Topo

Corrida sem motorista: gigante chinesa revela carro com volante destacável

Veículo autônomo Apollo RT6 do Baidu Imagem: REUTERS/Yingzhi Yang

Reuters

24/07/2022 04h00Atualizada em 25/07/2022 12h35

A gigante chinesa de mecanismos de busca Baidu apresentou nesta quinta-feira seu novo veículo autônomo (AV) com um volante destacável, com planos de usá-lo para seu serviço de robô-táxi na China no próximo ano.

O custo por unidade cairá para 250.000 yuans (R$ 203 mil) para o novo modelo, em comparação com 480.000 yuans (R$ 389 mil) da geração anterior, disse o Baidu em comunicado.

"Esta enorme redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de AVs em toda a China", disse o presidente-executivo da Baidu, Robin Li, na conferência Baidu World. "Estamos caminhando para um futuro em que pegar um robô-táxi custará metade do custo de pegar um táxi hoje."

O novo veículo possuirá capacidades autônomas de Nível 4 que não precisam de intervenção humana, com 8 lidars e 12 câmeras ao lado do carro. Lidars são sistemas de detecção semelhantes aos radares, que usam luz laser pulsada em vez de ondas de rádio.

A empresa não divulgou o fabricante do novo modelo.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse em uma conferência com investidores em abril que a empresa pretende iniciar a produção em massa de seu robô-táxi sem volante e pedais em 2024, e previu que uma viagem de robô-táxi custará menos que uma passagem de ônibus.

A Waymo - da Alphabet Inc, dona do Google - também revelou um robô-táxi sem volante no ano passado, dizendo que planeja lançar seus "veículos totalmente autônomos" nos EUA nos próximos anos.

No entanto, montadoras e empresas de tecnologia em todo o mundo ainda estão esperando por aprovação dos reguladores para implantar esses veículos no mundo real.

O veículo chegará às estradas sem volante assim que as autoridades chinesas o aprovarem, disse o vice-presidente sênior da Baidu, Li Zhenyu, na conferência, acrescentando que a capacidade de direção do novo AV da Baidu pode corresponder a um motorista humano habilidoso com mais de 20 anos de experiência.

O Baidu, que lançou sua unidade de direção autônoma Apollo estabelecida em 2017, está entre várias empresas na China que se esforçam para tornar realidade o uso de veículos autônomos.

Seus rivais nesta área incluem a Pony.ai, apoiada pela Toyota, e a WeRide que recebeu investimentos da Nissan e Guangzhou Automobile Group.

A Apollo Go, serviço de robô-táxi do Baidu, operou em 10 cidades chinesas desde seu lançamento em 2020 e o Baidu disse em abril que recebeu licenças para implantar robô-táxis sem humanos no banco do motorista em estradas abertas em Pequim.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corrida sem motorista: gigante chinesa revela carro com volante destacável - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mobilidade