Topo

Tesla terá que justificar nova batida de Autopilot em viaturas

Logo Tesla - REUTERS/Lucas Jackson
Logo Tesla Imagem: REUTERS/Lucas Jackson

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/09/2021 12h47

A agência reguladora de segurança nas estradas dos Estados Unidos, a NTHSA, revelou na última quarta-feira que identificou o 12º acidente envolvendo veículos da Tesla com Autopilot ligado e veículos de emergência - como viaturas de polícia e bombeiros.

Este novo acidente ocorreu em Orlando, e fez com que a NTHSA enviasse à Tesla uma carta detalhada de 11 páginas na última terça-feira com inúmeras perguntas que a montadora deveria responder como parte da investigação.

O Autopilot da Tesla permite que veículos virem, acelerem e freiem automaticamente dentro de suas faixas nas estradas, com as mãos dos motoristas podendo ficar fora do volante. A empresa pode enfrentar penalidades civis de até US$ 115 milhões (R$ 596 milhões) se não responder totalmente às perguntas, de acordo com a NHTSA.

No sábado, a Patrulha Rodoviária da Flórida disse que o carro de um policial, que havia parado para ajudar um motorista deficiente em uma rodovia, foi atingido por um Tesla no qual o motorista disse estar em Autopilot. De acordo com um relatório policial divulgado na quarta-feira, o policial "por pouco não foi atingido quando estava fora de sua viatura".

A NHTSA revelou anteriormente que 17 pessoas ficaram feridas e uma morreu nos 11 acidentes até o momento. A morte ocorreu em dezembro de 2019, quando um Tesla Model 3 colidiu com um caminhão de bombeiros estacionado em Indiana.

O pedido de informações da NHTSA solicita à Tesla para detalhar como o Autopilot detecta e responde a veículos de emergência, bem como luzes piscando, placas de estrada, cones e barris, para detalhar o impacto de condições de pouca luz. Todos os acidentes com veículos de emergência ocorreram à noite.

A Tesla deve responder à NHTSA até 22 de outubro, e divulgar os planos para quaisquer mudanças no Autopilot nos próximos 120 dias.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.