Topo

Oficina de carros em Kiev reforça Ucrânia adaptando armas russas capturadas

Tanques russos capturados pela Ucrânia - Irina Rybakova/Serviço de Imprensa da Ucrânia via REUTERS
Tanques russos capturados pela Ucrânia Imagem: Irina Rybakova/Serviço de Imprensa da Ucrânia via REUTERS

James Mackenzie

Em Kiev (Ucrânia)

16/03/2022 12h33

Uma oficina mecânica de automóveis de Kiev, capital da Ucrânia, deixou de fazer reparos e manutenção de carros para adaptar armas russas capturadas para uso pelas tropas ucranianas que defendem a cidade.

Chefe do empreendimento, Oleksandr Fedchenko disse que estava discutindo ideias com a equipe de sua oficina de automóveis depois que a Rússia iniciou sua invasão na Ucrânia no mês passado. Eles se perguntavam como poderiam ajudar as forças locais desarmadas.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Acontece que há pessoas trabalhando em nossa oficina que sabem como as armas funcionam", disse ele.

As forças ucranianas retiraram várias metralhadoras pesadas russas e outras armas de veículos blindados que destruíram nas três semanas desde que o Kremlin lançou o que chamou de operação militar especial na Ucrânia.

Mas remover suas montagens e adaptá-las para uso por tropas que lutam a pé requer o conhecimento de mecânicos especializados.

"Reunimos uma equipe de soldadores e engenheiros. Demos rascunhos, nos familiarizamos com os rascunhos. Fizemos um modelo protótipo e funcionou", disse Fedchenko.

As forças ucranianas foram forçadas a se adaptar rapidamente e conseguiram retardar o avanço das tropas russas que pressionam a capital Kiev, apesar de estarem em desvantagem no papel.

"Vamos refazer essas armas para que os canos sejam direcionados para o lado inimigo, não para o nosso", disse Fedchenko.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.