Volvo XC40 x Audi Q3

Nova geração do SUV da Audi encara rival famoso por segurança e sofisticação. Quem leva a melhor?

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo Murilo Góes/UOL

Os reis do pedaço

Até quem não entende de carro sabe que Audi, BMW e Mercedes-Benz são marcas de luxo. Mas quando falamos de SUV premium compacto não tem para ninguém: o Volvo XC40 é a nova referência na categoria desde 2018. Enquanto não chegam as novas gerações de BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, a marca sueca encara seu primeiro grande desafio após a estreia do novo Audi Q3.

A briga é de gente grande. Precursor do segmento no mercado brasileiro, o Q3 finalmente foi renovado. Deixou de ser fabricado no Brasil e, com isso, perdeu a tecnologia flex. Em contrapartida, o SUV evoluiu consideravelmente em relação à primeira geração, seja no design ou na tecnologia.

Páreo duro para o XC40, que elevou o sarrafo da categoria com motores potentes, versões bem equipadas e acabamento sofisticado até para um modelo de luxo. Qual deles leva a melhor?

Audi Q3

Preço: R$ 209.990
Motor: 1.4, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
Câmbio: automático, seis marchas
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Consumo (cidade / estrada): 10,2 km/l / 12 km/l
0 a 100 km/h: 9,3 s
Velocidade máxima: 207 km/h
Dimensões: comprimento, 4,48 m; largura, 1,84 m; altura, 1,61 m; entre-eixos, 2,68 m
Peso: 1.580 kg
Porta-malas: 530 litros
Tanque: 58 litros

Volvo XC40

Preço: R$ 196.950
Motor: 2.0, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
Câmbio: automático, oito marchas
Potência: 190 cv a 4.700 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 1.500 rpm
Consumo (cidade / estrada): 9,5 km/l / 11,9 km/l
0 a 100 km/h: 8,4 s
Velocidade máxima: 210 km/h
Dimensões: comprimento, 4,42 m; largura, 1,86 m; altura, 1,65 m; entre-eixos, 2,70 m
Peso: 1.684 kg
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 54 litros

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Design

Q3 evolui sem perder essência

Esqueça os antigos Volvos que mais pareciam caixotes sobre rodas. Há algumas décadas a marca entendeu a importância de um bom design e radicalizou o estilo de seus produtos.

O XC40 é uma das criações mais harmoniosas da empresa nos últimos anos e traz o refinamento do XC90 ao segmento de entrada dos SUVs. O design elegante inclui grade frontal com acabamento cromado na versão Inscription, lanternas que ocupam quase toda as colunas "C" e uma linha de cintura ascendente que fica ainda mais alta em direção à traseira.

A segunda geração do Q3 é fiel à escola alemã de design, na qual funcionalidade e elegância são prioridades. Mesmo assim, o utilitário esportivo ganhou uma bem-vinda pitada de esportividade. Nota-se clara inspiração nos lançamentos mais recentes da Audi, como a perua RS6 e o gigantesco Q8, fazendo com que o SUV compacto pareça mais refinado do que é.

A nova grade octogonal ficou bem mais larga e pronunciada do que antes e os faróis ganharam contornos mais ousados. Os vincos espalhados pelas laterais deixam o SUV com um visual mais agressivo e a traseira traz lanternas mais modernas. No geral, o estilo do Q3 parece uma evolução do antigo modelo.

Pela evolução no design e o refinamento apresentado por fora e por dentro, o Q3 leva a melhor neste critério.

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Itens de série

XC40 é mais recheado

O XC40 Inscription custa R$ 205.950 (existe um valor promocional de pré-venda de R$ 196.950), ou R$ 4.040 a menos do que os R$ 209.990 pedidos pela Audi no Q3 Black. O problema é que a marca alemã não justifica a diferença para seu rival na lista de equipamentos.

Pelo contrário: o SUV fica devendo itens oferecidos de fábrica pela Volvo, como o piloto automático adaptativo. No Q3 o equipamento é vendido a parte por salgados R$ 8 mil. O representante da Volvo ainda vem com equipamentos inexistentes no rival, como a manopla de câmbio feita de cristal pela Örrefors, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem autônoma. O XC40 traz sete airbags contra seis do Audi.

O Q3 Black contra-ataca com sistema de estacionamento automático, revestimento em camurça sintética e banco traseiro corrediço com ajuste de inclinação do encosto. Todos os equipamentos não são oferecidos pela Volvo.

O veículo avaliado estava equipado com todos os opcionais disponíveis, incluindo pintura metálica/perolizada (R$ 1.500), pacote de luzes internas customizáveis (R$ 3.500), piloto automático adaptativo (R$ 8 mil) e apliques de Alcantara nas cores laranja, marrom ou cinza (R$ 4.000).

Ambos trazem itens como ar-condicionado digital de duas zonas de temperatura, câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, painel digital (com tela de 10,25 polegadas no Q3 e 12,3 polegadas no Volvo), saídas de ar-condicionado no banco traseiro, seletor de modos de condução e teto solar panorâmico elétrico. A briga pelo sistema de som mais potente é ferrenha: o Q3 oferece 10 alto-falantes e potência de 180 watts, enquanto o XC40 traz menos alto-falantes (oito) e uma potência maior: 250 watts.

Analisando cada carro, o XC40 fica com a vitória por ser mais bem equipado.

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Custo-benefício

XC40 entrega mais por menos

Faz algum tempo que a Volvo aposta em preços mais agressivos para roubar clientes das marcas alemãs. Parece que a estratégia tem dado certo: no ano passado, a empresa foi uma das poucas a registrar crescimento nas vendas do segmento premium no mercado brasileiro.

Com o XC40 não é diferente: a versão Inscription avaliada por UOL Carros sai por R$ 205.950 (ainda é praticado um valor promocional de R$ 196.950). E ainda existe a Momentum, que parte de R$ 185.950 (o preço de pré-venda era de R$ 179.500). Até a configuração mais cara, a R-Design (R$ 229.950), que estreia a motorização híbrida no país, é um bom negócio.

Já o novo Q3 está à venda no país em três versões de acabamento: Prestige (R$ 179.990), Prestige Plus (R$ 189.990) e Black (R$ 209.990). No nosso duelo, a versão avaliada foi a Black. Todas são importadas da Hungria com o conhecido motor 1.4 turbo de 150 cv, movido apenas a gasolina - a atual geração do SUV não tem previsão de ser fabricada no Brasil, ao menos por enquanto.

Para realizar as cinco primeiras revisões (com periodicidade de 10 mil quilômetros), o proprietário do XC40 gastará R$ 7.145. Levando como base a tabela praticada na geração anterior, o proprietário do Q3 vai desembolsar um pouco mais: R$ 8.689.

Na ponta do lápis, a vitória vai para o XC40.

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Desempenho

Motor 2.0 turbo do XC40 faz bonito

A linha 2020 do XC40 trouxe uma nova gama de versões. Agora, o SUV é oferecido nas configurações Momentum, Inscription e R-Design. As duas primeiras são importadas para o Brasil com uma calibragem mais branda do motor 2.0 turbo, capaz de entregar 190 cv. Sai de cena a opção de 252 cv, até então aplicada na versão Momentum.

Mas não pense que a opção mais fraca fica devendo em emoção. Muito pelo contrário. Mal se nota a diferença de cavalaria ao volante. As respostas impressionam pela agilidade e não é difícil pensar que estamos ao volante de um hatch esportivo.

Contribui para isso a ótima calibragem da suspensão, que consegue ser firme sem prejudicar o conforto. Nem as rodas de liga leve de 17 polegadas reclamam da buraqueira de nossas estradas, embora convém não abusar da sorte caso você não queira levar um prejuízo para casa.

O câmbio de oito velocidades troca as marchas com uma rapidez invejável, priorizando um menor consumo de combustível no modo "Eco" ou uma condução mais esportiva caso a escolha seja pelo modo "Power". Já a direção é bem direta para um SUV, fazendo a felicidade de quem curte dirigir por horas a fio.

Assim como todo Audi, o Q3 prioriza a dirigibilidade. Só que um motor mais potente cairia bem no utilitário esportivo. Veja bem: não estamos falando que o 1.4 turbo é fraco. Porém, os 150 cv do motor turbinado que equipa vários modelos do Grupo Volkswagen ficam devendo perto do rendimento do conjunto da Volvo. Mais um critério no qual o XC40 se sai vencedor.

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Vida a bordo

Q3 traz luxo, esportividade e versatilidade

Foi difícil achar alguém que não elogiasse o interior do XC40. Também, pudera: a cabine do SUV da Volvo impressiona pela sofisticação. Detalhes em alumínio contrastam com os apliques em madeira com tratamento especial aplicado na versão Inscription, criando um equilíbrio entre esportividade e requinte que agrada aos olhos.

É quase impossível encontrar plástico duro pelo interior do Volvo. Além disso, os bancos são forrados em couro de primeira qualidade e a manopla do câmbio feita de cristal pode até ser cafona para alguns, mas a peça tem seu charme.

Assim como no lado de fora, a cabine do Q3 prima pela elegância. O visual minimalista destaca a central multimídia com tela vertical, cuja aparência (e funcionamento) lembra muito um tablet. Mais importante é que não há detalhes desnecessários ou rebuscados. Tudo é pensado para ser elegante e funcional.

Não há referências em relação ao seu antecessor. A cabine ganhou sofisticação com o painel digital e a simplificação de vários comandos que poderiam distrair o motorista. O comando giratório de acendimento dos faróis foi substituído por alguns botões e os traços da cabine remetem ao Q8.

Alguns detalhes são muito bonitos, como o desenho das maçanetas internas e a manopla do câmbio. A impressão que fica é que, embora não seja de encher os olhos como no Volvo, a cabine do Q3 facilita a vida dos passageiros, que encontram as informações e botões que precisam com maior rapidez.

O Q3 oferece ainda um prático sistema de regulagem de distância do banco de trás. Não é um recurso novo, até porque o Renault Twingo já fazia isso nos anos 90 e o Volkswagen Fox também veio com o sistema em meados da década de 2000. Mesmo assim, o recurso é bem-vindo para ampliar o espaço das pernas de quem viaja atrás ou aumentar a capacidade volumétrica do porta-malas do Audi.

A decisão é bem difícil, mas o equilíbrio de sofisticação com esportividade e a possibilidade de mudar a posição do banco de trás são importantes diferenciais a favor do Q3, que leva este quesito.

Vencedor

XC40 ainda é o melhor

Mais barato e mais bem equipado, o Volvo XC40 bateu seu renovado rival. O feito, aliás, se torna mais impressionante se lembrarmos que o Audi Q3 também é um belíssimo produto.

Recém-chegado ao mercado brasileiro, o SUV da marca alemã traz um design que combina esportividade com sofisticação na medida certa. Além disso, o carro também oferece uma boa lista de equipamentos. Mas a superioridade do concorrente neste quesito somada ao preço mais baixo e ao motor com desempenho superior ao 1.4 turbo do Q3 torna a vitória do XC40 incontestável.

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