Topo

Luxo vegano: Volvo anuncia fim do couro nos seus carros até 2030

Volvo C40 Recharge - Claudio Breciani/TT News Agency/Reuters
Volvo C40 Recharge Imagem: Claudio Breciani/TT News Agency/Reuters

Nick Carey

Em Londres, no Reino Unido

25/09/2021 04h00Atualizada em 25/09/2021 11h54

A montadora sueca Volvo anunciou nesta semana que sua gama de veículos não terá mais couro e será 'amigável a veganos' até 2030, oferecendo materiais reciclados e sem origem animal para uma base de clientes cada vez em busca de fontes sustentáveis em produtos.

"Temos uma nova geração de clientes chegando e eles estão muito mais interessados nos produtos que compram, se tem uma história ética por trás deles", disse Robin Page, chefe de design da Volvo, à Reuters. "Eles querem entender de onde vêm os materiais."

A Volvo disse que a mudança reconhece as preocupações dos clientes sobre questões de bem-estar animal na indústria do couro e os impactos ambientais da pecuária.

Também coincide com as aspirações sustentáveis do plano da Volvo de oferecer uma linha de carros totalmente elétricos até 2030.

O atual modelo C40 Recharge totalmente elétrico da Volvo já não tem couro, e a empresa está explorando o uso de materiais como o Nordico - feito de subprodutos florestais, rolhas recicladas e garrafas plásticas - que o chefe de design Page disse possuírem a mesma "suavidade e calor" do couro legítimo.

"Para quem adora couro, mas está ciente dos efeitos negativos desse material no meio ambiente, esta é uma maneira boa e moderna de capturar as propriedades dele, é o material certo para o futuro", analisou.

A montadora também pretende usar poliéster reciclado para reduzir sua pegada de carbono e linho das plantas cultivadas na Suécia entre as safras, o que reabastece o solo. A Volvo também usará fibras de linho nos painéis das portas.

"Os consumidores não estão focados apenas na sustentabilidade do produto final, mas também no material que vai nele, incluindo o abastecimento", acrescentou Stuart Templar, diretor de sustentabilidade global da Volvo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no