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Renault Duster

Versões e tudo o que você precisa saber sobre o SUV compacto

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/08/2020 04h00

O Ford EcoSport ainda reinava soberano no segmento de SUVs compactos quando a Renault lançou o Duster no Brasil.

Feito sobre a mesma plataforma de Logan e Sandero, o modelo projetado pela Dacia virou um forte concorrente ao então líder do mercado.

Assim como seu maior rival, o modelo da Renault também tinha uma versão com tração nas quatro rodas, que era vendida apenas com o motor 2.0 16V a gasolina e câmbio manual.

O Duster apostava nas dimensões mais generosas e no amplo espaço interno, virtudes que o fazem se destacar entre os rivais até hoje.

Por outro lado, o acabamento interno pecava pelo excesso de plásticos duros, herança dos compactos com os quais compartilhava sua base. A defasada transmissão automática de quatro marchas também foi alvo de críticas.

A primeira reestilização aconteceu em 2015 e trouxe uma nova grade frontal e leves atualizações nas lanternas.

A segunda geração do SUV estreou em 2019. Apesar da semelhança com o antigo modelo, o carro é praticamente todo novo. O design foi renovado sem perder a identidade do Duster, que ficou conhecido pelas formas mais parrudas. Atrás, as lanternas com formato mais quadrado lembram muito o Jeep Renegade.

Por dentro, o acabamento melhorou significativamente e ganhou detalhes de refinamento nunca antes vistos no modelo. A motorização, porém, não mudou: trata-se da 1.6 16V SCe de até 120 cv, associada agora ao câmbio do tipo CVT. A antiga 2.0 16V foi descontinuada.

O que mudou na linha 2022?

A linha 2022 do Renault Duster não tem mudanças em relação ao seu último lançamento

Como UOL Carros avaliou

O Duster ganhou cara nova, mais itens de série e ficou mais refinado. Além do novo design, o carro evoluiu bastante por dentro ao trazer acabamento de melhor qualidade e ganhou equipamentos interessantes.

O trabalho dos designers é notado especialmente do lado de dentro. É nítida a evolução na cabine, que ficou muito mais aconchegante por conta do uso de materiais de melhor qualidade. Na versão Iconic, o Duster vem com bonitas forrações de tecido nas portas, que lembram muito o estilo descolado do Peugeot 3008.

A iluminação branca também deu um toque de sofisticação no painel, que traz saídas de ar-condicionado retangulares e destaca a tela de oito polegadas da nova central multimídia EasyLink, que faz sua estreia no mercado brasileiro. No console central, até os botões foram redesenhados e lembram os comandos de alguns modelos da Audi.

Durante nossa avaliação, o Duster não impressionou pela agilidade, mas também não apresentou falta de fôlego em momento algum. É bom ter em mente que o câmbio CVT prioriza outros fatores importantes para muita gente, como uma condução mais suave, já que não há marchas para serem trocadas.

É verdade que o Duster ainda comete alguns pecados, como o de não trazer airbags laterais nem como opcionais. O motor também é o conhecido 1.6 de até 120 cv, que não arranca suspiros. Mesmo assim, o desempenho do SUV melhorou consideravelmente em relação ao modelo anterior.

Dimensões: comprimento, 4,37 m; largura, 1,83 m; altura, 1,69 m; entre-eixos, 2,67 m

Porta-malas: 475 litros

Tanque: 50 litros

Zen 1.6:

Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: manual de cinco marchas

Potência: 120 cv / 118 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,5 km/l / 7,8 km/l (etanol) - 11,2 km/l /11,2 km/l (gas.)

Itens de série: controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, ar-condicionado, faróis com luzes diurnas em LEDs, ganchos para fixação para cadeirinhas Isofix, sistema start-stop, travas elétricas com acionamento por afastamento, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, rádio com entrada USB, Bluetooth e rádio AM/FM e chave do tipo canivete.

Opcionais:

Techno Pack (R$ 3.750): rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, central multimídia Easy Link com tela de oito polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto, rodas com pintura prata e piloto automático com limitador de velocidade.

Intense 1.6:

Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: CVT

Potência: 120 cv / 118 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,2 km/l / 7,8 km/l (etanol) - 10,7 km/l /11,1 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Zen mais piloto automático, ar-condicionado digital, central multimídia EasyLink com tela de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique no para-choque frontal, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos com acabamento cromado, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função "um toque" e volante revestido em couro.

Iconic 1.6:

Motor: 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: CVT

Potência: 120 cv / 118 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,2 km/l / 7,8 km/l (etanol) - 10,7 km/l /11,1 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Intense mais sistema de visão em 360 graus MultiView com quatro câmeras, sensor de pontos cegos, sensor crepuscular, chave presencial, rodas de 17 polegadas e apoio de braço para os bancos dianteiros.

Opcionais:

Outsider Pack (R$ 1.400): proteção frontal, faróis de longo alcance, alargadores de para-lamas, frisos para portas, barra de teto preta e retrovisores externos pretos.

Valores de revisão:

10 mil km: R$ 459,09

20 mil km: R$ 513,34

30 mil km: R$ 513,34

40 mil km: R$ 896,58

50 mil km: R$ 567,59

60 mil km: R$ 567,59

Garantia:

3 anos