista livre para os participantes colocarem em prática tudo que aprenderam.

Apenas quem já realizou o nível Precision pode participar do módulo Performance. A inscrição custa R$ 5.160 e inclui abastecimento de 40 litros de gasolina, alimentação e uma equipe de mecânicos prontos para realizar eventuais reparos durante o curso. Além de tudo isso, os donos ganham uma troca de óleo e um check up que podem ser agendados posteriormente.

"O certificado é válido para qualquer Porsche Track Experience no mundo. Então, se você já fez o nível 2 pode realizar o nível 3 na China ou em Nürburgring", afirma Wim Daems, instrutor-chefe do curso.

Wim é o cara certo para transformar qualquer mortal em um piloto de corrida. Belga de nascimento, ele viaja o planeta transmitindo seus conhecimentos em cursos realizados pela marca.

Quatro experientes pilotos brasileiros compõem a equipe de instrutores: Beto Gresse, Rodrigo Hanashiro, Fabio Carbone e Alan Hellmeister. Todos possuem sólidas carreiras em categorias do automobilismo mundial e foram treinados e certificados pela Porsche alemã.

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Aprendendo a controlar o carro

Depois de ouvirem um breve briefing explicando cada exercício do curso, os participantes vão para a pista. Lá são divididos em quatro grupos e partem para diferentes áreas do circuito sob a orientação de um instrutor.

Meu primeiro exercício aconteceu na Junção, onde fizemos um exercício chamado "trailbraking" (ou "frenagem sobre trilhos", em tradução livre para o português). O objetivo era realizar uma frenagem brusca alguns metros antes da curva que dá acesso à Subida do Café ao mesmo tempo em que se contorna a curva. Foram realizadas quatro passagens, a 80 km/h, 90 km/h e duas a 100 km/h.

Se fizer tudo certo, o piloto perde menos tempo na volta após passar pelo trecho mais lento do circuito. A maior dificuldade é justamente fazer a curva sem tirar o pé do freio, já que isso vai contra os instintos de um motorista acostumado com as ruas. Entretanto, logo você aprende a realizar a tarefa antes de voltar a acelerar.

Partimos, então, para o "S" do Senna para aprender o ponto ideal de frenagem e tangência adequada de curva. No "Section" o instrutor faz todo o percurso puxando o comboio de Porsches por cinco vezes. Todos os alunos têm a chance de completar o trecho atrás do carro madrinha para "copiar" a pilotagem do instrutor.

Antes disso, os participantes percorrem a curva a pé (uma experiência ímpar para fãs de automobilismo) para ter a noção exata da inclinação do traçado e observar os pontos de frenagem indicados pelo instrutor. Aqui a ideia é frear no ponto correto e fazer o traçado certo na primeira perna do "S", de forma a fazer uma "linha reta imaginária" até a segunda parte da curva, apoiando as rodas levemente na zebra para sair embalado em direção à Reta Oposta.

Durante os exercícios precisei de atenção redobrada. Como o 911 Carrera S era muito mais potente do que os outros carros do meu grupo, eu precisava frear antes do limite quando estava atrás de outro veículo. Se estivesse com pista livre poderia ir um pouco mais além no fim da Reta dos Boxes. Nem todo problema acaba sendo ruim, não é?

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Botando de lado

O terceiro exercício foi o "Circle" e aconteceu na área de escape do Laranjinha, uma das curvas mais rápidas do autódromo. Trata-se do local ideal para aprender a fazer derrapagens controladas, especialmente com a pista molhada por um caminhão pipa que estava de prontidão.

Foi preciso realizar um ritual antes de partir para a ação: no modo Sport Plus, desliguei o controle de estabilidade e coloquei o câmbio no modo manual sequencial para "travar" a primeira marcha. Assim bastava pisar fundo no acelerador e virar o volante.

Fácil na teoria, difícil na prática. Depois de passar um pouco de vergonha e derrubar alguns cones, finalmente consegui algo parecido com um "mini drift". Assim como no "S" do Senna, o excesso de potência do 911 dificultou um pouco a tarefa. "Esse carro entrega muita potência de uma vez só", disse Beto Gresse, meu instrutor e responsável por botar o cupê de lado. Foi melhor mesmo deixar para quem sabe.

A quarta prova do dia aconteceu no trecho entre o Pinheirinho e o Bico de Pato, duas das curvas mais lentas de Interlagos. No "Throttle Steering" (ou algo como "esterçamento com aceleração") o objetivo é evitar o uso do freio em trechos de baixa velocidade.

Para tanto, o participante aprende a corrigir a trajetória assim que identifica o mais leve sinal de saída de frente. A dica aqui é controlar a direção e pisar levemente no acelerador para fazer com que o veículo retome o caminho certo.

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Hora da verdade

Os dois últimos exercícios do dia acontecem com pista livre. Ou seja, um prato cheio para a diversão. Antes de sair acelerando, porém, os participantes completam algumas voltas atrás do instrutor de seu respectivo grupo.

Aí chega a hora da atividade com todos os carros na pista, tal como acontece em um evento de track day - no qual a pista é alugada para que qualquer pessoa habilitada possa pilotar em um autódromo.

Cada instrutor fica em um ponto da pista para observar a pilotagem dos alunos. Erros e acertos são informados via rádio. E acredite: mesmo do lado de fora do carro, os instrutores enxergam mínimos vacilos na condução que leigos jamais identificariam.

No fim do dia acontece a entrega dos certificados de conclusão do módulo e uma surpresa. Mas fique tranquilo que não vou contar aqui para não dar spoiler.

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Vale a pena?

Definitivamente sim. Além de ser a oportunidade ideal de aproveitar tudo que um Porsche é capaz de oferecer, o curso ensina técnicas úteis na condução do dia-a-dia.

É claro que você não vai ultrapassar os limites de velocidade e se arriscar em vias públicas. Entretanto, todo aluno que faz um curso de pilotagem aprimora a técnica ao volante e apura seus reflexos. Isso pode fazer toda a diferença na hora de evitar um acidente, por exemplo. Falo isso por experiência própria.

E de quebra você ainda minimiza os riscos de virar uma celebridade nas redes sociais por conta de uma eventual barbeiragem ao volante de seu carrão.

O valor da inscrição pode até ser um pouco salgado, mas garanto que vale cada centavo. Depois dessa experiência, tenho certeza que comprar um jogo de pneus novo nem vai ser tão ruim assim.

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