Topo

Fiat aposta no 500 elétrico após tentativa frustrada de fusão com a Renault

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giulio Piovaccari

Em Turim (Itália)

11/07/2019 12h20

A Fiat Chrysler (FCA) planeja investir 700 milhões de euros (US$ 788 milhões) em uma reformulação elétrica de seu icônico Fiat 500, disse hoje um executivo, enquanto a montadora tenta seguir em frente depois de sua proposta fracassada de fusão com a Renault.

O diretor de operações da FCA na Europa, Oriente Médio e África, Pietro Gorlier, anunciou o investimento - a maior aposta individual da empresa ítalo-americana em um veículo elétrico - em sua fábrica de Mirafiori, em Turim, no norte da Itália.

"O plano está confirmado", Gorlier disse. quando perguntado se o investimento da FCA em tecnologia de veículos elétricos permaneceria inalterado depois que seu plano de US$ 35 bilhões para se fundir com a Renault, uma pioneiro de carros elétricos, colapsou no mês passado.

Ele disse que a FCA investirá 700 milhões de euros para construir uma nova linha de produção em Mirafiori para produzir 80 mil dos novos 500 BEV, seu primeiro veículo elétrico a bateria a ser comercializado na Europa.

Uma versão inicial do 500 elétrico foi produzida nos Estados Unidos para atender às autoridades locais pressionando carros com emissões zero. Mas em 2014, o ex-CEO Sergio Marchionne pediu aos clientes que não comprassem o carro, já que a FCA estava perdendo dinheiro, e disse que esperava vender o menor número possível.

A produção do 500 BEV recém-projetado começará no segundo trimestre de 2020, com potencial para expandir a capacidade posteriormente, disse Gorlier.

O carro compacto de 500 é um dos modelos mais famosos do grupo, lançado pela Fiat no final dos anos 1950 e rapidamente se tornando um símbolo do design urbano italiano.

O investimento de 700 milhões de euros faz parte de um plano anunciado no ano passado para investir 5 bilhões de euros na Itália até 2021.

Ao abandonar sua oferta de fusão para a Renault, a FCA culpou a política francesa por afundar o que teria sido um marco para a criação da terceira maior montadora do mundo.