Topo

Aplicativo 99 testará carro elétrico da chinesa BYD para caronas em SP

99 - Divulgação
99 Imagem: Divulgação

Reuters

23/07/2022 04h00

O aplicativo brasileiro de carona 99 anunciou nesta terça-feira que assinou uma parceria com a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD para começar a testar um carro elétrico desenvolvido para os motoristas do aplicativo.

Os testes do veículo, que foi desenvolvido pela BYD e pela chinesa Didi Chuxing, começarão esta semana em São Paulo, capital financeira do Brasil, com o objetivo de acelerar a adoção de veículos elétricos na frota da 99.

A empresa, maior rival da Uber no Brasil e subsidiária da Didi, planeja ter mais de 300 carros elétricos em sua frota até o final deste ano.

Com mais de 750 mil motoristas ativos mensais no Brasil e mais de 20 milhões de usuários, a 99 se comprometeu a ter 10 mil carros elétricos cadastrados em sua plataforma até 2025.

A BYD é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo em vendas unitárias e uma importante parceira da Didi na China, que já possui mais de 1 milhão de veículos elétricos e híbridos cadastrados em sua plataforma no país asiático.

Thiago Hipólito, diretor de inovação da 99, disse que a 99 quer replicar essa ideia no Brasil.

"O que vimos é que a adoção massiva do carro elétrico na China passou pelos motoristas de aplicativo e isso gerou uma demanda natural de infraestrutura" para dar suporte a esses veículos, como estações de carregamento de baterias, disse ele.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.