Topo

Fabricante do iPhone apresenta seus primeiros carros elétricos

Foxtron Model E - REUTERS/Fabian Hamacher
Foxtron Model E Imagem: REUTERS/Fabian Hamacher

Da Reuters

20/10/2021 10h05

Conhecida por ser a fabricante do iPhone, a Foxconn revelou seus primeiros três protótipos de veículos elétricos nesta segunda-feira, destacando planos ambiciosos para diversificar sua área de atuação para além da construção de eletrônicos de consumo para Apple e outras empresas de tecnologia.

Os veículos - um SUV, um sedã e um ônibus - foram feitos pela Foxtron, um empreendimento entre a Foxconn e a montadora taiwanesa Yulon Motor Co Ltd.

fox - REUTERS/Fabian Hamacher - REUTERS/Fabian Hamacher
Imagem: REUTERS/Fabian Hamacher

O vice-presidente da Foxtron, Tso Chi-sen, disse a repórteres que espera que os veículos elétricos valham um trilhão de dólares taiwaneses para a Foxconn em cinco anos - um valor equivalente a cerca de US$ 35 bilhões.

Chamada formalmente de Hon Hai Precision Industry Co Ltd, a maior fabricante mundial de produtos eletrônicos tem como objetivo se tornar um grande player no mercado global de veículos elétricos, embora reconheça ser apenas uma novata na indústria automotiva.

fox2 - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

A empresa mencionou pela primeira vez suas ambições de fazer veículos elétricos em novembro de 2019 e se moveu com relativa rapidez, anunciando este ano acordos para construir carros com a startup americana Fisker e o grupo de energia da Tailândia PTT.

"A Hon Hai está pronta, não é mais o novo garoto na cidade", disse o presidente da Foxconn, Liu Young-way, no evento programado para marcar o aniversário do bilionário fundador da empresa, Terry Gou, que dirigiu o sedã até o palco ao som de "Feliz Aniversário".

O sedã, que foi desenvolvido em conjunto com a empresa de design italiana Pininfarina, será vendido por uma montadora não especificada fora de Taiwan nos próximos anos, enquanto o SUV será vendido sob uma das marcas da Yulon e está programado para chegar ao mercado em Taiwan em 2023.

O ônibus, que terá um emblema da Foxtron, começará a circular em várias cidades no sul de Taiwan no próximo ano em parceria com um provedor de serviços de transporte local.

"Até agora, a Foxconn fez um progresso muito bom", disse Kylie Huang, analista de tecnologia da Daiwa Capital Markets.

A Foxconn também estabeleceu como meta fornecer componentes ou serviços para 10% dos veículos elétricos do mundo entre 2025 e 2027.

Este mês, ela comprou uma fábrica da startup americana Lordstown Motors para fazer carros elétricos. Em agosto, ela comprou uma fábrica de chips em Taiwan com o objetivo de atender à demanda futura por chips automotivos.

O impulso bem-sucedido de montadoras terceirizadas para a indústria automotiva tem o potencial de trazer uma série de novos participantes e minar os modelos de negócios das montadoras tradicionais. Este ano, a montadora chinesa Geely também traçou planos para se tornar uma grande fabricante terceirizada.

Observadores da indústria no momento procuram pistas de quais empresas podem construir o carro elétrico da Apple. Embora fontes tenham dito anteriormente que a gigante de tecnologia deseja lançar um carro até 2024, a Apple não revelou planos específicos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.