Chevrolet Onix

Renovado, líder de vendas traz mais espaço, conteúdo, tecnologia e segurança para manter reinado

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

Segue o líder

A Chevrolet encontrou a receita de sucesso com o Onix. Bonito, conectado e com uma boa relação custo-benefício, ele não dá chances para a concorrência no ranking de vendas há cinco anos.

Esse é o peso da responsabilidade da nova geração do hatch, que tentará manter o reinado de seu antecessor. Para tanto, a marca oferece um produto maior, mais moderno e principalmente mais seguro.

Será que ele vai conseguir? UOL Carros traz as respostas após conviver uma semana com a versão mais cara do hatch, a Premier.

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Bonito ele ficou

O design do novo Onix não é lá uma novidade para quem já havia conhecido o Onix Plus. Frente ao seu antecessor, porém, o hatch dá um banho de modernidade. O estilo ficou bem mais elegante: a frente traz faróis com desenho elaborado e a grade dianteira segue a nova identidade da Chevrolet. A traseira ganhou personalidade com as lanternas em posição mais alta e os vincos que dão um ar mais esportivo.

Mais importante do que tudo isso, porém, é o tamanho: o Onix ficou 23 centímetros mais longo, 3 centímetros mais largo e com uma distância entre eixos 3 centímetros maior. No geral o visual ficou bem bonito, especialmente na versão Premier.

A cabine traz um toque de sofisticação com a opção de revestimento bicolor (como a elegante combinação de preto e bege da versão avaliada). Além de criar um ambiente mais aconchegante, a variedade de texturas e cores ajuda a disfarçar o excesso de plásticos pela cabine.

A posição de dirigir não é mais tão alta como no antigo Onix e o espaço interno melhorou bastante no banco de trás. Só o porta-malas é que continua pequeno: agora ele tem 291 litros, ainda bem menor do que os 320 litros do espaçoso Renault Sandero.

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Itens avaliados

Desempenho (5): mesmo não sendo o 1.0 turbinado mais potente do mercado, o novo motor deixou o Onix bem ágil. As acelerações empolgam quem está atrás do volante.

Design (5): as linhas da nova geração do hatch não são ousadas, mas ficaram bem equilibradas. Elas reforçam ainda mais a sensação de porte maior, característica que acompanha o Onix desde o primeiro modelo.

Itens de série (5): o Onix é um dos modelos mais completos do mercado e traz itens dificilmente vistos nos concorrentes. Destaque para o assistente de estacionamento e a central multimídia MyLink com internet 4G e Wi-Fi.

Custo-benefício (4): o campeão de vendas é completão em todas as versões, mas custa caro - especialmente na versão Premier.

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Coração valente

Há uma nova linha de motorizações de 1-litro na gama Onix. O destaque vai para o 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque máximo, que também equipa a versão Premier.

De início ele até parece um pouco lento, mas logo ele embala rapidamente. As respostas são ágeis e o câmbio automático de seis marchas faz as trocas de forma rápida e no tempo certo. Outro ponto positivo é a baixa incidência de vibrações do motor, algo que não acontece em muitos motores de três cilindros (alô, HB20!).

O nível de ruído também está acima da concorrência e a direção é leve - bem diferente da calibragem do antigo Onix. Achei, porém, que ela poderia ser só um pouquinho mais pesada para transmitir mais segurança em velocidades mais altas.

Os números de consumo, por sua vez, são satisfatórios: 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 15,1 km/l quando abastecido com gasolina.

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Bem recheado

Toda versão topo de linha vem lotada de equipamentos, mas o Onix Premier consegue se sobressair diante da concorrência. Tome nota: ele vem com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, destravamento das portas e partida do motor sem chave, central multimídia com internet 4G e Wi-Fi, carregador de celular por indução e piloto automático.

Se for completão (como a unidade avaliada por UOL Carros), o Onix ganha sensores de estacionamento dianteiros, alerta de pontos cegos, assistente de estacionamento (que faz balizas sozinho) e ar-condicionado digital com apenas uma zona de temperatura.

Isso sem contar os equipamentos presentes em todas as configurações: seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e ganchos para cadeirinhasIsofix.

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É caro, mas poderia ser pior

Barato o Onix Premier não é. O carro é vendido por R$ 69.990 na configuração hatch e pode chegar a R$ 72.990 com todos os opcionais. Só que os valores nem são tão salgados assim diante de alguns rivais.

O Hyundai HB20 é mais caro do que o Onix completão na configuração Diamond (R$ 73.590) e ainda temos a versão Diamond Plus por R$ 77.990.

A balança também pesa a favor do Onix se o duelo for com o Volkswagen Polo, que custa R$ 71.560 na versão Comfortline 200 TSI e R$ 76.990 na configuração Highline 200 TSI.

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Vale a pena?

Poucos carros evoluíram tanto entre gerações como o Onix. Além de maior e mais moderno, ele ficou mais equipado, melhor de dirigir e significativamente mais seguro.

E o melhor de tudo é que a Chevrolet não aumentou a tabela de preços em relação ao modelo antigo - pelo menos por enquanto, é claro.

É cedo para dizer se o hatch conseguirá manter a coroa, mas tudo indica que a liderança seguirá nas mãos da Chevrolet - e talvez até sem muito esforço

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Concorrentes

Hyundai HB20 Diamond Plus

Preço: R$ 77.990
Motor: 1.0, turbo, 12V, injeção direta, 3 cilindros em linha, flex
Potência: 120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
0 a 100 km/h: 10,7 s
Velocidade máxima: 190 km/h
Tanque: 50 litros
Consumo (cidade/estrada): 8,6 km/l / 10,3 km/l (etanol) / 12,2 km/l / 13,9 km/l (gasolina)
Dimensões: comprimento, 3,94 m; largura, 1,72 m; altura, 1,47 m; entre-eixos, 2,53 m
Porta-malas: 300 litros
Peso: 1.091 kg

Ford Ka Titanium

Preço: R$ 68.990
Motor: 1.5, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Potência: 136 cv / 128 cv a 6.500 rpm
Torque: 16,1 kgfm / 15,6 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
0 a 100 km/h: 10,7 s (etanol)
Velocidade máxima: 181 km/h (etanol)
Tanque: 51 litros
Consumo (cidade/estrada): 7,6 km/l / 10,9 km/l (etanol) / 10,1 km/l / 14 km/l (gasolina)
Dimensões: comprimento, 3,94 m; largura, 1,69 m; altura, 1,52 m; entre-eixos, 2,49 m
Porta-malas: 257 litros
Peso: 1.135 kg

Ficha técnica

Preço: R$ 69.990

Motor: 1.0, 12V, turbo, 3 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm / 16,3 kgfm a 2.000 rpm

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h

Consumo: 8,3 km/l / 11,9 km/l (etanol) / 10,7 km/l / 15,1 km/l (gasolina)

Dimensões: comprimento, 4,16 m; largura, 1,73 m; altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,56 m

Porta-malas: 291 litros

Tanque: 44 litros

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