Topo

Novo papamóvel será SUV elétrico rival da Tesla feito com garrafas PET

Fisker Ocean papal aparece em fotomontagem de divulgação da Fisker - Divulgação
Fisker Ocean papal aparece em fotomontagem de divulgação da Fisker Imagem: Divulgação

Da agência Reuters

24/05/2021 15h26

A Fisker, de Los Angeles,anunciou que planeja fornecer o primeiro veículo 100% elétrico para o Papa Francisco no próximo ano, com recursos como teto solar e tapetes feitos de garrafas plásticas recicladas do oceano.

Chamado de Ocean, o utilitário esportivo totalmente elétrico terá uma cúpula de vidro retrátil e peças do interior, como os tapetes, feitos de materiais sustentáveis.

De acordo com a empresa, os cofundadores Henrik Fisker - ex-designer da montadora britânica de carros de luxo Aston Martin - e a Dra. Geeta Gupta-Fisker se encontraram com o chefe da Igreja Católica Romana na Cidade do Vaticano.

"Eu me inspirei lendo que o Papa Francisco é muito atencioso com o meio ambiente e o impacto das mudanças climáticas para as gerações futuras", disse Fisker.

Fisker Ocean promete ser o papamóvel mais sustentável da história - Divulgação - Divulgação
Fisker Ocean promete ser o papamóvel mais sustentável da história
Imagem: Divulgação

A produção do SUV elétrico Ocean está prevista para começar em novembro do próximo ano, por meio da fabricante contratada Magna International Inc na Europa.

A empresa não revelou o custo do veículo modificado destinado ao papa, mas o Fisker Ocean parte de US$ 37.499 (cerca de R$ 200 mil na cotação atual) nos Estados Unidos.

No ano passado, Francisco recebeu o sedã Toyota Mirai movido a hidrogênio especialmente projetado para garantir sua mobilidade.