VW Nivus x Fiat Pulse

SUV cupê encara novidade da marca italiana; veja qual leva a melhor neste duelo com motor 1.0 turboflex

José Antonio Leme Do UOL, em São Paulo (SP) Marcos Camargo/UOL

O segmento de utilitários esportivos não para de crescer. Há de todos os tipos, tamanhos, estilos e propósitos e o mais recente lançamento é o Fiat Pulse, que chega para colocar a marca italiana dentro do segmento de SUVs compactos.

O modelo surge compartilhando algumas peças com o Argo e sendo o responsável pela estreia do motor 1.0 turboflex do grupo Stellantis e do câmbio automático CVT.

Com preço de R$ 115.990 na versão de topo Impetus, encara seu rival mais direto, o Volkswagen Nivus Highline, que foi lançado no ano passado, também em meio a pandemia, e custa R$ 127.750.

Qual dos dois modelos, que tem uma pegada mais urbana e de crossover dentro do segmento, conseguiu levar a melhor? É isso que o UOL Carros vai responder.

Marcos Camargo/UOL
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Fiat Pulse Impetus

Preço: R$ 115.990

Motor: 1.0, 3 cililindros, 12V, turboflex

Câmbio: Automático, CVT

Potência: 130 cv / 125 cv a 5.750 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm

0 a 100 km/h: 9,7 s (etanol) / 9,4 (gasolina)

Velocidade máxima: 189 km/h (etanol) / 187 km/h (gasolina)

Dimensões: comprimento, 4,09 m; largura, 1,77 m; altura, 1,57 m; entre-eixos, 2,53 m

Peso: 1.237 kg

Porta-malas: 370 litros

Tanque: 47 litros

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VW Nivus Highline

Preço: R$ 127.750

Motor: 1.0, 3 cilindros, 12V, turboflex

Câmbio: Automático, 6 marchas

Potência: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm - 3.500 rpm

0 a 100 km/h: 10 segundos (etanol) / 10,5 (gasolina)

Velocidade máxima: 189 km/h (etanol) / 184 km/h (gasolina)

Dimensões: comprimento, 4,26 m; largura, 1,75 m; altura, 1,49 m; entre-eixos, 2,56 m

Peso: 1.199 kg

Porta-malas: 415 litros

Tanque: 52 litros

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Design

DNA Italiano fez diferença nas linhas do Pulse

No que concerne ao design, os brasileiros da italiana Fiat, guiados por um chefe de design alemão - eis a globalização - fizeram um bom trabalho.

O Pulse tem presença por onde passa e, por mais que seja chamado de "SUV do Argo" nas ruas, tem sua personalidade. O modelo se destaca no design externo principalmente com a dianteira - mais do que a traseira - que tem uma pegada de Argo mesclada com o Tipo hatch, que é vendido na Europa.

O Nivus tem linhas mais generalistas, mas o estilo de SUV-Cupê da carroceria consegue resolver o projeto minimalista que toma as linhas de todos SUVs da Volkswagen e dar ao modelo a personalidade e a atenção que geralmente os carros com essa proposta recebem.

Por dentro, o acabamento do Pulse também oferece mais. A Fiat apostou em mais texturas diferentes, ainda que tudo seja plástico, como no Nivus. O VW não tem essa economia criativa de usar diferentes texturas na mesma peça plástica.

Além disso, o Pulse tem alguns toques mais interessantes, usando mais cromados do que o Nivus para dar um "tapinha" no visual do carro e tentar melhorar o aspecto interior. Nesse quesito, ponto para o Fiat Pulse.

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Equipamentos

Pulse apela mais para tecnologia e comodidade

Quando olhamos a lista de equipamentos temos carros bem-parecidos, mas com vantagens para os dois lados. O Nivus, por exemplo, tem a seu favor seis airbags de série, enquanto o Pulse oferece apenas quatro.

A favor do Pulse, o pacote de segurança ADAS mais completo, que além da frenagem autônoma de emergência, ele adiciona ainda o leitor de faixa de rodagem com correção no volante e farol alto automático, duas funções que não estão disponíveis no Nivus.

Os dois têm painel de instrumentos virtual. O do VW com 10,25" e o do Fiat com 7"; além da diferença no tamanho, há também na qualidade das projeção na tela, que tem uma definição bem melhor no Nivus do que no Pulse, além de mais opções de configuração das maneiras com que os itens são projetados.

Em comum faróis de lanternas de LEDs, controles de tração e estabilidade integrados, central multimídia de 10" com integração a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas a do Fiat tem GPS integrado, que o Nivus não oferece, carregador de celular por indução (sem fio) e chave presencial com partida por botão.

Há ainda outras comodidades com volante com ajuste de altura e distância, banco do motorista com ajuste manual de altura e distância, espelho retrovisor com tilt down (que rebate nas manobras de ré), câmera de ré, sensores de obstáculos na frente e atrás, de luz e de chuva também, bancos de couro e borboletas para troca de marcha.

É pouco, mas as comodidades extras do pacote ADAS do Pulse em pacotes tão próximos dão o quesito equipamento para o modelo da Fiat.

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Vida a bordo

Nivus trata ocupantes com mais conforto e tem porta-malas mais generoso

Dentro dos carros a vida é parecida, mas não muito. O interior minimalista em termos de botões do Nivus "ofende" menos os olhares no longo prazo. A posição de guiar também é melhor, já que permite ajustar o banco em uma posição muito baixa, parecida com dos hatches e sedãs ou alta para quem realmente quer se sentir em um SUV.

No Pulse, apesar de bem posicionado, a fileira de botões logo abaixo da central polui mais o visual. A posição de guiar agrada só quem gosta de estar em uma posição mais elevada, já que mesmo na posição mais baixa você ainda está bem elevado.

Na frente, os bancos do Nivus apoiam melhor motorista e passageiro, enquanto do Pulse são mais estreitos e sem tanto apoio lateral.

Para quem vai atrás, há mais facilidade de entrar no Pulse, onde as portas tem um ângulo de abertura maior, porém o assento traseiro do Nivus trata melhor os ocupantes já que é mais comprido, dando mais apoio e conforto em longos períodos.

Em termos de porta-objetos, os carros estão parelhos, tanto no posicionamento quanto na quantidade oferecida e espalhada pela cabine. O porta-malas é outra vantagem do Nivus, que tem 415 litros contra 370 litros do Pulse e abertura que facilita o acesso e acomodar as malas ou carga.

Por tratar melhor o motorista e também quem vai atrás, além de ter um porta-malas maior, ponto para o Nivus.

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Custo-benefício

Mais equipamentos, mais tecnologia e preço menor para o Pulse

O Fiat Pulse Impetus custa R$ 115.990 no preço para a maior parte do Brasil (exceto SP), enquanto o Nivus é anunciado a 127.750, é uma diferença de R$ 11.760 na tabela.

A favor do Volkswagen, como citado, o melhor espaço interno, mais conforto para os ocupantes e um consideravelmente maior porta-malas. A dirigibilidade também é melhor no Nivus.

Já a favor do Pulse, o modelo traz mais tecnologias e claro, tem um preço mais em conta. O modelo tem um motor mais potente e bom ajuste mecânico.

Independentemente do consumidor que busca mais espaço ou mais tecnologia, ele vai considerar os quase R$ 12 mil de diferença nessa conta na hora de fechar o negócio, portanto vantagem para o Pulse aqui.

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Desempenho

Motor e câmbio do Pulse são ótimos, mas Nivus é mais equilibrado

Sob o capô, os dois modelos trazem a mesma receita: motor 1.0, três cilindros, turboflex. No caso do Volkswagen são até 128 cv com etanol ou 116 cv com gasolina e torque sempre de 20,4 mkgf. Já o Fiat rende 130 cv e 125 cv, com o mesmo torque de 20,4 mkgf também.

A diferença aqui fica na entrega. O torque do Pulse atinge o pico a 1.750 rpm enquanto no Nivus, o torque máximo chega em 2.000 rpm, mas se mantém no topo até 3.500 rpm. Na prática significa que você consegue usar melhor o torque em retomadas e acelerações, já que ele sustenta o pico de entrega por mais tempo.

O câmbio é sempre automático com opção de trocas pela alavanca ou por meio das borboletas atrás do volante, mas do tipo CVT, com relações continuamente variáveis no Pulse, e automático convencional no Nivus.

O conjunto 1.0 mais CVT caiu muito bem ao Pulse. A expectativa por um comportamento apático, como geralmente são carros com CVT, ficou longe da resposta do Pulse.

O casamento foi feliz e permitiu respostas ágeis, tanto no trânsito quanto na estrada em retomadas e acelerações. Com a função Sport ligada, o carro fica divertido e as respostas ainda mais afiadas.

O conjunto do Nivus é igualmente bom, mas não tem respostas tão ágeis quanto do Pulse. O modelo demora um pouco nas respostas, especialmente quando se quer imediatismo, parece que não tem um refino tão bom no casamento de motor e câmbio. Dá para mitigar essa demora usando mais as borboletas nas trocas.

Na suspensão, o trabalho da Fiat foi muito bom. O carro balança pouco nas curvas e, para o padrão Fiat é bem firme e tem respostas boas. Mas o histórico da VW nesse sentido ainda faz a diferença. O Nivus é mais firme nas curvas, em qualquer situação tem respostas mais precisas e diretas da direção para o motorista.

Conta também a favor do Nivus aqui o fato de que o SUV da VW oferece freio a disco nas quatro rodas, ventilados na frente e sólidos atrás, enquanto o Pulse traz discos na frente e tambor no eixo traseiro.

Em termos de consumo, os dados divulgados pela Fiat são de 12 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol) na cidade e 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol) na estrada. O tanque de combustível tem 47 litros.

Para o Nivus, os dados são 10,7 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol) na cidade e 13,3 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) na estrada. O tanque do VW tem 52 litros.

Apesar de acelerar melhor, no contexto geral de desempenho o Nivus tem um pacote mais acertado, ainda que não atinja os picos do Fiat.

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Vencedor

No contexto geral, o Pulse leva especialmente por preço e equipamentos

Com carros cada vez mais caros no Brasil, especialmente os zero-km, fica difícil não carregar isso na conta, associado ao pacote de tecnologia extras para que o Pulse seja o vencedor.

Mas quem analisar bem as diferenças vai encontrar os defeitos dele e, especialmente quem fica por muito tempo atrás do volante vai acabar percebendo isso mais rápido, especialmente em termos de conforto e espaço.

Claro que a diferença de R$ 12 mil não pode ser simplesmente ignorada, mas o Nivus tem um público que faz questão das qualidades dele, como o equilíbrio dinâmico aliado a bom espaço interno, e que não se importa tanto com seus defeitos.

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