Topo

Fábrica da Volks na Alemanha produz menor quantidade de carros desde 1958

Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha - Swen Pfoertner/Pool via REUTERS
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha Imagem: Swen Pfoertner/Pool via REUTERS

Da Reuters

21/10/2021 13h55

A Volkswagen produziu apenas 300 mil carros em sua principal fábrica de Wolfsburg este ano, segundo uma fonte da empresa com conhecimento do assunto - o menor número desde 1958 e muito aquém de sua produção média antes da pandemia.

A fábrica, que produz modelos Golf, Tiguan e Seat, entre outros, fez uma média de 780 mil veículos por ano na última década. A empresa disse em 2018 que pretendia aumentar esse número para um milhão.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Mas os problemas da cadeia de abastecimento significaram que pouco menos de 500 mil veículos conseguiram sair da linha de montagem em 2020. A produção deste ano, relatada pela primeira vez pelo Die Zeit semanalmente, deve ser ainda menor com o início da crise de chips.

A Volkswagen havia dito anteriormente que teria um déficit de produção na casa das centenas de milhares devido à falta de semicondutores, um problema que assola as montadoras em todo o mundo e que a empresa acredita que irá durar até 2022.

Um porta-voz disse na semana passada que as discussões estavam em andamento para abordar a competitividade da fábrica de Wolfsburg, que ainda não produz veículos totalmente elétricos, particularmente em face da crescente competição de novos concorrentes como a Tesla.

Os comentários seguiram relatos de que o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, disse em uma reunião do conselho fiscal em setembro que um atraso na transição para veículos elétricos poderia custar à empresa 30 mil empregos - um em cada quatro de seus funcionários atuais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.